terça-feira, abril 03, 2018

Zócalo – centro histórico

Para visitar o centro histórico, fui desaconselhada a ir sozinha, e avisada para ter mais cuidado. Cidade de contrastes, aqui vêem-se mais turistas, movimento, venda ambulante (tatuagens, piercings? Não obrigada, ainda me tiram um rim!) mas também vi muita polícia na rua e não me senti insegura, talvez porque estava com companhia local… 
Começámos pelo Palácio de Bellas Artes, edifício muito bonito, com exposições, concertos e murais no interior, mas tinha de se pagar e acabei por passar, folheei um livro na loja para ter uma ideia e segui, o roteiro era grande e queria ver o maior número de coisas possível. Fica pertinho da Chinatown e vê-se o edifício Mirador Torre Latino(Americana) que daria para subir e ter vista panorâmica da cidade.
Logo ao lado, o Paláciodos Correios, muito engraçado, à moda antiga com o guichet atrás das grades, escadas a fazer lembrar a torre Eiffel, elevador a fazer lembrar um filme do Poirot, e tudo em pleno funcionamento, venda de postais, selos, envelopes, despacho de encomendas…
Caminhando pela calle de Tacuba, passa-se o museu Nacional de Arte e a estátua equestre de Carlos IV. Ruas pedestres com lojas internacionais e comércio local, chega-se à praça da Constituição e vemos a Catedral Metropolitana.
Na praça, estava a decorrer a feira México com artigos típicos, onde dava para comprar mais souvenirs, provar bebidas, mostras de artes manuais, actividades, música… Ao lado da Catedral, podia-se visitar também a paróquia da Assunção. Do outro lado da praça, o Palácio Nacional. 
Nesta zona mais antiga da cidade, nota-se que alguns edifícios deram de si com os terramotos. E desde o último grande a 19 Setembro, que não se pode visitar o Campanário, por razões de segurança, estavam ainda a averiguar os estragos e assegurar que não caía com ninguém por perto…
Logo ao lado, de repente está o Templo Mayor por entre edifícios antigos… mas um templo dos tempos muito mais idos que qualquer construção das redondezas… também se podia visitar mas por fora e pelas varandas-terraços de passagem livre, fica-se com uma ideia do recinto.
Umas gorditas feitas na rua, biscoitos que se desfaziam facilmente, “asae” ignorada, seguimos caminho até à praça de S. Domingo, onde tem uma salinha com a figura da Nossa Sra de Fátima com os 3 pastorinhos, engraçado, Portugal aqui tão longe!

Entrámos no Palácioda Escola de Medicina, com várias salas onde se expõem os instrumentos antigos utilizados pelos médicos, para as diferentes especialidades.
Na recta final, caminhada pela zona mais delicada (a evitar ao escurecer) até à praça na praça Garibaldi, uma zona chunga, onde estariam os Mariachi todos. Mas começou a chover e quase não havia para ver L... ainda se ouviu um bocadinho mas dá para ver depois no youtube como será. E vamos embora porque está a escurecer e não queremos ficar aqui…
não sei o que se passa com os filmes :(

Sem comentários: