segunda-feira, agosto 03, 2009

Bailado Kirov no Carré


Na lista de objectivos estava uma ida ao teatro da família Carré, inicialmente criado para o circo do sr Oscar, mas depois passou a receber espectáculos de variedades, como óperas, bailados, musicais.

Bilhetes para o bailado da Bela Adormecida por Mariinsky (Kirov), companhia conhecida e aclamada de S. Petersburgo. Os lugares ficavam mesmo no topo, num dos “cantos”, via-se um bocadinho da orquestra, não se via um canto do palco.

Sabíamos a história, segundo o conto tradicional, mas não tínhamos programa. Finda a 1ª parte, decidimos tentar a sorte e ocupar uns lugares vazios mais bem situados, centrais. É claro que não fomos as únicas, afinal de contas, estávamos rodeadas de holandeses! Apareceu uma sra da organização a falar holandês e, pelo que percebi, estava a “reclamar” pela atitude e a dizer que ia verificar os bilhetes. Houve quem se levantasse, nós ficámos, outros nem se mexeram. Não estávamos a ocupar o lugar de ninguém...

Finda a 2ª parte, intervalos grandes... quase toda a gente sai da sala para o bar, aparecem copos de champanhe, havia muitas senhoras vestidas de gala, com saltos altíssimos, traje “a rigor”.
3º intervalo... o prícipe já beijou a menina e ela acordou... já acabou?? Não temos programa. A sala fica quase vazia mais uma vez, mas era estranho não terem aparecido os outros bailarinos para aplaudir... vamos esperar... ainda bem que não saímos, havia 4ª parte.

Começou pelas 19h30 e acabou já passava das 23h... já doíam as mãos de aplaudir e estávamos cansadas... para não falar de alguma fome... Só achámos estranho ouvirem-se todos os “passos” dos bailarinos, bem como o “chiar” das sapatilhas a rodopiar no chão. Os cenários eram bonitos, principalmente a cortina inicial, que parecia um grande portão do palácio. Há sempre muita movimentação em palco, são dezenas de bailarinos em diversos papéis, mas todos graciosamente coordenados.

Foi muito bonito, harmonioso, delicado! Bravo!!!

2 comentários:

Andorinha disse...

Oh :( Podiam-me ter dito que eu também ia :( Gostava muito de ter assistido. Pra próxima avisem, vale?

Susana Gomes disse...

A companhia do Kirov é magnífica.
Eu já os vi uma vez em Londres numa apresentação que durou 5 horas!
Já tinha o rabo embalsamado!!
Mas vale muito a pena.

Eu fiz ballet durante 12 anos e por isso para mim é sempre um deleite.

Mesmo sem programa, isso foi um grande programa! :)