segunda-feira, junho 30, 2014

Restaurante Di Sale

Jantar de amigas, italiano Di Sale, restaurante de bairro de gente fina.
Entrada surpresa de espargo enrolado em presunto fininho, era bom.
Ostras com opção de adicionar tabasco, mas limão fica sempre melhor, simples e fresco.
Vieiras grelhadas com puré de abóbora e molho de laranja. Para a próxima será a minha entrada!
Massa fresca caseira “Scialatielli”, com frutos do mar e beringela; com ragú de borrego e queijo pecorino; com creme de "Parmigiano Reggiano" e trufas frescas.
Tiramisú cremoso e “mole”; bolo de chocolate preto.

Serviço simpático, mas aconteceu ela pousar o guardanapo de pano em cima da vela e começar a arder na mesa do lado… e depois deixou cair a garrafa de água no chão, mas felizmente não escorregou em cima. Tudo ok, ambiente descontraído.

sexta-feira, junho 27, 2014

Bolacha no Van Stapele

No Van Stapele há um produto... uma sra bolacha! Que pode ser acompanhada de chá ou café. Bolacha de chocolate, preto, branco e de leite. Morna saída do forno, cheirosa, crocante e deliciosa... Coisa séria para experimentar e devorar... e resistir a comprar a 2°... e é tão perto de casa, que perigo!

quarta-feira, junho 25, 2014

This works

No hotel Crown Plaza deram uma amostra de produtos “This Works” para dormir. Um stick para os pulsos com eucalipto e um spray para a almofada com alfazema e camomila. Dormimos bem... sabe bem, parece bem, natural. É inglês mas encontrei uma loja em Amesterdão que vende, a Cosmania. E tem boas sugestões de presentes, desta e de outras marcas. 

segunda-feira, junho 23, 2014

Lego – Art of the brick

No Amsterdam Expo, a arte das peças de lego convida à descoberta.
Longe das casinhas e cenários típicos das nossas construções infantis, há peças enormes, verdadeiras esculturas, coloridas e surpreendentes. Os quadros são em 3D mas feitos numa espécie de tela, 100% lego, claro, com as cores da pintura, e são imediatamente reconhecíveis!
Muita criatividade, paciência enorme, dias seguidos de volta de uma construção, muita cola e milhares de peças. O guia áudio explica mais alguns pormenores e histórias de algumas das criações.
Posso levar o Mickey para casa? Será que o sr aceita encomenda de auto-retrato?
Um filme dá-nos a conhecer a fábrica na Dinamarca, um armazém na República Checa, processo criativo, máquinas de moldes, montagem, pintura, embalagem... um mundo que alimenta criações para todas as idades, das simples peças duplo aos complicados mindstorms.
Não são só construções estáticas, geram emoções e impressionam.
E no final há peças para brincar, já estava cheia de vontade de montar qualquer coisa (ainda que sem nexo). A loja tem livros e algumas construções, as pantufas eram giras mas começou agora o Verão e não apetece pensar nisso.

Até 14 deSetembro, vale muito a pena a visita!

sexta-feira, junho 20, 2014

Ghent

Faltava-me Ghent das cidades Belgas mais visitadas (depois de Bruxelas, Antuérpia, Brugges...). Num Domingo em que praticamente tudo está fechado, mas mesmo assim foi muito difícil estacionar o carro, resta cirandar pelas ruas sem mapa, seguindo os mupis e indicações turísticas que se encontra pelas ruas. Um ou outro mercado, antiguidades. Praças catitas, ruas antigas, meio deserto em dia cinzento, pena.
Castelo Gravensteen, dos condes (não visitei por dentro)
Graslei e korenlei, a ladear o rio Leie.
Catedral de S. Bavo (em restauro) com a adoração do “Mystic Lamb”, que fiquei a conhecer por ser mencionado no filme “The Monuments Men”.
Belfry, símbolo da cidade e a catedral de S. Nicolau.
Posto dos correios.
Ao acaso umas lojas abertas para trazer cerveja, mostarda e o postal da praxe.

E lá experimentámos os cuberdons, narizes roxos típicos da cidade. O aspecto faz pensar em chocolate, mas nada disso, goma arábica de amoras vermelhas, tipo cola grossa e muito doce. Muito estranho, não é coisa de se comer 2 ou 3, 1 já custa!

quarta-feira, junho 18, 2014

Palácio Het Loo p2


Os jardins são muito bonitos e estão bem cuidados, com a simetria característica do séc XVII. Já passou a época das flores, talvez fosse ainda mais colorido há umas semanas atrás.
Espaço para chá, labirintos verdes e repuxos frescos. Dá para passeios depois da parte delimitada do palácio, mas melhor num dia sem chuva e frio...
 Também se podem visitar as cavalariças, com as carroças, os veículos oficiais, fardas, acessórios...
e noutro lado muitas e muitas medalhas, símbolos de ordens e países, nomeadamente Portugal!

segunda-feira, junho 16, 2014

Palácio Het Loo p1

Já há vários anos que queria visitar o Palácio Het Loo e seus jardins, mas não é muito perto de Ams e requer alguma disponibilidade, de carro alheio e companhia.
Infelizmente era dia de chuvita e esqueci o cartão dos museus que me teria dado entrada gratuita... mas finalmente consegui a visita. 
O palácio tem mais de 300 anos e foi residência oficial da família real.
A maioria das explicações está em Holandês e não percebi porque havia alguns manequins em algumas salas, cujas vestes seriam mais modernas que as peças e decoração em seu redor.
Salas bonitas, quartos de dormir, de estar, de brincar, de jogar, de vestir, escritórios... mas na maioria muito escuros, as paredes, tapetes, iluminação, pesados. E com tanta falta de luz deste país... não ajuda a ter dias alegres!

quinta-feira, junho 12, 2014

Supermercado Búlgaro

Há uns anos, enquanto treinava para a meia-maratona, passei a correr por sítios pouco conhecidos e notei um supermercado Búlgaro. Consegui encontrar o endereço e fui espreitar (Johan Huizinglaan 181, perto de Lelylaan). Tem tudo, mas escrito na língua local e nada intuitivo... bolachas, chocolates, iogurtes, queijos, enlatados, frascos... arrisquei em 3 coisas e foram acertadas, descobri que tenho uma colega Búlgara e ela confirmou a qualidade e marca dos produtos. Não é caro e tem horário de abertura alargado. Bom poder experimentar coisas novas e descobrir novos sabores!

sexta-feira, junho 06, 2014

Le Fou Fow

Já me tinham recomendado o ramen do Le Fou Fow e todas as críticas apontavam para o ramen autêntico, como os originais no Japão.
Sem base de comparação, consegui lá ir num dia de semana, fecha às 17h, fica por cima do toko Dun Yong. Já lá tinha ido à loja várias vezes, tem um pouco de tudo mas mais cara que a maioria. Só que nunca tinha reparado no sinal que anunciava o “restaurante” no 2° andar... que deve lá estar há mais de 2 anos!
Desculpe, estou esgotado, fiquei sem ingredientes... como?? Mas...
Vai demorar uns 40mins porque tenho de fazer várias coisas de raiz... Nós esperamos!
Vieram pelo menos mais umas pessoas e o sr recusou... que sorte! Uma revista mostrava 95 tipos diferentes de ramen, mas era tudo em Japonês. Dava para ver que as fotos eram diferentes!
Pedimos umas guiozas para entreter até ele poder conseguir cozinhar os noodles e os ovos. Maravilhosas, muito saborosas, massa tostada, aquele molho de vinagre leve.
Só há 3 opções mas neste caso só deu para escolher entre o caldo de porco ou de vegetais, um de cada! O de porco sabia mesmo muito a porquinho, só para quem gosta!  
É uma grande quantidade, mas a verdadeira dificuldade é conseguir comer os noodles com a colher e pauzinhos... japoneses, cuja ponta é ainda mais fina que a dos pauzinhos chineses. E a massa escorrega... o truque é enrolar a massa, mas tem de ser com os pauzinhos quase na horizontal e dar voltas a apoiar nos lados da tigela. Lá para o fim já conseguia... ufa!

Este post tem prazo, até Julho! O sr estava cansado, disse que o movimento tinha sido anormal para dia de semana. Fecha em Julho e está à procura de novo sítio para abrir. Espero que consiga, é realmente muito bom, mas o sr precisa de ajuda, mais tigelas e mais stock de ingredientes para dar resposta à procura J que mantenha o sabor genuíno!

quarta-feira, junho 04, 2014

1os socorros

Em Portugal gostava de ter feito curso de 1os socorros, é útil. Juntei-me às mamãs e papás e fiz um workshop de 1os socorros para bebés. Há partes que se adaptam a todas as idades, naturalmente, como a reanimação. Mas muitos procedimentos são comuns e é bom saber como reagir e primeiros cuidados a ter.
A sra é enfermeira do Saint John Ambulance, é tudo em Inglês e praticámos com bonecos bebés, crianças e adultos.

Também existe uma app que pode ser útil em caso de emergência, mas o melhor será investigar antecipadamente e reter algumas ideias básicas.

segunda-feira, junho 02, 2014

101 Singel

Jantar com colegas no 101, que tem um logotipo engraçado. Como tinham acabado um “restaurant week”, a cozinha precisava de descanso e o menu era muito reduzido L estava já a sonhar com as vieiras mas fica para a próxima.
Serviram uma entrada surpresa de vários tipos de tomate e couscous (canto superior direito).
Cavala, milho, couve-nabo, cebola vermelha e couve chinesa (canto inferior direito), fresco e leve.
Pato, rabanete, pakchoi, miso e aloe vera, e tinha feijão frade (lado direito abaixo do tomate), prefiro o pato mais cozinhado e estava um bocadinho salgado.
Lombo de vaca com cenourinhas, bulgur, alcachofras (meio do lado esquerdo), muito tenro e saboroso.
4 tipos diferentes de morangos, com gelatinas e mousses (canto superior esquerdo), inovador e muito bom.
Chocolate e cerejas, em várias texturas (canto inferior esquerdo), delicioso. 

O serviço foi simpático e os pratos são trabalhados, a cozinha trabalha com dedicação e gosto.