quinta-feira, setembro 15, 2016

Dubai Big Bus Tours – p1

Tinha investigado previamente os buses hop-on-off e comprado bilhete combinado de Dubai e Abu Dhabi. Deu um jeitaço que as tours começassem no shopping por baixo do hotel, sem ter de ser preciso transporte adicional para lá chegar.
Não dá para fazer tudo nas 24h mas no Dubai vimos a maioria do percurso azul, verde e vermelho, com passeio de barco incluído.
Na tour azul da marina vêem-se mais zonas de negócios e a promenade da marina, com mais lojas e espaços de restauração que convidam a um passeio ao fim do dia, mas acabámos por não ir a essa altura. Vão construir uma roda gigante (obviamente a maior do mundo) para recreação e possibilidade de vista alargada da zona.
Passámos pelo mercado (souk) madinat, também devidamente vazio mas com lojinhas interessantes de artesanatos e souvenirs locais. Gosto que não chateiem para comprar.
Como se constroem os arranha-céus? Guindastes enormes acompanham e ficam no topo. E depois como descem, demancham-se? Um dia investigo… mas estavam sempre centenas de trabalhadores em todas as construções, e ao meio-dia era vê-los todos a correr para as inúmeras carrinhas que os levariam… não faço ideia onde mas provavelmente um sítio mais fresco para descansar, do trabalho e do calor.
Passámos pela palmeira gigante Jumeirah, feita com uns 40 milhões de camiões de areia, ilha artificial maior do mundo (diz que se vê da Lua a olho nú?...), onde se vêm as ruas de cada ramo da palmeira desenhada no mar, cheias de casas, vivendas, piscinas, hotéis… no topo está o mega hotel Atlantis, com parque aquático e golfinhos, cuja forma vem também representada nos postais e ímans. 4000 casas e apartamentos, vendidos em 72h em 2007. 
Para ver/ fotografar o Burj Al Arab (desde 1999), em forma do dhow árabe (o barco local) tive de pedir permissão ao sr guarda de um complexo de praia privado, era só ir mais 3 passos à frente, mas para passar a ponte e ver a praia tinha de se pagar. Zona com bom aspecto, carote…

Sem comentários: