quarta-feira, março 04, 2020

Visita a Ameland

TV TAS, é a mnemónica usada (na escola) para saber o nome das ilhas holandesas:
Texel, Vlieland, Terschelling, Ameland e Schiermonnikoog
Já tinha visitado Texel (parece a Holanda, mal se nota que é uma ilha) e Terschelling (gostei muito, o bosque e a ilha são bonitas para percorrer de bike), e tinha Ameland debaixo de olho.
Num fds de Inverno (ou em qualquer outra estação do ano), o bom tempo nunca é garantido, mas no Sábado parecia ok, sol tímido, frescote.
Numa caminhada pela ilha fora, há cavalos e memés, o bosque de Hollum é muito bonito para passear e tem uma reserva de patos com muitas outras aves para visitar e aprender.
 Pelas dunas fora, chega-se à praia, com um areal grande, que talvez seja agradável com tempo ameno/quente.
Descanso num café da praia (Beachclub Sunset) para um chá de menta, um de gengibre e uma tarte de Ameland (boa, assim tipo pudim de pão com creme de baunilha, a dispensar o chantilly).
Pode-se visitar o farol da ilha, que já não está activo porque hoje em dia está tudo automatizado.
Sobem-se 236 degraus e vai-se aprendendo sobre este e outros faróis em cada patamar. A meio caminho começou a chover... a vista lá de cima ficou então triste e nublada...
E, consequentemente, o regresso a pé foi menos agradável, à chuva, com frio e tudo molhado...
Mas ainda deu para passar pelo moinho (a entrada era paga) e depois ainda trouxe queijos da kaasboerderij local, muito bons!
Nesse dia foram 12km nas pernas!
Domingo era dia de tempestade (coisa frequente este ano...) e já que as visitas de barco às ilhas desertas para ver os leões marinhos estavam canceladas, em vez de apanhar o ferry das 15h, foi logo o das 9:30... com muitas ondas e ventos fortes, lá se conseguiu encaixar no porto e estar em "terra firme".
Um belo passeio em Ameland!

Sem comentários: