quinta-feira, agosto 21, 2008

SP – Pushkin

Uma das dificuldades para chegar ao destino pretendido, e’ o de poderem ter varios nomes associados: Pushkin aka Tsarkoye Selo ala Catherine Palace. Foi a residencia de verao de Catarina (a grande), mulher do Pedro (o grande), sec XVIII.

Depois de varias tentativas la’ encontramos um bus que nos levou ao sitio, fica nos arredores da cidade. Entrada para o parque ou para o palacio? Parque. E para o palacio? ... ... ... parece que esta entrada abre as 12h.

Fomos dar uma volta pelos “jardins”, embora bonitos nao tao bem cuidados e com muitas partes em obras.
Fomos para uma “fila”, onde parecia que alguem tinha um papel com uma numeracao de ordem de chegada. Mas rapidamente chegaram outras pessoas, familias, grupos, que se aglomeravam ‘a frente, passavam pelos lados, parecia a anarquia. Mas ninguem percebe nada, apesar de haver turistas, a maioria das pessoas e’ russa. Estava um dia bonito com muito sol, terrivel para se ficar parado em “fila” apertada. Chegam as 12h, abrem-se as portas. Um razoavel caos, entram uns de cada vez mas sem ordem nenhuma, quem se acotovela primeiro, chega primeiro. Bonito. Nao sei dizer como se podia fazer a coisa de maneira diferente, nao parece haver organizacao.

Chegamos la’ dentro e compramos bilhetes. Para entrar, calcamos umas proteccoes para evitar riscar e sujar o chao, entendo.
Entra-se em grupos. O guia fala exclusivamente russo, nada de ingles. E demora-se em cada sala. Nao aguentamos, nao se percebe nada. Noto um grupo de espanhois e pergunto ao guia se nos podemos juntar, ele nao se importa. Sempre consegui perceber alguma coisa do que estava a ver.

O interior do palacio e’ muito bonito, rico, decoracoes de diversos estilos e “estados de espirito”, porcelana, ouro, quadros, a sala de ambar.

O palacio nao escapou ‘a 2° guerra mundial, os alemaes tudo levaram e destruiram, ha’ fotos de epoca e percebe-se que a recuperacao tera’ sido muito dificil.

O resultado e' bonito de se ver.

3 comentários:

Mafi disse...

eheh...lendo os teus posts sobre SP, parece que andar sem guia pela Rússia é missão-quase-impossível! :)
bjns

Anónimo disse...

Gostaria de saber onde apanharam o transporte para o palacio e se foi directo.

Só se poderia entrar ao meio dia para o palacio?

JoanaM disse...

Olá, foi difícil e não sei precisar o local do autocarro, daqueles pequenos que deambulam pela cidade. Foi preciso perguntar muito e andar um pouco depois da paragem... Neste dia, naquela entrada, só abriu às 12h sim... era difícil comunicar e ter certezas. Optámos por passear pelos jardins e fazer tempo até à entrada... Boa sorte!