terça-feira, outubro 11, 2016

ESA open day

A estação espacialeuropeia tem sempre um dia em que abre portas a todos os visitantes, gratuito mas com inscrição prévia.
Este ano fui experimentar com uns colegas do trabalho, e é giro, mas tem muita gente e requer ir cedo para ter tempo de ver tudo, ou ver mais.
Estava um dia terrível de chuva, momento sim, momento não, e como o campus é muito grande, dificultou a passagem entre edifícios. Como não é um parque de exposições, torna-se confuso circular nos corredores e tentar identificar os números dos espaços com o mapa. É muito interessante mas requer preparação de o que se quer ver/ouvir, tempo para ler e fazer perguntas. Tem muitas actividades dedicadas aos miúdos.
Estava lá o cientista dr Matt Taylor que ficou mais conhecido nas notícias por ter usado uma camisola infeliz aquando de um anúncio da missão Rosetta. O fim da missão tinha sido há apenas 2 dias.
Assisti a duas conferências: uma sobre uma futura vila a ser construída na lua, e o efeito de estadia prolongada nos humanos, osteoporose a pedir exercício físico, e estudos com efeitos de luz para ter a noção do dia equivalente ao da Terra; e o astronauta Franco Malerba (1º Italiano a ir ao espaço em 1992) estava mesmo à minha frente antes de falar sobre a experiência e, novamente, um regresso humano à lua para mais explorações.

Numa próxima visita, a ver se dá para aproveitar melhor o tempo e informação disponibilizada... 1º fds de Outubro!

Sem comentários: