quinta-feira, fevereiro 12, 2015

Visita ao Muziektheater

O Muziektheater é a casa do ballet e ópera nacionais Holandeses.
Já lá fui algumas vezes assistir a peças musicais, bailados, mas finalmente consegui lugar na visita guiada aos Sábados. Com o pormenor de ser em Dutch… portanto não se percebe tudo…
A sala tem a capacidade para 600 espectadores e cerca de 120 elementos da orquestra, se for o caso. Nunca se fica além de 30m do palco, com boa visibilidade. A senhora disse que a parte onde se pode circular corresponde a cerca de 20% do edifício… 
Entramos para os bastidores e vemos o palco de lado, cheio de luzes e andaimes onde os técnicos operam durante cada espectáculo, mais a mesa de controlo com câmaras infra-vermelhos para coordenar tudo.
Sala de maquilhagem e cabelos, camarins para trocar de roupa, milhares de cabos, máquinas e veículos para montar palcos, zona de guarda-roupa e ateliers de criação de vestuário para a ópera e ballet.
Roupas penduradas para muitas peças, dançarinos e figurantes, trabalhos muito delicados e criativos, cabeleiras, acessórios, sapatos e fatos especiais em exposição.
Os bailarinos treinam 6 dias por semana… entram às 10h ou 11h, descansam entre as 16h e as 18h. Podem fazer parte da companhia nacional a partir dos 20 anos. 
O teatro abre pelas 7 ou 8 da manhã e fecha pelas 23h ou 1 da manhã, dependendo dos espectáculos. Vimos alguns bailarinos a aquecer para ensaios no palco e em aulas a praticar.

Corredores enormes a fazer lembrar uma escola, com vários andares para cima e para baixo, onde também há cacifos, cantina, lavandaria, sapateiros, técnicos de tudo e mais alguma coisa. A produção de um espectáculo começa um ano antes de estrear… muitos preparativos antes do abrir do pano vermelho!