sexta-feira, junho 09, 2017

Restaurante Moldavië

Colegas Romenos, desafio para experimentar o restaurante Romeno! Assim que nos sentámos veio um copinho de “ginginha”, menos doce e menos forte que a nossa, mas engraçado ser semelhante. Têm cerveja local de Timisoara.
E o que se come na Roménia? 1ª opção do menu... sopa de tripas! Na realidade é sopa de “dobrada”, com tiras de estômago da vaquinha. Não foi isso que pedi mas os nativos gostam e experimentei. Não é mau, mastiga-se bem... de entrada pedi a polenta com sour cream e queijo, que depois de misturado fica muito bom. Dava era para 2 pessoas, enche bastante... quase pedi a “zacusca”, recomendada por outra ex-colega, mas fica para a próxima, seria um paté de tomates, pimentos, cebola e beringela.
Quase todos pediram as salsichas grelhadas “mici”, provei um bocadinho. As salsichas enroladas em couve seriam também típicas mas demaisado porquinho para eu gostar. Pedi o estufado Romeno, picante. Servi-me, repeti e sobrou para mais 2 vezes, que exagero de quantidade! Era muito bom, saboroso.
E de sobremesa, já não havia espaço mas dividimos o “donut com sonho” com um creme branco (não era chantilly) e compota de frutos vermelhos. Era bom, doce, mas também dava para dividir por 4 pessoas, à vontade!
Com os dias grandes, decidimos caminhar para casa, para digerir. E descobrimos pinturas locais, murais, curiosos... e acabou por ser uma caminhada de 8km... pelo menos não fui para a cama de barriga cheia!
O restaurante nunca tem muita gente, não é preciso reservar. Fica perto de uma paragem do tram 13, mas assim já bastante fora do centro. Faz-se de bike, comida em muita quantidade e preço muito acessível.

Porque se chama “Moldávia”? É uma região da Roménia, não é por ser o país vizinho...

Sem comentários: