quinta-feira, julho 19, 2007

Metro do Porto


O símbolo “M” faz-me pensar no Metro com uma Minhoca em Movimento.

As linhas do metro do Porto são enormes, como comboios regionais.

Talvez por ser recente, tem muitas medidas engenhosas e aparenta funcionar muito bem.
Porque temos em Lisboa os horrorosos controlos de passagem cujas portas se fecham em cima de nós e são lentas nas horas de ponta e no Porto há confiança e apenas se pede para validar o bilhete? Seremos menos honestos?
Aqui ainda se fuma na plataforma e atira-se a beata para a linha, fica muito bonito!

Aquela regra cívica de encostar à direita nas escadas rolantes nem sempre é bem aceite, porque não temos esta msg aqui? Dava um jeitão quando temos pressa (quase sempre) e as pessoas ficam todas incomodadas quando se pede licença para passar.
Mas melhor é o "Antes de entrar, deixe sair", que aqui também seria muito útil! É preciso empurrar e gritar com licença, deixem-me sair!

Este metro é pouco subterrâneo e circula bastante na superfície. O acesso às linhas é perigosamente fácil, apesar do “Danger, don’t cross” que talvez devesse ser traduzido.

E o andante anda mesmo!
JM

1 comentário:

macaca grava-por-cima disse...

Gosto especialmente da dica cívica: "Antes de entrar, deixe sair"... Será que as pessoas não percebem que se trata de uma lei da física??? Para entrarem têm que deixar sair em primeiro lugar as pessoas que vão lá dentro. IRRA!!! Será assim tão difícil de perceber??
Para quando a frase estampada nas portas do Metropolitano de Lx? E mesmo assim não sei se daria resultado...