Todos os passageiros
são convidados a preencher um inquérito de satisfação, que determina o nível de
qualidade e influencia promoções do staff. Coloquei várias sugestões, mas no
geral foi tudo impecável.
Instruções na
véspera para saber como seria a chegada. Malas à porta na noite anterior até às
2 da manhã… avisaram para não esquecer de deixar de lado roupa para o dia
seguinte, porque acontece ver passageiros a desembarcar de pijama…
As contas de cada
quarto/ cartão de crédito foram colocadas debaixo da porta algures de
madrugada, eles não páram. E funciona muito bem, conferimos os gastos,
assinamos e fica lá no quarto. Depois debitam do cartão. As gorjetas estão
incluídas diariamente, um valor para adultos e outro para crianças. Faz parte
da cultura de cruzeiro e dos salários do staff, escusamos de privilegiar ou
ignorar empregados que trabalham muito mas têm pouca visibilidade.
Sair dos quartos
muito cedo, 7h30. Muita limpeza ao mesmo tempo para receber a fornada seguinte
daí a umas horas, revendo os perdidos e achados, consertando coisas,
confirmando que os cofres estão vazios, uma manutenção complexa em grande
escala.
Dependendo da
“categoria”, foi-nos atribuída uma cor e número de grupo. Havia quem fosse para
outro cruzeiro, quem tivesse excursões em Veneza, transferes para o aeroporto,
autocarros para outros países, e também saída por andares.
Deu para tomar o
pequeno-almoço com toda a calma e despedir do barco, dos empregados que ficaram
conhecidos ao longo de uma semana, copiar fotografias.
E regressámos a
Veneza, a amanhecer calma sem a enchente de turistas que certamente a vai
popular não tarda.
Ora hoje é 5f, o MSC
Lirica está em Dubrovnik das 13h às 19h (hora local, +1 que em Lx).
Sábado a tripulação
respira fundo e começa tudo de novo com novos passageiros... até Agosto sempre
à roda!
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