terça-feira, maio 20, 2014

Kinderdijk p1



6 anos na Holanda e nunca tinha ouvido falar no Kinderdijk, oops, falha! Foi preciso a visita do P., S. e I. para ficar a conhecer mais um património mundial protegido pela Unesco.
Para ir de Amesterdão com transportes é coisa para o dia todo, muitas mudanças. Felizmente a M. emprestou o carro e fui com as visitas até perto de Roterdão, ver os moinhos.

O preço da entrada inclui a visita a um moinho, mas pode-se combinar com o passeio de barco, poupando escassos 50 cêntimos da compra em separado... que depois se podem usar na wc... ou então não se paga porque em vez de uma sra com ar ameaçador há uma caixa muda. Já paguei entrada e ainda tenho de pagar wc?? 50 cêntimos??
O passeio de barco é agradável, cerca de meia hora a navegar pelo dique, apreciar os moinhos, os patinhos (viva a Primavera!) e a paisagem.
Depois podemos ver um filme sobre a área e a época. Havia muitas excursões, entrámos na sala. Ia ser falado em Holandês com legendas em Francês... oops! Mas dá para perceber +-... que há tantas teorias para o nome do sítio, dique da criança, que nenhuma é a oficial.

Na oficina das madeiras haverá workshops a explicar e exemplificar, mas já era hora de fechar e não estava lá ninguém, só muitas lascas a manter o aroma característico. 

Sem comentários: