Daqui a menos de um ano decorrerão os JO em Pequim e nota-se muito a preparação para o grande evento. Os estádios estão a um ritmo avançado de construção, à sua volta nascem hotéis e infra-estruturas de apoio.
O estádio "birds nest" com obras a decorrer:
Este acho que é da natação e vai ter ecrãs em cada "célula" do exterior:
Nas ruas encontram-se placards com animações educativas, exemplos de acções certas e erradas. Transmite-se que é errado assobiar nos jogos, cuspir para o chão, empurrar, etc. Nas paragens de autocarro há pessoas que “ensinam” a fazer uma fila “civilizada” para entrar no transporte, porque o conceito de passar à frente e não respeitar a fila é frequente.
Existem muitos anúncios alusivos, bem como lojas de merchandising oficial um pouco por toda a cidade.
Fazem-se ensaios, os voluntários já andam nas ruas, recebem-se os inspectores para avaliar a qualidade do ar, restringe-se a circulação de veículos à paridade das matrículas, de modo a diminuir a poluição e o trânsito caótico.
Claro que há manifestações, pessoas obrigadas a mudar de casa porque vai ser construído algo nesse local.
Sabendo que nem tudo é livre na China, e que a imprensa está sob algum controlo algo comparável a censura, poderá ser difícil controlar os milhares de jornalistas que irão assistir e comentar os jogos e a vivência.
JM
1 comentário:
Censura? Na China! Achas? Diz quem sabe que trabalham menos pessoas na censura Chinesa do que a populacao Espanhola...
Mas mais do que a Portuguesa!
Enviar um comentário