segunda-feira, março 21, 2016

RJ – Restaurante Aprazível

Já há muito tempo que não falava de comida… O Aprazível fica em Santa Teresa, cheio de ruas muito íngremes que um táxi cheio ou a perder o embalo tem dificuldade em subir. Uma vista maravilhosa, cheio de recantos mais privados para mesas em festa ou jantares de negócios, muito verde em todo o lado.
Couvert – pães artesanais feitos na casa, pizza branca, vinagrete de sarnambi, beringela agridoce (nota mental, tentar reproduzir um dia!) e manteiga.
Mix de pastéis – pastel de queijo Minas da Serra da Canastra, de linguiça mineira e linguiça calabresa. Acompanha chutney caseiro de tomate. Pastelinhos bons de queijooooo.
Polvo Carnaval – tentáculos de polvo grelhado sobre pesto de castanha de cajú. Acompanham batata rústica ao alecrim, legumes grelhados (tomate, abobrinha e beringela) e azeitonas, regados com azeite aromatizado de ervas frescas. Mais um polvo óptimo, desconhecia que era comum comer-se no Brasil.
Moquequinha do Rio – peixe do dia cozido em molho de leite de côco natural, dendê, tomate, pimentas e cebola. Acompanham pirão de peixe, arroz branco e farofinha de dendê com farinha d’água. Peixe muito fresco, uma panela de barro cheia de molho que ia muito bem com o arroz e a farofa… mas nunca mais acabava, era muito!
Bacalhau do pai – levíssimo pão-de-ló de batata, recheado com lascas de bacalhau, cebolas confit, tomate seco e azeitonas pretas. Acompanha pesto de tomate seco. Mais uma maneira de cozinhar bacalhau que desconhecia, fofinho e muito saboroso!
Goiaba do paraíso – cozida em calda de maracujá e especiarias, com sorvete de goiaba, regada com calda de goiaba e raspa de limão. É uma sobremesa de época mas estávamos na certa, venha a goiaba em todas as texturas!
Carimbó – sorvete de castanha do Pará com doce de cupuaçu. Escolhi esta porque desconhecia qualquer dos ingredientes, mas na realidade já não me cabia muito e não consegui terminar. Era bastante doce mas gulosa, precisava de mais um cantinho no estômago para acomodar…
a·pra·zí·vel, adjectivo de dois géneros: Que apraz; agradável.

Confirma-se, 5 estrelas!

1 comentário:

Cid disse...

É tão bom... Jantei lá 2x e sempre fantástico. O Pedro (o dono) é 5 estrelas