quinta-feira, agosto 13, 2009

Ned 2 - Eng 2


Queria ver um jogo de futebol no ArenA, por curiosidade. E que tal um Holanda-Inglaterra?

Já no centro da cidade se notavam muitos laranjinhas e vermelhos-brancos, alegres e ruidosos. No estádio, os ingleses estavam "isolados" numa área específica, todo o resto era oranje.

Nederland: Stekelenburg; Heitinga, Ooijer, Mathijsen en Braafheid; De Jong en Schaars (82. Mendes da Silva); Van Persie (46. Babel), Van der Vaart (46. Sneijder) en Robben (55. Afellay); Kuijt (78.Huntelaar).
Engeland: Green; Johnson, Ferdinand, Terry en Ashley Cole (84. Bridge); Beckham (46. Wright-Phillips) , Lampard, Barry (46. Carrick) en Young (68. Milner); Heskey (46. Defoe) en Rooney (58. Carlton Cole).
Tenho de investigar o "David Mendes da Silva", com este nome, suspeito que haja origem tuga ou brasileira.

Era um jogo amigável, mas o estádio estava esgotado e era raro o espectador que não vestia laranja ou as cores nacionais, com todos os adereços possíveis e imaginários, e mais alguns... São muito entusiastas, ruidosos, apoiantes, estridentes e alegres.

Desta vez a cobertura do estádio estava aberta, o que significava algum frio com o avançar da noite. E como seria o barulho se o estádio estivesse fechado???
Entre cantigas e demonstrações de apoio, só não conseguem é fazer uma "onda" que sobreviva uma volta...

Já estive lá!
A Holanda marcou primeiro, 1-0, 2-0, depois a Inglaterra recuperou para 2-2.Em neerlandês, o país é Nederland, mas eles gritam "Holland! tch tch tch, Holland! tch tch tch". E havia também todas as outras cantilenas do costume, que eu associo ao SLB e afins.

Sou do tempo em que a publicidade em redor do campo era feita de cartazes, agora é tudo electrónico, colorido, talvez distractivo, mas neste caso de ambos os países. Poupa-se em transporte dos placards, envia-se o "ficheiro" com os anunciantes. As empresas tipográficas devem reclamar... Portanto já não há cá manobras de cair estrategicamente num spot para sair na fotografia e fazer publicidade ao anunciante. Só se conseguir sincronizar com a imagem em constante mudança!
Foi giro, não houve distúrbios que se visse, embora não faltassem pessoas embriagadas...
E nós, conseguimos ir ao Mundial ou não? Será falta de apoio dos espectadores?... Vá lá, joguem bem, sem fitas e marquem, porque agora têm mesmo de ganhar para conseguir ir!

2 comentários:

Orlando disse...

Joana, queria dar-te os parabéns pelo teu blogue. Tenho-o seguido ultimamente e está muito bom. Retratas muito bem a tua experiência de emigrante.

Beijinhos

Susana Gomes disse...

O Arena é um espectáculo!
:)