sexta-feira, julho 31, 2009

Casamento J&A

4° casamento da agenda 09, muito bonito, emotivo, cheio de amigos, alegria e sorrisos.
Foi péssima ideia matar saudades de chocos com tinta antes de me preparar, já estava atrasada e demorei a lavar os dentes... e depois a língua... que raio de gosto o nosso... bem bom!
Na igreja das Chagas, no Chiado, o noivo estava ansioso e emocionou-se muito.
Logo ao início da cerimónia, fiz uma leitura, parece que me safei bem...

O coro composto por amigos era bonito de ouvir, afinadinhos!

Tirar o carro do parque Camões não foi tarefa fácil, porque ao tentar endireitar depois de uma entrada pouco espaçosa, o caso tornou-se difícil... malditos pilares... obg A pelas manobras!
O hotel era muito bonito, cheio de bom gosto e agradável.

Os noivos tinham uma mesa para 2, jantar romântico, no centro da sala. Original!
O bolo cortado e partilhado entre o casal era exclusivo, depois cada convidado tinha a sua “fatia”.

Ao invés das lembranças para os convidados com os “habituais” charutos, foi feita uma colaboração para um projecto da FEC, um gesto nobre e exemplo a seguir.

Felicidades!

quinta-feira, julho 30, 2009

1 ano e meio de emigra

Faz hoje um ano e meio que saí de PT. Adaptei-me bem à vida de Amesterdão, sinto-me bem na cidade e talvez tenha adoptado alguns hábitos.
Sem dúvida que dou mais valor ao sol e ao calor, que por cá incide em menor quantidade e qualidade. Já levei a cadeira de “praia” para a rua e li uma revista/livro iluminada pelo sol, se fizesse isso em Lisboa pareceria ridículo.
Tive de deixar de ter calças com virola, não dão jeito para as viagens diárias de bicicleta, é desmanchar e coser à mão.
Em conversas de elevador ou quando não há nada para dizer... adoptam-se as interjeições locais: Ya-yaaA…, He-heeeE…, Zooo..., Chonga-ionga-ionga… :P
Ao contrário dos meus colegas holandeses, continuo a querer abrir a janela e as persianas para entrar luz natural e ver a vista lá fora, às vezes há coelhos, para não falar dos aviões; enquanto eles preferem a janela fechada e tudo escuro.

Mas não sou amiga de comer sandes com talheres, e muito menos bolos do tipo bola de berlim! Nem de comer 10 rebuçados por dia, toffees, gomas e afins. Nem me converti ao almoço de 4 fatias de pão com queijo, regado com meio litro de leite, todos os dias igual. Minha rica refeição quente e variada, sopas “normais” feitas em casa, sem parecerem molhos de bifes com natas e ingredientes “estranhos”.
Continuo a ir com frequência a PT e mantenho o TMN ligado, não me converti a emigrante "desnaturada". Começo a ser fã do lugar 7F no avião, está sempre disponível no check-in online, fica perto da saída, não demora a receber a sandocha e é de janela.

Se falo holandês? Para quê?... Mas lá fiz um curso, posso acrescentar mais uma língua no CV, tenho o nível A2, Advanced Beginner, ui ui... Consigo fazer compras e estar nos restaurantes a comunicar em holandês, percebo mais do que falo. Não é suficiente para ler o jornal mas consigo perceber na diagonal o conteúdo da correspondência que recebo. Se precisasse esforçava-me mais, mas não é mesmo preciso, tanto a nível profissional como pessoal. Se quiser fazer mais um nível já me posso candidatar a um exame para poder ser motorista de táxi ou de autocarro, níveis mínimos de comunicação. Não estou para aí virada.
Na despedida do TP662, já que vão cancelar esse voo e não vão adaptar os horários das outras 2 ligações... já que atrasou 1h e me fez perder os transportes viáveis para o centro, tive de me render ao táxi. O taxímetro avançava à medida de qualquer contador digital de segundos, uns 10mins de corrida equivalem a 37eur. Mas comuniquei com o taxista em holandês, disse para onde queria ir, que fosse por tal rua, virar à esquerda, direita... sim, sim, o voo atrasou 1h. Obrigada e até à próxima. Correu bem, o sr era simpático, não aldrabou a tarifa. E até me elevou a mala à porta de casa, poupei 8 degraus com a mala de porão e os seus inevitáveis 20kgs :D

A pergunta comum é “até quando ficas?/quando voltas?”, ainda não há resposta, mas um dia será, de certeza!

quarta-feira, julho 29, 2009

Casamento S&A

Todos os casamentos são diferentes, e em todos dá gosto ver o casal feliz, a noiva sempre sorridente.
No Algarve, com o mar, praia e piscina por cenário, num belo fim de tarde de Verão.
A cerimónia decorreu numa tenda com vista para o mar.

A Sophie teve um casamento descontraído, nada de gravatas ou roupa formal.

Os noivos.

As amigas.

O “bolo”... eram dezenas de Dom Rodrigo, doce típico algarvio e delicioso!

Felicidades! (lua-de-mel na Tailândia)


A meia praia estava paradisíaca, sem ondas, água transparente... E ainda consegui comer mais sardinhas do que da última vez... um exagero, confesso, mas estavam boas!
Ps: o post foi atrasado a pedido da 4ª noiva... post da 4ª boda em breve.

quarta-feira, julho 22, 2009

Irish brunch

No Domingo fomos a um pub irlandês comer o pequeno-almoço completo, à hora do almoço, portanto brunch. A ementa é convidativa, os preços são simpáticos e, apesar de estar à porta da Dam, não estava cheia de turistas nem achei que seriam preços de turistas.

Full Irish breakfast = bacon, egg, sausages, baked beans, grilled tomato & toast

Vegetarian breakfast = fried eggs, mushrooms, grilled tomato, baked beans, homefries & toast

Nesse dia só jantei porque achei que devia comer qualquer coisa, mas a quantidade de calorias deve ter sido tanta que não tive mais fome durante a tarde!
A voltar num outro Domingo para experimentar o Sunday roast, que evidentemente não será tão bom como os genuínos, mas é o que há.
Os pubs tinham fama de ter boa comida, mas os nativos (UK) queixam-se dos recentes franchise e das cozinhas estarem a piorar. E ainda me falta o “verdadeiro” fish and chips com mushy peas! A ideia de fritos com fritos é de recear, mas há que experimentar!
E estamos à porta do 4º casamento, fds prolongado... adeus chuva e trovoada, vou derreter no calor português!

terça-feira, julho 21, 2009

U2 @ ArenA, 360 Tour

Os bilhetes foram comprados em Março, os 2 dias de concerto por cá esgotaram com a rapidez do costume por estas bandas. A Tour não contempla Portugal, é uma pena. Para quem está habituado a concertos com público português, estranha a passividade holandesa, parecem aborrecidos por assistir ao concerto, pelo qual pagaram entre 75 a 150eur, ou mais, que falta de calor humano. Havia espectadores belgas, alemães, italianos… que vieram dos países vizinhos para assistir ao concerto. E certamente houve quem passou a noite ao relento, debaixo de fortes chuvadas... para conseguir melhor lugar à frente? O lixo era imenso, restos de comida, mas também cadeiras de campismo, colchões, almofadas, roupa, chapéus de chuva, tudo ao abandono num cenário muito feio.

Um pormenor chato foi termos ficado todos separados, a comitiva tuga ainda era significativa, mas fomo-nos separando pelas entradas do enorme ArenA, o estádio do Ajax.

A 1ª parte foi assegurada pelos Snow Patrol, o Chasing Cars foi um momento bonito, seguido do Crack the Shutters.

O concerto foi muito bom, o palco tinha a vantagem de ter os ecrãs visíveis a 360 graus, mas embora o grupo pudesse circular a toda a volta, quem ficou “atrás”, viu de uma perspectiva diferente.
Nave espacial? Comemoraram-se os 40 anos da chegada do Homem à Lua, mas há quem não acredite que tenha sido verdade...
Uma “comunicação” com o espaço e uma mensagem, “The future needs a big kiss”. Algumas alusões políticas e apelos humanitários, como é hábito, é de aproveitar a possibilidade de passar as mensagens a um grande público de todas as idades e nacionalidades, para um mundo melhor.


Grande concerto!!!


Obg J por algumas das fotos. Maldito trânsito no final, como se pode demorar horas a sair de um parque de estacionamento? :(

segunda-feira, julho 20, 2009

Bioscoop @NL


Felizmente que por cá os filmes não são dobrados, como em Espanha, França ou Alemanha..Tem de se ter cuidado é com filmes estrangeiros que não ingleses, ou passados noutros locais com línguas difíceis como árabe ou cirílico.
Este fds fui duas vezes ao cinema, é substancialmente mais caro que em PT, 8.8eur se comprado pela internet, 9.1eur se comprado na máquina e 9.5eur se comprado na bilheteira. Há cartões do cinema que por 18eur mensais se pode ter livre acesso às sessões que se queira, basta ir 2x por mês para compensar.


Sábado foi dia de Harry Potter, filme em inglês, legendas em holandês, percebe-se bem e entendo melhor as legendas, frases completas, diálogos. Tem é de se “ignorar” os nomes dos personagens que são diferentes em holandês. Nós também tínhamos os bonecos da Rua Sésamo com nomes locais, mas é estranho ver personagens familiares com outros nomes. Até deu para saltar da cadeira, mas li o livro o ano passado e ia relembrando a história. Claro que faltam sempre partes e a adaptação ao cinema é sempre diferente, mas bastante fiel. Os miúdos estão muito crescidos.


Domingo foi um pequeno desafio, Rudo Y Cursi, filme mexicano. Antes, houve uma apresentação do novo filme do Almodóvar, em espanhol de Espanha, tudo ok. Mas o RyC é narrado por um argentino, com a pronúncia “ge” em vez de “lle”, o Gael e o Diego falam espanhol do México, muito calão e palavrões, legendas em holandês. Acho que apanhei 90% do filme. Em diálogos-discussões dos manos, às vezes a Catalina ria-se (chilena) e eu perguntava ao Gerardo (mexicano) o que tinha perdido, mas traduzir palavrões nem sempre é imediato :P O filme é giro, é uma comédia, representa bem a realidade futebolística da América do Sul, e os nativos reconheceram hábitos e características bem retratadas pelos actores.

Não sei se me aventure a ver o Coco avant Chanel, falado em francês com legendas em holandês... o ouvido tem de estar treinado, a língua está enferrujada, embora já tenha tirado a gramática da prateleira para recomeçar...
São as maravilhas de viver na Europa, ser emigrante e gostar de línguas... embora não tanto de holandês...

sexta-feira, julho 17, 2009

Tampo de sanita alegre


Se o A e a M não me tivessem já oferecido uma cobertura de tampo de sanita mega giro, era capaz de comprar... porque a wc não tem de ser branca-hospital, as joaninhas são amigas e alegres, e eu gosto muito delas :D


Garantia de 2 anos! Seja lá o que isso significa num produto destes...

quinta-feira, julho 16, 2009

Reypenaer – queijos holandeses


Reparei no anúncio e artigo da Timeout e fui visitar a loja de queijos, gourmet.
Queijarias não faltam e quem gosta de queijo não fica desiludido na Holanda. Mas também podiam ter cá queijo fresco e requeijão...
Na loja pode-se provar queijo com 2 anos de maturação, 1 ano, meio ano, meses, semanas, tudo com bom aspecto e usando a guilhotina da marca, gira e funcional, boa ideia para oferta.
O nome estranho Reypenaer está relacionado com o processo de maturação dos queijos, tradicional, sem pressa e artifícios. O leite vem das vaquinhas holandesas que comeram relva fresca...
O queijo que gostei mais foi do de 2 anos, de sabor mais forte e textura mais “composta”, não demasiado mole nem muito seco. Espero que a família goste!

quarta-feira, julho 15, 2009

Cozinhados da Gasparzinha

Ler blogues tornou-se parte da rotina diária, já lá vão os tempos em que saltitava de link em link, agora não dispenso o google reader que me mostra os posts novos dos vários blogues que sigo.
Blogues de culinária são uma tentação, seja qual for a hora do dia em que se lê, as fotografias são sempre gulosas e as sugestões ficam no ar. E cada blogue tem links para outros blogues...
Cozinhar entre amigos tem sempre mais piada. Na casa da C e do M, experimentámos 2 receitas da Gasparzinha.
Simples e fáceis de fazer, rápidas de comer!
Falafel com courgette
Não há bimbys, a C. tem a picadora vermelha e muito eficaz da KitchenAid e as mãos da A. moldaram as bolinhas.
Risotto de bacalhau, feijão e espinafres
Lavo mais espinafres? Sim, encolhem tanto...
Arroz e feijão é uma combinação muito saudável, já o bacalhau vai bem com tudo.


Estava tudo muito bom!

terça-feira, julho 14, 2009

Sociedade Ponto Verde


“Reciclar é dar e receber”.
Adorei os anúncios da Sociedade Ponto Verde que estavam a passar na TV. Estão no site, em “Campanhas de Publicidade”, “TV e Cinema”, “Entrevistas – Metal/Plástico/Vidro/Papel”. Geniais, humorísticos, eficientes.
O site tem informação sobre as regras de separação, para cada ecoponto. E muito mais.
E também há bloopers (opção 8)!
Para quando poder reciclar plástico em Amesterdão?... :(

segunda-feira, julho 13, 2009

Mata-melgas electrónico

Há 3 noites que não dormia, 2 delas por causa de uma melga, que me atacava veroz e incessantemente.
A coisa resolveu-se com... um fantástico mata-melgas electrónico!

Comprei o dito, tinha avisos de perigo mas não resisti a tocar com o dedo, não senti nada. Será que funciona? Diz uma amiga, sabes que isso é alvo para insectos minúsculos e não para um humano de 60kg!? Ah pois...
Às 3 da manhã peguei na raquete e varri o ar, qual personagem da Guerra das Estrelas. As primeiras tentativas foram unfrutíferas, estava de olhos fechados a tentar a sorte. Lá os abri, apesar de estar escuro, e percebi melhor por onde ela voava. Zzzzziiiiinhoooooozzzzziiinhoooo.... bzzt. Vi um pequeno flash. Ena!
Acendi a luz mas não estava nada na raquete... que raio, será que sonhei? Mas não a ouvia. E fui encontrá-la caída no lençol, em sono profundo, inteira, como que desmaiada. Não foi homicídio premeditado, foi em legítima defesa por 2 noites de terror melgante!

Problema resolvido! Que bela compra, 2eur na Blokker, maravilha!

sexta-feira, julho 10, 2009

Blogs gulosos

Por vezes recebo comentários aos posts, tenho muitas fotos de comida... é verdade, porque gosto de comer e há muitas coisas boas para experimentar! Além disso são ideias para tentar cozinhar ou sugestões para visitar o local, respondendo à pergunta frequente “que restaurantes recomendas?”

Blogs gulosos para abrir o apetite:
http://coisasdoceseoutrascoisas.blogspot.com/

Receitas originais e internacionais com versão tradicional e versão bimby:
http://nosoup-foryou.blogspot.com/
Para começar... quero experimentar as Bolinhas de Arroz à Indiana e o Risotto de Bacalhau, Feijão e Espinafres!

quinta-feira, julho 09, 2009

Zwarte Linguini no Van Zuylen


Andava com saudades de massa preta (tinta de choco) com camarões bem salteados. Quando soube que havia no Van Zuylen, não passou muito tempo até lá ir jantar!

A esplanada é enorme e muito convidativa, sobre uma ponte do canal Singel.
O sr Multatuli foi um escritor holandês famoso, de nome verdadeiro Eduard Douwes Dekker.

"Zwarte Linguini - met gebakkien gamba's, knoflook, peppertjes en bladpeterselie", qualquer coisa como linguini preto com gambas, alho, um picantezinho e ervinhas tipo salsa.

Foi na semana passada, quando ainda era Verão... é possível que já não volte o calor, por agora há chuva. Já estiveram mais dias de calor este ano que no ano passado... ena. É triste para quem está habituado a Verões "a sério"!

quarta-feira, julho 08, 2009

Vyne


O Vyne tem centenas de vinhos, 4 portugueses, mais os do Porto. Para uma prova de vinhos, um vinho a copo, uma amostra de 3 (flight), petiscos...
Fico sempre com pena de o nosso vinho ser pouco conhecido, há sempre muito mais oferta de espanhóis, australianos, chilenos, franceses... Não sei se é falta de promoção ou puro desinteresse, por vezes perguntam se teríamos capacidade de exportar, eu acredito que sim! De qualquer modo vou dando a conhecer a colegas pela loja portuguesa.
Sai sempre caro, mas é uma oportunidade de provar vinhos diferentes que não seriam fáceis de encontrar no mercado. Ou perante tamanha escolha, são sugestões a considerar.
Os vinhos servidos a copo vão mudando e são guardados num local que parece uma arca frigorífica e manterá o vácuo.
Uma versão do menu está disponível no site.

terça-feira, julho 07, 2009

Tomo Sushi

Andava com desejos de sushi. Fui com um colega ao Tomo Sushi, segundo ele, o melhor da cidade em termos de qualidade preço. (Reguliersdwarsstraat 131, o site parece não estar a funcionar)

Para experimentar, nigiri de vierias (ando a gostar muito deste marisco, já sei o nome em português!) e de atum de cauda amarela. Este último tem um sabor fenomenal, crescente, de peixe, de frescura e de atum delicado! Novos sabores, texturas e descobertas.

Um menu muito completo, com peixe variado, excelente qualidade.

A repetir!

quinta-feira, julho 02, 2009

Mariscada no CRAdam

Depois de uns meses de trabalho intenso, a equipa dos mosqueteiros do Wi-Max sofreu uma perda, o B vai integrar brevemente um projecto... na Malásia, que chatice...
Para jantar de despedida, sugeri o CRAdam, bom para grupos, boa comida e bom serviço. Para além da ementa normal, havia uma para marisco, menus convidativos. Venham os sabores do mar!
E que talheres... só não usei o "alfinete", não havia caracóis...

Umas maravilhosas scallops de entrada, coquilles em francês, não sei o nome em português. Se eu disser que são “conchas”, o P chateia-se...
Um menu para 3 deu para 4, acompanhado de umas "frites" gulosas.
Escolhemos um “Prick” para acompanhar.

Mariscadas destas, com variedade e fartura, que me lembre, só outra em Peniche, no Mirandum. E é bom... não muito barato... mas vale a pena para quem gosta...

Ninguém sofreu consequências, era de boa qualidade!
Tudo a postos para o 3o casamento...

quarta-feira, julho 01, 2009

Vista ao Palácio da Dam


Abriu recentemente ao público mas penso que não está ainda muito divulgado. Já estamos no Verão, a cidade já começa a ficar cheia de turistas ao fds e nota-se também mais durante a semana. Ir às compras à Kalverstraat começa a precisar de muita paciência, e estamos já em saldos há muito tempo. Mas num sábado de manhã, 11h30, não havia fila para entrar neste monumento muito central e obrigatório nas fotos dos turistas.

A parte de fora não está muito convidativa, cheia de tapumes e andaimes...
A recuperação demorou muitos anos, tudo foi remodelado, cadeiras, paredes, cortinados, papel de parede, pinturas, instalações eléctricas, aquecimento, etc.
Originalmente foi construída para Town Hall, em 1648, pelo Jacob van Campen, Amesterdão era o centro das negociações de mercadorias.
Depois, o irmão do Napoleão, o Louis, decidiu fazer do palácio a sua residência, até 1813. Daí até aos dias de hoje, é o palácio da casa real Laranja, recebe visitas de Estado em quartos no piso superior (não disponível a visitantes), recepções de Ano Novo, local para atribuição de diversos prémios, discursos oficiais da varanda principal.

(A pena para os violadores era cegar-lhes os olhos)
O cartão dos museus não serviu. A visita é guiada com um aparelho áudio, disponível em inglês e dutch. Tinha-se de aproximar o sensor a uns pontos marcados e começava de imediato a explicação. Nem sempre eram fáceis de encontrar e o facto de a sra nem esperar 3 segs para começar a falar, significava que nunca se ouviam as primeiras palavras.

As salas são de um edifício funcional, o tribunal onde se sentenciavam os culpados, anunciavam as execuções, a sala onde se assinavam acordos, onde se adquiriam seguros para as mercadorias, etc.

Há quadros, pinturas, papel de parece, estofos de cadeiras, candelabros, esculturas, tectos trabalhados, pormenores interessantes.

O edifício é muito simétrico, e mesmo tendo as salas numeradas, pareciam iguais a anteriores, com a mesma disposição dos móveis.

Fotos sem flash não saem muito bem à 1a tentativa...

Pormenor de cortinados e cadeira, sala em tons de azul. Havia outras em vermelho e dourado.

Brasões de famílias

O mapa já tinha Portugália, mas alguns pontos, países, terminavam numa linha inacabada, como quem ainda não descobriu/explorou mais além. E algumas proporções não estavam bem. E a Austrália não está ligada ao resto da Ásia!


A “loja” tem livros e alguns postais curiosos, mas caríssimos! Eu comentei e a sra respondeu “Eu sei”, ajudou muito...