quarta-feira, março 15, 2023

India - Mumbai

India, destino possível mas menos apetecível. Estive quase para ir em trabalho mas não chegou a acontecer.
Oportunidade de ir em ambiente privilegiado (ele em trabalho com bom hotel e motorista, eu pago o extra e também posso usar o motorista)... mas grávida...
E fui! Exames feitos, muitos cuidados, sem arriscar na comida e passeios, com máscara (não só pelo Covid mas também por outras doenças possíveis). Foi em Novembro de 2022.

E que saudades de viajar! Ver filmes no voo! Aventura!

Começamos em Mumbai (pka Bombay) com algum calor mas não sufocante, com muito trânsito, muitas apitadelas, bastante caos, lixo em todo o lado, muita construção (para ajudar ao caos no trânsito), a pobreza nas favelas ou debaixo da ponte, ou simplemente no meio da rua.
Reciclagem? Nah... 
Contraste entre o muito simpáticos e prestáveis, a roçar o demasiado humilde/submisso. E ver noutros um desrespeito pelos empregados do hotel ou restaurante e tratá-los mal... só porque tem dinheiro para ir ao restaurante ou ficar num hotel? Triste de ver. 
Quando trazem os pratos, fazem questão de servir, ok, pode ser, mas não tem de ser. Mas daí a chamar ou mandar o sr vir para voltar a encher o prato porque quer mais... oh homem não pode servir-se sozinho, precisa do escravo? :(

Mumbai, 2a cidade maior da Índia (a seguir a Dehli) com, pelo menos, 20 milhões de pessoas (Portugal x2!) mas ouvi locais a dizerem que todos os dias chegavam milhares de pessoas à cidade para se instalarem... algures...

Em termos de poluição, em Heemstede temos valores entre tipo 2-5, em dias menos bons temos um 6 ou um 7.

Em Mumbai nunca era abaixo dos 200 e tal... e em Dehli, no fds em que estive em Mumbai li no jornal local que atingiram 300 e tal e veio nas notícias que a actriz Priyanka Chopra tinha lá chegado com máscara por causa da poluição.

Dá uma noção de perspectiva... 7 em Heemstede é poluído? Viver em Dehli e ter bebés a crescer com 300 e tal de poluição... passo! 

Gateway of India a celebrar a visita do 1o monarca britânico a visitar em 1911.

Taj Mahal Palace Hotel onde queriamos descansar para um refresco (certamente caríssimo mas altamente recomendado), mas mudaram as regras e só dava para hóspedes. Muito bonito e luxuoso, não ficaria lá mas os olhos também apreciam as vistas.

A torre de relógio Rajabai dentro da Universidade de Mumbai, em frente a um parque grande onde a meio do dia com bastante calor, se jogava cricket de manga comprida...
Edifícios bonitos na zona de Churchgate, estação de comboios, e um riquexó, não andei mas havia muitos!


A maior lavandaria a céu aberto do mundo, Dhobi Ghat com mais de 125 anos. Durante 18-20h por dia, a roupa é lavada e tratada por cerca de 7000 pessoas e depois transportada para toda a cidade.
Viam-se estendais só de tshirts brancas ou calças beges... como funciona? Como sabem de quem é qual peça? Registam tamanho e marca da peça? Tiram foto? Lavam com algo tipo etiqueta com alfinete e código do dono? Mistério... Ouço que não há confusão e troca de peças/dono. Organização impressionante!

Sem comentários: