2a edição do museum night para mim.
Cada um tem as suas preferências e museus que já conhece ou quer revisitar, mas consegui arranjar companhia e percorremos 11 dos 42 museus aderentes à iniciativa.
Começamos pelo 15 Hermitage, onde havia sessão de abertura, jogo de luzes com projecção do contorno de cada museu. Pensava que ia ser qualquer coisa „maior”.
Já tinha visitado o museu no ano anterior mas a exposição e mesmo área visitável do museu eram diferentes.
Seguimos para Norte e parámos no 04 ARCAM Architectuur, que tinha uma mini-exposição de edifícios de “leste”.
Podia-se influenciar uma linha de chamas pela intensidade da voz, fazer “bolas” de sabão gigantes, orientar a electricidade estática, aprender sobre genética, etc etc, um museu de ciência cheio de experiências interactivas.
Logo ao lado, a réplica do barco VOC do tempo das “descobertas” holandesas no 32 Scheepvaartmuseum. De noite não se viam todos os pormenores, mas o barco tinha alguma animação e dava para visitar os vários andares e pequeníssimos aposentos da tripulação.
Paragem seguinte, 09 Bijzondere Collecties, pertencente à Universidade de Amesterdão. Sabia que tinha comida e workshops relacionados com o restaurante fifteen (Jamie Oliver) e com NY. Mas falhei a ida ao bar onde elas estavam, achei que seria só um bar normal. Havia receitas impressas mas em holandês, visitas guiadas mas com hora marcada não compatível. Foi pena.
Literalmente ao lado, o museu 01 Allard Pierson, arqueológico, com muitos artefactos do Egipto antigo, Grécia, império Romano...
1 comentário:
Isso é que é aproveitar a noite!
Enviar um comentário