quinta-feira, dezembro 31, 2020

2020 foi... meh

2020 não deixa saudades... 

Não há muito que relatar, para além de estar em casa, primeiro de licença de maternidade e depois a trabalhar. Deu para ir a PT no Verão, com receio e com voos cancelados e dinheiro perdido. Mas falhou o Natal e outras visitas regulares. A família veio para ocasiões especiais mas faz falta mais convívio.

Em casa, isolados, com medo de ir à rua... agora com máscaras... lojas abertas, lojas fechadas, repeat. Fartos das notícias do mesmo tema, saudades de ver amigos e família, de viajar, de ir ao cinema, jantar fora, de ter receio...

Corona, Covid-19, corona, covid, corona, covid... repeat

Estamos todos no mesmo e a querer fazer um fast forward, mas temos de esperar... vacinas, outras medidas, como será o normal de amanhã?



segunda-feira, novembro 16, 2020

Passadiços do Paiva

As férias em PT são quase sempre passadas na margem sul ou no Algarve, mas este ano fomos até ao Norte (estradas de curvas e curvas...) e finalmente visitar os Passadiços do Paiva
Tinhamos de reservar e ficamos apreensivos porque a manhã estava cheia e tínhamos de ir de tarde. E dizia que tínhamos de ir entre as 14h-17h... mas depois de lá estar percebemos que essa era a hora de entrada, não que tínhamos de cumprir o passeio até às 17h... Porque às 14h e 15h ainda estava muito calor e era muito mau estar debaixo do sol, mesmo com muito creme e chapéus, a carregar água...
Mas no final achei que foi melhor assim, porque terminámos a visita ao fim do dia, com menos calor e boa luz, em vez de terminar na torreira do meio-dia...
E foi difícil estacionar porque o parque estava cheio e não há muitas opções à volta...
Fizémos o percurso dito mais fácil, entrando no Areinho e terminando em Espiunca. E até pensávamos que não era preciso ter reservado e pago porque não havia controlo, mas depois da fase inicial de muito subir escadas e colinas, houve controlo com termómetro e uso de máscara obrigatório.

É um percurso exigente, não é algo que se faça a cantarolar e sem momentos de descanso... mas a paisagem é fenomenal, muito bonita, que vale a pena apreciar com tempo - enquanto se descansa e bebe água. E há praias fluviais para refrescar, cascatas, "rápidos", riachos, pontes para apreciar.


Achei que tinha tirado mais fotos, mas depois... vamos andando e tentando encontrar os marcos dos km, para ver se "falta muito"... entre começar e terminar, são pelo menos 10km... no fim descansámos no café/parque de merendas ao lado da saída, mesmo já a fechar, enquanto os condutores foram buscar os carros ao início do percurso.

Não sei quem teve a ideia de construir e imagino o quão difícil foi em certos sítios de difícil acesso, mas ;e maravilhoso e gostava de voltar a fazer, talvez do percurso inverso para ser diferente... não adoro as curvas das estradas do Norte, mas a comida é muito boa, claro :)

segunda-feira, novembro 09, 2020

Praia no Douro - Areal de Espadanedo


Nas férias de Verão, deu para estar no sul e ir ao Norte, bastante desconhecido. Na margem sul do Douro, distrito de Viseu, entre curvas e contracurvas, a paisagem é muito bonita. Descobrimos a praia fluvial de Espadanedo, perto de  Tarouquela. Famílias inteiras em modo piquenique, lancheiras, pratos e tachos, nessa altura a jogar às cartas e a descansar à sombra. Ou grupos de amigos com música e a trocar bolas... Areia com pedras e vegetação "picante", água fresca com alguma algas, mas muito agradável, e limpinha. Deve dar para ver barcos de cruzeiro a passar de vez em quando... bonito!

segunda-feira, novembro 02, 2020

Praias de Lagos

Nunca o blog esteve tanto tempo parado... mais tempo em casa, menos visitas, férias, eventos... mas estive em modo de estudo durante 3 meses, incluindo período de férias e fins de semana. Exame passado, momentos de felicidade por não ter de estudar... dá-se sempre mais valor ao tempo livre quando não o podemos usufruir!

Depois de voos cancelados, vouchers sem efeito, dinheiro perdido, ainda deu para ir a PT nas férias de Verão, para um bocadinho de calor, cheirinho de praia e petiscos com a família. Nunca dá para tudo e passa sempre tudo a correr, mas valeu pela mudança de paisagem de estar sempre em casa, ver céu azul e, claro, a companhia da família!

Uma semana no Algarve, na zona de Lagos, fizémos o passeio a pé junto às praias, em cima das rochas. Um dia haveremos de fazer o passeio de barco pelas grutas, mas é algo de que falamos há uns 5 anos e ainda não foi desta...

Começa-se pela praia do Pinhão e Baía dos Segredos 
São praia pequeninas que enchem rapidamente e dependem muito da maré para ter areia ou rochas, e a sombra ao fim da tarde também afecta bastante, mas são muito bonitas!
Uma parte do caminho estava fechada, embora houvesse quem se aventurasse, fomos pela estrada e voltámos junto à praia da D. Ana, Praia do Camilo e depois há o "buraco", que dá um bocadinho de receio/ medo, mas com cuidado dá para olhar e evitar acidentes.

Pode-se seguir para a Ponta da Piedade, que é sempre um sítio bonito para ver o pôr do sol ao fim do dia... 

segunda-feira, julho 20, 2020

Burgers Zoo

Em Junho houve um fds de Verão com calor, e tínhamos combinado com uma amiga ir visitar o Burgers Zoo, que não tem nada a ver com "hamburgers", os proprietários do zoo são da família Burger. 
É mais um parque "natural" que um zoo, muito grande (45ha), com várias áreas e muito espaço para os animais, pelo menos comparando com um zoo citadino como o de Lisboa ou de Amesterdão.
Informativo, educativo, bem organizado e muito agradável.
As girafas estavam bastante longe dos passadiços, até parecia que estava num safari (nunca estive, mas deve ser parecido...).
Em tempos de "corona" não havia muita gente, e era bom ter espaço de distância entre os outros visitantes, com sombra para descansar à espera que o tigre aparecesse (tivemos sorte!) e para picnicar à vontade. 
A parte aquática quase saltámos, não há comparação com o oceanário lisboeta, e não quisemos ficar "indoor" muito tempo com receio do ambiente menos arejado para o covid...
Um dia bem passado e faz-se bem a partir de Amesterdão, embora mais fácil com carro que de transportes públicos...

terça-feira, junho 09, 2020

Gelado Ijshoeve em Sloten


O tempo não tem estado assim tão mau, de chuva e cinzento, e houve uns dias quentinhos de fds que convidava ao passeio a pé (ou à praia e parque onde estava demasiada gente sem o cuidado de manter a distância...).
Em Sloten, perto do moinho, há uma gelataria muito simpática, a Ijshoeve. Simples e com muita escolha, para levar e comer na rua. Infelizmente não tinha tiramisú mas tinha muitos outros sabores bons, para todos os gostos!

terça-feira, maio 19, 2020

Tuinpark Lissabon

Ao lado do Sieger park está o "Tuinpark Lissabon", que é um parque de jardins... coisa meio estranha mas são parcelas de jardins e casinhas de apoio, onde se vêm os donos a plantar ou ler o jornal... Quem não tem casa com jardim, tem uma casa e um jardim noutro sítio!
Perguntámos a 2 ou 3 pessoas que lá estavam pela relação do nome do parque com Portugal, mas ninguém soube responder... no site também não explica... fica assim mistério... e tem joaninhas! :)

segunda-feira, maio 11, 2020

Sieger park

 O Siegerpark está meio escondido mas veio descrito no "jornal local" e fui espreitar.
+- arranjado, é agradável para um passeio pequeno.
Na ponta oposta à entrada encontra-se a ponte gira de jangada que tem de se puxar (com força) para poder atravessar.
E depois é um caminho de bosque (ainda que ao lado da auto-estrada) bastante longo até voltar à "civilização". Giro!

Mas por causa deste desvio, não vi todas as esculturas que estão no wikipedia, por isso tenho de voltar, num próximo passeio ao mundo exterior...

segunda-feira, maio 04, 2020

Campos de túlipas 2020

Estamos na altura dos campos de túlipas e muitas flores coloridas na paisagem. Este ano sem o keukenhof aberto e os seus milhares de turistas, será um jardim lindo mas triste e solitário... pode-se visitar virtualmente...
Este ano não há quase turistas a querer ver e fotografar (e a destruir) as flores - os proprietários devem estar contentes. E com o isolamento, os quiosques de flores também sofrem... compram-se 50 túlipas por 5eur...

terça-feira, abril 07, 2020

Parque Nacional Veluwezoom

Há mais de 10 anos (o tempo voa) visitei o parque nacional Hoge Veluwe e foi um dia muito bem passado com amigos de que guardo memórias felizes.
No último fds de "liberdade" antes da decisão do Governo de ficar tudo em casa, e na consequência do cancelamento da viagem à neve (iam fechar as pistas), para não perder a reserva de hotel, fomos para Arnhem e queríamos ir ao Burgers Zoo e ao parque natural.
Quando saímos de casa, o Zoo ainda estava aberto, mas quando chegámos ao hotel, 2h depois, tinham actualizado o site a dizer que já não iam abrir mais... tudo a fechar... :( mas o parque natural Veluwezoom ainda estava aberto...
Começámos o percurso maior de 9km e depois desviámos para outro, mas fizemos uns 11km a pé.
É muito muito bonito, com paisagens muito variadas no mesmo percurso, de bosque, de mata, de lembrar os terrenos onde corria o "corta-mato" na escola.
 Ar puro, cogumelos selvagens, árvores bonitas, água (e lama)...
Não vimos animais "selvagens", mas vimos uns memés e muitos cavalos à solta. Foi um belo fds "livre"... antes de entrar no isolamento caseiro :(

quarta-feira, abril 01, 2020

Pequeno-almoço Marroquino

No autocarro 18 passava muitas vezes por este café/restaurante e fiquei curiosa pelo pequeno-almoço marroquino... até às 14h... e por 5.5eur!
Num dia de chuvita, combinei com uma amiga e em menos de 10min estava tudo na mesa, que rapidez!
2 ovos estrelados, um batido com abacate (e mais não sei o quê), um chá com menta (mas já vinha doce), azeitonas deliciosas, fiambre (que não é de porco, claro) e queijo da vaca que ri :) e muito pãozinho!
Em qualquer café, por 5.5eur se calhar pagava o batido, mas tudo o resto... um achado!
Estava vazio quando entrámos, mas esteve sempre a entrar e sair gente, já que é rápido... bom e barato!
Será que o sr vai sobreviver a este interregno? Não sei se estará aberto nestes dias/semanas/meses de isolamento caseiro :(

quinta-feira, março 26, 2020

Amélia Lisboa

Fazer post ou não... coisas antigas em atraso mas que agora não estão disponíveis... pensamento positivo, quando isto passar, uma nova normalidade será instalada e podemos voltar a experimentar coisas boas em sítios novos... esperando que possam voltar a abrir e não tenham perdido o negócio no entretanto...

Antes da crise ainda dei um salto a Lisboa, e era suposto voltar em breve mas fica tudo cancelado :(
Deu para rever amigos e família e descobrir novidades da cidade. No Amélia Lisboa, o ambiente descontraído faz lembrar um café de Amesterdão (também pelos preços menos portugueses), com decoração gira e sabores variados.
Uns nachos com guacamole fresco, sumo verde saudável e fresco.
Taça de frango com abacate, batata doce, arroz vermelho, brócolos e ovo escalfado.
Bagel com queijo creme e salmão.
Burger Amélia com chips de batata doce.
Panqueca red velvet com quejo creme... era assim "desnecessário" e a dividir, mas sem arrependimentos!

Em dia de semana estava cheio (a malta não trabalha? :p), gostei muito!

quinta-feira, março 12, 2020

Restaurante Choux

Não conhecia o Choux e foi sugerido por uma Dutch, para ir com colegas do escritório.
Muito natural e saudável, o menu podia ser adaptado às nossas preferências, para além de alergias, etc. e assim ficou escolhido um menu surpresa que incluía peixe e vegetariano.
Para além do wine pairing do costume, havia a opção de juice pairing, com kombuchas e infusões frias interessantes e saudáveis.
Como costume, falam depressa, pratos de descrição demorada, teclo devagar e memória de galinha... é o que se arranja:
maionese, alho francês, caldo, "kelp" (alga que o wikipedia traduz para Laminariales)
- a entrada que não conta para o menu de 5 pratos, fresco e intrigante
rabanete, queijo de cabra, ruibarbo, groselhas, alga, bagas vermelhas
- os "dumplings" de queijo eram saborosos, mas não era fácil comer as algas com uma colher :p
bacalhau fresco, puré de brócolo, arenque fumado, flor de sabugueiro, cevada, miso
- era bom, normal, mas estava morno quase frio...
cebolinhas com gema de ovo, molho de espargos fermentado, cogumelos
- o prato era visualmente engraçado e inovador, deu gosto comer esta combinação
alcachofras de Jerusalem "em forma de bife", café, chips de alcachofras, "cavolo nero", pistachio, molho de sementes de abóbora
- cada prato "grita" muito trabalho de preparação, muitos ingredientes trabalhados durante horas para fermentar, avinagrar, fumar, transformar...
era muito completo e feliz de se comer
pêras, crumble, parfait de limão, mel e "sorrel" (wikipedia chama-lhe planta Azeda)
- a sobremesa desiludiu a todos, não teve consenso positivo...

Gostei muito de ser surpreendida com os pratos inovadores. Era uma 3f e estava cheio.
Demorou qb... e a sra até se veio despedir a dizer que tinha acabado o turno dela e iamos ser sevidos por outro colega - simpático!
O "pior" foi mesmo o preço exorbitante... sem álcool mas com uns sumos, coisa para uns 75eur... opaaa...

segunda-feira, março 09, 2020

Kim Chi Wow

Um dos coreanos que estava na minha lista era o Kim Chi Wow, que em dia chuvoso reconfortou o estômago.
A sra era muito simpática e preparou o Japchae (noodles de batata doce) e os Mandu de frango (dumplings) rapidamente.
Era muito bom, em quantidade generosa e com ambiente simpático. A meio da semana, não tinha muita gente mas também não estava vazio.
Também tem artigos coreanos de beleza (cremes, máscaras faciais etc) e outras iguarias para provar (chips, bebidas diversas).
Por ser feito na hora, gostei mais do que o Seoul food, onde já está tudo feito e se aquece no micro-ondas, e agora está sempre cheio de gente...

quarta-feira, março 04, 2020

Visita a Ameland

TV TAS, é a mnemónica usada (na escola) para saber o nome das ilhas holandesas:
Texel, Vlieland, Terschelling, Ameland e Schiermonnikoog
Já tinha visitado Texel (parece a Holanda, mal se nota que é uma ilha) e Terschelling (gostei muito, o bosque e a ilha são bonitas para percorrer de bike), e tinha Ameland debaixo de olho.
Num fds de Inverno (ou em qualquer outra estação do ano), o bom tempo nunca é garantido, mas no Sábado parecia ok, sol tímido, frescote.
Numa caminhada pela ilha fora, há cavalos e memés, o bosque de Hollum é muito bonito para passear e tem uma reserva de patos com muitas outras aves para visitar e aprender.
 Pelas dunas fora, chega-se à praia, com um areal grande, que talvez seja agradável com tempo ameno/quente.
Descanso num café da praia (Beachclub Sunset) para um chá de menta, um de gengibre e uma tarte de Ameland (boa, assim tipo pudim de pão com creme de baunilha, a dispensar o chantilly).
Pode-se visitar o farol da ilha, que já não está activo porque hoje em dia está tudo automatizado.
Sobem-se 236 degraus e vai-se aprendendo sobre este e outros faróis em cada patamar. A meio caminho começou a chover... a vista lá de cima ficou então triste e nublada...
E, consequentemente, o regresso a pé foi menos agradável, à chuva, com frio e tudo molhado...
Mas ainda deu para passar pelo moinho (a entrada era paga) e depois ainda trouxe queijos da kaasboerderij local, muito bons!
Nesse dia foram 12km nas pernas!
Domingo era dia de tempestade (coisa frequente este ano...) e já que as visitas de barco às ilhas desertas para ver os leões marinhos estavam canceladas, em vez de apanhar o ferry das 15h, foi logo o das 9:30... com muitas ondas e ventos fortes, lá se conseguiu encaixar no porto e estar em "terra firme".
Um belo passeio em Ameland!

segunda-feira, março 02, 2020

Loja da Lego

A nova loja da Lego em Amesterdão abriu no fim do ano passado, a tempo dos presentes do Sint e Natal.
Para quem gosta de lego e cresceu a brincar e criar com as peças coloridas, a loja é uma alegria!
Tem muitas criações gigantes, de edifícios de Amesterdão, bicicletas, moinhos, quadros conhecidos... escadaria do Escher, naves espaciais do Star Wars...
Os miúdos podem construir barcos que navegam numa espécie de lago pequeno, ou construir ao sabor da sua imaginação nas mesas dedicadas.
Há workshops e um sr a construir peças ou a explicar alguns modelos.
Pode-se fazer o retrato pessoal em lego, comprar peças ao peso, ou construir personagens com todos os tipos de cabeça, corpo, cabelo, etc...
Muito giro de visitar e relembrar as horas passadas a montar... que depois ficavam a ganhar pó na sala até ter coragem de desmontar... oh...

segunda-feira, fevereiro 17, 2020

Bartack

O bartack é um café para encontrar com as amigas para 2 ou 5 dedos de conversa e o típico chá de menta fresca...
A comida é boa, do croissant crocante, aos ovos mexidos simples com salmão ou abacate, e as pitas com pedaços de frango no churrasco ou simples com queijo. Tem muitas opções vegetarianas e o serviço é simpático.
Bom ambiente com malta descontraída e alternativa, fora do centro com poucos ou nenhuns turistas. Às vezes é o que se quer, coisa simples mas boa :D

quinta-feira, fevereiro 13, 2020

Tony's Chocoloney

Os chocolates do Tony's Chocoloney são fair trade / slave free, há uns 12 anos e têm ganho notoriedade e popularidade internacional. Têm sempre muitos sabores com alguma combinações estranhas.
O formato é original, não é uma tablete com quadrados ou rectângulos, o que também torna difícil a tarefa de partir um bocadinho... pequeno.
Há 2 lojas na cidade, no Westerpark e perto da Dam. A da Wester é a original e será menos visitada (não fui à outra). Tudo muito colorido, com merchandise e informação educativa.
Já que estava frio e cinzento (coisa rara!!), até ia com ideia de um chocolate quente...
Dá para provar os vários sabores, alguns exclusivos da loja, não disponíveis no supermercado.
A sra muito simpática abriu uma tablete nova, da parede colorida, de um sabor que não tinha na mesa, só para eu provar :D
A prova é feita em pedaços gigantes, e só provei os que queria mesmo, mas foi suficiente para uma overdose de chocolate e desistir da bebida quentinha...
Prefiro o chocolate preto com mais % de cacau, mas até o normal de leite é bom!

terça-feira, fevereiro 11, 2020

Café Selma

Um colega Dinamarquesa tinha recomendado o Selma, por o rye bread ser muito bom.
Fui almoçar com uma amiga e comi a sopa do dia (batata doce e gengibre, se não me falha a memória).
Só havia um Gravlax (Homemade organic rye bread, horseradish cream, homemade gravlax, pickled red cabbage and mustard dill sauce), por isso escolhi o Sill (Homemade organic rye bread with horseradish cream, boiled egg and Swedish pickled herring, topped with chives, red onion, dill and radish).
Confirma-se, o rye bread é muito muito bom!
Não havia cinnamon bun, uma senhora tinha lá ido e comprado todos... hã? Bolas, quando assim é, parece que aumenta a vontade de provar a coisa...
...
2a visita, outro almoço com outra amiga. Dessa vez comi o Gravlax e ela comeu o Äggröra (ovos mexidos com os toppings que se escolher).
E outra vez não havia o pãozinho de canela... mas havia o Semla, que é da época (Janeiro) e diz que tem a mesma massa... ok, eu provo! Era bom sim sra, com recheio de pasta de amêndoa (mais suave que massapão).
...
3a visita, desta vez fui de manhã e enviei email antes a pedir para reservar o dito pãozinho de canela.
Mas a sra não sabia de email nenhum... como ainda era cedo, e fazem várias fornadas, ela fez o favor de nos servir 2 (que estavam reservados para outra pessoa...) e depois quando saiu outra fornada pude levar um 3o para casa.
Finalmente! Assim fresquinho quentinho acabado de fazer... um cheirinho a bolinho e a canela... nham nham!
E ainda um waffle (Våffla hazelnut, with homemade hazelnut spread, banana and berries), para dividir. Delicioso mas demasiado para comer sozinha, ainda bem que foi partilhado!

O serviço foi sempre muito simpático e atencioso, tudo o que comi nas 3 visitas era delicioso e sempre muito bem apresentado, com bom ambiente descontraído. Um bom sítio para café ou almoço!

quinta-feira, fevereiro 06, 2020

12 anos de NL

30 Jan 2008 - 30 Jan 2020 = 12 anos!
E 12 anos depois, 3o emprego e 3a casa, a vida de expat continua interessante e nada aborrecida, em boa companhia e mantendo a curiosidade por explorar novos espaços por Amesterdão e arredores.

E 12 anos depois, coincidência feliz, 2 amigos de longa data (com mais de 30 anos de amizade) vêm visitar e estamos juntos como no dia em que me despedi no aeroporto de Lisboa :)

Como são os Holandeses? Os estereótipos dizem que... por exemplo...
- 5 regras "não oficiais" da sociedade holandesa, aqui
- poupar nos saquinhos de chá... aqui
Confirmo!

E os Portugueses? Também há conclusões...
- 5 hábitos tugas, aqui
de facto... muita comida e mais comida...
- 15 hábitos que se apanham se vivermos em Portugal, aqui
não reconhecia o atraso admitido dos Portugueses, mas parece que sim...
muito tempo à mesa, a comer e a falar sobre comida...
muitos beijinhos a toda a gente, quem se encontra na rua, pessoas que acabamos de conhecer, até aos médicos...

Quem regressa a Portugal estranha certos hábitos, desespera com atrasos dos transportes, com os favorzinhos e as cunhas, e sente falta de algumas coisas que por aqui há muita fartura, por exemplo ingredientes variados de outras cozinhas, ou até do aquecimento central :)
Não fazia mal ter mais sol por cá, ou mais calor, mas em nenhum sítio tudo é perfeito e adaptamo-nos ao que temos e mediamos expectativas.
A vida segue por cá, feliz! :)

quinta-feira, janeiro 23, 2020

Japonês Raku

O Raku foi recomendado por uma amiga mas tinha a grande desvantagem de ser longe, acho que ninguém vai a Uithoorn passear (posso estar enganada).
E mesmo indo de carro, quase não se dá por aquilo!
Espaço pequeno com umas 6 mesas no máximo, mas mesmo a meio da semana com chuva, tinha outras pessoas e um dos srs entrou e pediu o do "costume" para ele e para a mulher.
Menu de almoço, com muita comida, tem os pickles Japoneses, taça de arroz, gyozas maravilhosas e o ramen à escolha, de base miso ou shoyu, que (infelizmente) leva sempre porquinho, mas é muito saboroso.
Muito rápido a servir, muito saboroso, muito simpáticos e todos Japoneses, diria eu que é autêntico!
Não fosse tão fora de mão, voltava mais vezes, sabe bem nestes dias frios e cinzentos... mas se fosse mais perto estava sempre cheio como o que acontece no centro de Amesterdão... não se pode ter tudo, né?...

terça-feira, janeiro 21, 2020

Radion

Não sei muito bem como se descobre o Radion se não for a passar na rua, olhar para a parede que diz "Radion" e ficar curioso para pesquisar online... numa zona pouco movimentada e com pouco mais à volta, o Radion surpreende com um espaço algo alternativo, café/ restaurante/ bar/ espaço de concertos e cultura, com jogos de tabuleiro e matraquilhos.
Num almoço simples a meio da semana, os ovos rancheiros estavam deliciosos e bem servidos. A sandocha com abacate e afins em pão de fermento (sourdough) também foi bem apreciada.
Pesquisando mais, no edifício ao lado, há uma residência de estudantes e artistas... ah, assim explica o ambiente!

quinta-feira, janeiro 16, 2020

Restaurante Johannes

Há mês e meio, por ocasião do meu aniversário, fui finalmente jantar ao Johannes, muito recomendado por uma amiga.
Menu de 5 pratos, sempre com os miminhos intermédios. Os srs eram muito rápidos a descrever os pratos, por isso devem faltar ingredientes e outros pormenores da confeção, mas fica o registado...
Amsterdam old cheese, bolacha com creme de mostarda, gel de cebolinhas
Presunto pata negra
Compota de tomate tipo boeuf, mozzarella, pinhões, creme de manjericão
Gelado de corvina, pepino, wasabi, maçã, rabanete, couve e crumble de kombu

Bacalhau, azeite, creme de alcachofra de Jerusalém, rúcula, crumble de pêra e avelã, rabanete agridoce e gel de maçã
Perdiz estufada, tempura de uvas vermelhas, cebola caramelisada, tarte de batata doce, manteiga, bitterball de peixe vermelho
Panacotta de lima, ananás e fruta calamansi
Lichias, água de rosas, gelado de framboesa, macaron guarnecido com côco e amoras

Tudo muito bem apresentado, mistura de sabores deliciosa, fresca, crocante, saborosa... apela a todos os sentidos, agrada ao paladar, enche os olhos... e a barriga!
Serviço muito profissional e simpático. Preço... médio alto, sem ser de Michelin mas melhor que alguns Michelin que já fui!


terça-feira, janeiro 07, 2020

A fechar 2019

O objectivo desportivo de 2019 era fazer um mini-triatlo, e fiz um curso de natação para treinar nadar 1km - foi bom rever algumas especificidades e aprender novas técnicas. A piscina Sloterparkbad é Olímpica, onde treina a seleção Holandesa. Tem o inconveniente de ter a água fria, bastante fria... cheguei a ir às aulas c tshirt/top para ter menos frio... mas depois tiver de cancelar a participação...
Estreei-me na neve "a sério", primeiro na Alemanha em Winterberg e depois em Itália em Siusi/ Dolomites. Gostei muito e consegui não partir nenhuma perna!
Um fds em Valência com bom passeio e bons petiscos, 3x a PT, trabalho no UK e uns dias num centerparc na Bélgica.
Cinemas, teatros, concertos (ASOT Armin van Buuren, Maroon 5), cultura e sempre muitos restaurantes :)
Juntaram-se os tachos e tupperwares, o T veio ao mundo e a vida muda...