quinta-feira, outubro 27, 2016

Restaurante Full Moon

Fomos até Haia experimentar o Full Moon, que tem 3 variantes, na versão hot pot, fondue chinês.
As mesas têm umas bases para manter os tachos quentes e cozinhar os ingredientes que escolhemos. Dividimos um caldo de cogumelos shitake e outro de (muito) picante Sichuan. Vegetais, carnes, cogumelos, marisco, raíz de lótus, dumplings, bolas de peixe... vai tudo lá para dentro a cozinhar! É bom para grupos e vamos variando o que se come.
Mas, como de costume, quando se deixam os Chinocas escolher o menu, vem sempre muita comida, em demasia, impossível de acabar. Experimenta-se tudo, fritos, a vapor, com molhos, folhados, carne, peixe...
Satisfação garantida! É preço fixo, por isso pode-se pedir várias rondas de ingredientes e pratos extra, com muito chá para empurrar, terminando com um geladito.

Da próxima vez a ver se tenho mais fome... é muito bom e acaba por ser saudável cozinhar em caldo fervente... tirando os fritos que se podem pedir à parte... 

terça-feira, outubro 25, 2016

Restaurante Abyssinia

Jantar sem talheres (com as mãos) é sempre aquela experiência que vale a pena por não estarmos habituados, principalmente com a ementa apetitosa da Eritreia e Etiópia. Desta vez levei as visitas ao Abyssinia, que ainda não tinha experimentado.
Um misto de carnes, de vegetariano e um de peixe picante, dá para experimentar muito e não conseguir comer tudo... a travessa enorme, a panqueca "azeda" para enrolar a comida, lamber os dedos e comer com gosto:
Zegni (The national dish) - Beef, hot and rich of spices. Served with yogurt or Ajibo (fresh cheese), salad and Enjera.
Kitfo - Beef, well done or medium fried to your taste. It's a kind of minced meat, hot with African spices. Served with Enjera, Ajibo (fresh cheese) and salad.
Doro Wot (Traditional weddingdish) - Chicken, eggs and yogurt or Ajibo (fresh cheese). Served with Enjera, salad and various sidedishes.
Alecha - Mildly spiced fried vegetable with butter-beans, carrot and potatoes. Served with warm lentilsauce, salad and Enjera.
Hilbut with Selsi - Hilbut is made of sprouted, dried broad beans and mixed with spices, beated to a light mousse, which gives it a subtle taste. Served with Enjera, Alecha and salad.
Doeba - Pumpkinsauce with Abyssinian spices. Sidedishes are Alecha and Temtemo. Served with Enjera and salad.
Zelbo Wot - Spinach with goatcheese and Enqulal Wot (spicy eggsauce). Served with Enjera and salad.
Assa - Marinated fish with Abyssinian spices, cut in small pieces; hot. Served with warm lentilsauce, salad and Enjera.


Acompanhámos com uma cerveja de ananás e outra de maracujá, doces e agradáveis. E depois uma caminhada para casa a ver se ajuda a digestão, muita comida... deliciosa!

sexta-feira, outubro 21, 2016

Dessert bar

Depois de hamburger e vinhaça, faltava a sobremesa! Um bar de sobremesas, como assim? Um sítio onde se vai tomar um chá ou café, com um menu extenso de coisas boas… hmmmmm, vamos a isso!
Iniciámos com o tradicional chá de menta fresca. Depois conseguimos alinhar 2 opções, a pensar em mais umas quantas… mas depois a gulodice não chegou para tanto, mesmo dividindo, o estômago extra dedicado à sobremesa tem limites…
Uma tarte tatin com pêras, tâmaras, pasta de amêndoa, figos e nozes pecan, com gelado de canela. E um moranguito. Boa, quentinha, com o gelado a derreter… hmmm!
E uma… os holandeses também gostam de colar palavras… wortelvijgennotenchocoladetaart, que é uma tarte de cenoura, figo, frutos secos e chocolate… pesadita mas uma delícia! O creme a cobrir a dita era muito muito bom, diferente do típico creme de bolo de cenoura, mais leve, mas melhor que chantilly puro, não ficou para mostra e só faltou lamber o prato…

E depois de tanta caloria, lá me empoleirei na traseira da bike da minha amiga (coisas Dutch, ter de saltar para a bike em movimento é algo difícil de mestrar, domar o medo de bater com os pés em algum lado, não saber quando há curvas e sentir o rabiosque a cada salto da estrada… uma aventura, mas ela insiste, e eu sou mais pesada que ela!) e depois da estação central em Mas fui a pé para casa, a ver se desmoía a coisa… uma tarde e noite muito bem recheadas, regadas e complementadas!

E no fds seguinte passei lá outra vez! 
Moelleux aux chocolat com frutos vermelhos, tipica tarte de maçã e um chocolate mud cake com “compota da mãe”. 
Que sítio belíssimo para uma pausa e momento doce do dia!

quarta-feira, outubro 19, 2016

Somm - vinhos

Forrado o estômago de hamburger, fomos à prova de vinhos, organizada pela Somm, dentro da igrejade S. Bavo, onde finalmente entrei.
Arquitectura bonita, vitral gigantesco, tectos trabalhados e em muito bom estado. Mozart tocou no órgão Christian Muller (magnífico, quase 30m de altura) quando tinha 10 anos, e Handel também tocou… o chão é totalmente preenchido de lápides, cerca de 1500, algumas do séc XV! Todas as noites, entre as 21 e 21:30 tocam os sinos para relembrar que era a hora de fechar os portões da cidade… costuma ter concertos de órgão, muitos deles gratuitos. Talvez um dia acerte na agenda e vá até Haarlem ouvir.
A ideia do evento era começar por experimentar 6 brancos e 6 tintos, dar a opinião na app, que depois fazia o nosso perfil e recomendava outros vinhos que estavam presentes nas diversas mesas dos produtores. Boa ideia!

Confirmei que dos brancos só gostei de pinot grigio (Saccheto L’ Elfo) e riesling (Winning Villa, Nierderberger, não era doce), e que não gosto de sauvignon blanc. Eu é mais vinho verde, na realidade… Dos tintos, por acaso gostei do sangiovese, e do Shiraz já sabia que ia gostar. Mesmo assim provámos mais de 20 vinhos, umas fatias de pão e estávamos prontas para a etapa seguinte…

segunda-feira, outubro 17, 2016

Thrill & Grill

Entre pizzas e hamburgers… venha o diabo e escolha, desde que sejam genuínos, vai tudo! O Thrill & Grill estava na lista dos sítios a experimentar, mas neste caso estava em Haarlem e vai dar ao mesmo.
Era cedo, mas chegámos na hora certa, depois de pedirmos encheu logo. A minha amiga pediu o mesmo, Peruvian Beef Thriller, 100% natural beef from Dutch dairy cows, avocado, tomato, Spicy Aji Amarillo Sauce, red onion, coriander and wasabi mayo on our toasted organic bun que acompanhámos com salada.

Que maravilha, carninha suculenta, cheia de sabor, ocasionalmente um engasgue de picantinho… não durou muito tempo no prato! Aprovadíssimo, mas deve ser melhor experimentar outra vez só para ver se é igual em Amesterdão… e falta provar as batatas!

quinta-feira, outubro 13, 2016

Seoul Food

O Seoul Food abriu recentemente no centro da cidade, com street food, comida simples e pronta a levar. Tem uns bancos agradáveis para esperar ou comer, e um cantinho para os miúdos, mas será mais fácil levar para casa ou ir comendo pela rua. Tem também artigos de supermercado para vender, chás, massas, molhos, bebidas, chips de algas...
Experimentámos: 
Mandu - Steamed pork and beef dumplings
Chapche - Sweet potato noodles stirfried in sesame oil with vegetables and marinated bulgogi beef
Kimchi Bokkeum Bap - Kimchi fried rice, fried onions, seaweed & sesame topping, topped with fried egg
Sewoo Bbang – Spicy shrimp Korean flatbread with lettuce, coleslaw, pickled cucumber and fried onions
Tudo o que tenha kimchi convida a beber um sumo para aliviar o picante, mas os sabores são todos bons, quantidade suficiente e preço muito convidativo. Recomendo!

terça-feira, outubro 11, 2016

ESA open day

A estação espacialeuropeia tem sempre um dia em que abre portas a todos os visitantes, gratuito mas com inscrição prévia.
Este ano fui experimentar com uns colegas do trabalho, e é giro, mas tem muita gente e requer ir cedo para ter tempo de ver tudo, ou ver mais.
Estava um dia terrível de chuva, momento sim, momento não, e como o campus é muito grande, dificultou a passagem entre edifícios. Como não é um parque de exposições, torna-se confuso circular nos corredores e tentar identificar os números dos espaços com o mapa. É muito interessante mas requer preparação de o que se quer ver/ouvir, tempo para ler e fazer perguntas. Tem muitas actividades dedicadas aos miúdos.
Estava lá o cientista dr Matt Taylor que ficou mais conhecido nas notícias por ter usado uma camisola infeliz aquando de um anúncio da missão Rosetta. O fim da missão tinha sido há apenas 2 dias.
Assisti a duas conferências: uma sobre uma futura vila a ser construída na lua, e o efeito de estadia prolongada nos humanos, osteoporose a pedir exercício físico, e estudos com efeitos de luz para ter a noção do dia equivalente ao da Terra; e o astronauta Franco Malerba (1º Italiano a ir ao espaço em 1992) estava mesmo à minha frente antes de falar sobre a experiência e, novamente, um regresso humano à lua para mais explorações.

Numa próxima visita, a ver se dá para aproveitar melhor o tempo e informação disponibilizada... 1º fds de Outubro!

quinta-feira, outubro 06, 2016

Café de Paris/ Metropolitan

Aproveitando uma esplanada num dos últimos dias solarengos e amenos (hoje de manhã já estavam 5 graus, já tive de tirar a bóina e luvas para usar...), o Café de Paris - Metropolitan tem boas opções para pequeno-almoço, brunch ou almoço simples.
Depois de umas mimosas, uns ovos Metropolitan escalfados, em brioche, com bacon, abacate e molho holandaise; e um croque burger, a tosta com queijo derretido/ grelhado com hamburger, queijo e jalapeños. Ambos bem servidos e no ponto, escolha certa!

terça-feira, outubro 04, 2016

Teatro Stasschouwburg sala antiga

tinha ido assitir a uma peça no teatro Stadschouwburg mas tinha sido na sala nova. Faltava a sala principal, a antiga!
Por viver na zona, tive direito a bilhete gratuito e desconto para acompanhante para a peça "Glazen Speelgoed" / "The glass menagerie", com legendas em inglês.
Tem outro encanto e é agradável, embora depois de quase 3h se gostasse de esticar as pernocas. Peça interessante com algum humor, apesar da desgraça da época e da mãe chatinha que queria o melhor para os filhos. 
Também há visitas guiadas ao teatro mas nunca fui, talvez um dia.