O canal Prinsengracht é o que tem mais barcos-casa.
O Houseboat Museum fica em frente à Elandsgracht e é curioso de visitar.
Um pequeno vídeo mostra outros barcos e algumas fotos caricatas do que pode ser o dia-a-dia desde tipo de habitação, incluindo quando os canais gelam, leva-se o sofá e o candeeiro para o meio do gelo e lê-se o jornal!
Aqui viveram várias pessoas até recentemente, e é impressionante o espaço que se tem no interior!
Com ligação a terra, está garantido o fornecimento de gás, água e electricidade, as wc são tão modernas quanto se queira.
Hoje em dia já não há lugares disponíveis para novos barcos em Amesterdão, estão todos ocupados. Paga-se um imposto elevado mas é um tipo de habitação que atrai os holandeses e se vê por todo o país.
De x em x anos, acho que 2, são levados para a doca seca onde são reparados, repintados, revistos... E depois voltam ao "poiso". Uma desculpa frequente para se chegar atrasado ao trabalho, é a questão das pontes, que levantam para deixar passar barcos. Que por vezes têm carros lá dentro. Ainda não percebi como entram e saem os carros...
A esplanada privativa é quase sempre garantida!
2 comentários:
Temos de lá ir, sim senhora! :)
Já vi que promete :)
Só visitei uma barco-casa (ou casa-barco??). Foi a casa dos gatos (Pozenboat),acho que fica num dos canais para o lado esquerdo da central station (se não me falha a memória, já la vão 2 anos). Havia um que era o museu das Tulipas, mas n visitei (acho que ficava em frente à casa da Anne Frank!!??).
Enviar um comentário