sexta-feira, dezembro 04, 2009

Árvores da época, Sinterklaas


A árvore do jardim rapidamente ficou despida, já há muitas semanas.

Tem estado menos frio que no ano passado, foi o Novembro mais quente desde 1901 e nesta altura em 2008 já nevava.

Esta árvore é natural e está em Schiphol, à saída do aeroporto. Cheira bem, cheira a verde :)
Comentando com colegas, dizem-me que Schiphol é internacional, não é considerado Holanda. Porque as árvores de Natal só podem ser montadas depois de amanhã, dia 5, Sinterklaas. Antes disso não se podem ter decorações de Natal…
O stress dos miúdos termina amanhã. Nas notícias diárias que acompanham a viagem e chegada do Sint-Nikolaas, já houve a notícia de que alguns presentes não tinham sido entregues... e eles ficam tristes por pensar que serão os deles. E que se perdeu o livro do senhor, onde estão as moradas e nomes dos meninos, bem como as suas listas de pedidos e a indicação de se terem portado bem ou não. Os sapatinhos têm recebido pepernoten e outros doces como rebuçados ou caramelos. Escrevem-se poemas e constroem-se surprises para dar entre família. 1 ou 2 presentes para cada um. Deixam-se cenouras e água para o cavalo. Mas depois há miúdos que questionam porquê, já que quem desce pela chaminé são os zwarte-Pieters (Pedros pretos), que assim o são devido à fuligem, claro. Depois de carregarem e distribuírem as prendas todas, levam os mantimentos para o cavalo do Sint, já que eles andam a pé... Tudo tem explicação! E claro que dizem que o Sint Holandês é muito mais giro que o Belga, que tem cores diferentes e o chapéu é menos engraçado... que têm de ter muito cuidado a fazer zapping senão os miúdos vêem o Sint Belga e ficam todos baralhados...
Bom, tenho de voltar ao trabalho que o Sint também costuma passar aqui e eu tenho de me portar bem senão não tenho direito a chocolate com a minha letra!

1 comentário:

Gosto design lifestyle disse...

o drama do sinterklaas... eu ca tambem so os deixo seguir o sinterklaas journal, se vem os outros canais baralham-se como dizes... mas mesmo assim nao nos poupou as lagrimas, quando ouviram que os presentes tinham desaparecido... acreditam tao piamente... afinal nao podia ser de outra forma, quando um pais inteiro compactua numa fantasia... nao e fantastico?

a arvore, ca em casa so no domingo!