terça-feira, março 17, 2009

A novidade no Rijks

Sabendo que à 6f o museu abre até mais tarde e com o cartão dos museus para ajudar, fui ver a novidade.
http://www.rijksmuseum.nl/vermeer?lang=en

Entrar, passar a mala no raio x, deixar o pc no bengaleiro, dizer olá ao cupido, encontrar a sala com o quadro novo, ver de perto, ver de longe, ver pormenores, dizer olá ao Nightwatch do Rembrant e sair...

Os 3 quadros são semelhantes, uma senhora, a luz a entrar pelo lado esquerdo... não é o meu pintor preferido mas o efeito da "luz" é algo de muito curioso e difícil de pintar.

Em Lisboa dava pouca importância aos museus e às novidades em exposições temporárias, o que é uma pena porque escapam momentos culturais interessanres. Agora vou tentando redimir-me como “turista” numa cidade que conheço pelo olhar de estudante e habitante, o que geralmente significa não dar valor ao que se vê todos os dias...

2 comentários:

Anónimo disse...

A explicação para em Lisboa não dares atenção aos museus e afins está na primeira frase: os horários pouco amigáveis (fechar às 16 ou 17h é impensável em qql país que queria fomentar a cultura) e a inexistência de qualquer tipo de cartão de museus.

Aproveita enquanto estás aí que fazes bem :D

Presépio no Canal disse...

Fazes bem, Joana, os nossos museus e não só, possuem autênticas pérolas, muitas vezes, desconhecidas da população em geral, porque a História de Portugal foi praticamente apagada no ensino público.
Eu conheço bem o nosso país e vivi-o intensamente enquanto lá estive, apesar da minha vida sempre acelerada...
A seu tempo, e é algo que pretendo fazer há muito, começarei a escrever no blog, sobre o que vi em Portugal (não tenho fotografias digitais para mostrar, helaas!).
Amanhã, vai decorrer uma manifestação para salvar o edifício do Museu dos Coches, e se eu pudesse estava lá (já não seria a primeira a que iria)...
aquele edifício era o antigo picadeiro real e querem tirar as peças do seu contexto, imagine-se...é verdade que precisa de melhorias, então façam-nas,...para quê gastar mais, de forma injustificada (quero dizer, até sabemos,porquê, não é)? conheces o local? sabes como nasceu e da importância dele a nível mundial? :)pergunto isto porque a maioria não sabe, pois, como disse a nossa história é "muito abafada" e património que não é conhecido, não é defendido.Ninguém pode defender aquilo que não conhece.
Joana aproveita imenso! e leva amigos contigo, divulga, fala sobre...
o post já vai longo e este tema é-me muito caro!Força aí!
Beijinhos :)

ps: quanto a cartões, acho que o Lisboa Card dá, mas não tenho a certeza.