quarta-feira, maio 07, 2008

O dia da rainha


As previsoes eram para muito “pior”, pensei que ia ser uma confusao tamanha. Com a ameaca de chuva, muita gente hesitou e nao veio para a cidade. Dizem que foi uma diferenca de 100 mil pessoas. Ah... pois. A cidade e’ grande.
Mesmo assim, Amsterdao estava transformada numa imensa festa popular, a lembrar os nossos santos populares, feiras em cada canto, musicas misturadas em cada barco, esquinas e recantos transformados em locais de concerto, mesas e barracas de bebidas, sandes, fritos, bolos e outros comestiveis, muito laranja na roupa e decoracao com muita imaginacao.
Roupas e velharias a 1 eur ou oferecidas, muitos brinquedos, miudos a tocar instrumentos, dancar, fazer ginastica ou a ler e a pedir a moedinha, jogos populares de acertar na pilha de latas ou atirar ovos a uma pessoa com a cara a fazer de alvo por detras de uma madeira desenhada...
Casas de banho de particulares “vendidas” a 50centimos ou 1eur, que seria a solucao inevitavel para as senhoras. Os senhores inundavam os « mijatorios » espalhados pelos cantos (aquilo no fim do dia estava bonito… a transbordar, yac!)

Os canais ficam cheios
Poffertjes acabados de fazer com acucar em po’ e manteiga (dispensavel) (O verniz fazia parte da indumentaria para o dia da rainha)

Haring (nao podia faltar o palito com a bandeira nacional!)

Muito lixo para o dia seguinte, apesar de se ter notado alguma limpeza. E ainda hoje noto que nao esta’ tao limpa como ja’ a percorri. Parece palermice, com dias tao bonitos agora, mas uma chuvinha ajudava a limpar!

Sem comentários: