terça-feira, março 21, 2023

India - Comida

A comida... gosto sempre de provar coisas novas e tinha uma lista gigantesca de sugestões e "must haves" dos inúmeros colegas indianos... Que são sempre muito insistentes em que temos de provar isto e aquilo, sim sra. Mas depois provarem de cá ou de outros países... ah não é picante... pois não, não tem de ser sempre picante... mas eu percebo, estão habituados e custa abrir horizontes.

O Thali é assim um "pijaminha" de vários pratos e molhos, na maioria podemos repetir o "crepe/wrap/panqueca" e até pratos, mais peixe, mais vegetais... comer até o estômago pedir para parar :D
Para beber provei um "solkadhi" feito com uma fruta da família de mangostão - kokum.
E jalebi de sobremesa (demasiado doce) e kulfi (gelado de leite condensado). Depois tinha uns "verdes" para ajudar a digestão, para mastigar com umas especiarias mas não gostei. 

No hotel tinha sempre snacks diferentes ao pequeno-almoço, salgados tipo "almoço". Ia experimentando um pouco de tudo. E iamos comendo em "restaurantes" mas sem ser comida de rua, desaconselhada aos estrangeiros, arriscando consequências de condições de higiene limitada, embora na maioria com bom aspecto e de preços ridiculamente baixos.

Idli, tipo panqueca de arroz.
Pav bhaji - os pães fofos com muito "molho"
Rava dosa - "panquecas crocantes" todas boas com vários toppings, neste caso c batata lá dentro
Dahi sprouts chat - vegetais cobertos de "molho" com iogurte. Sempre muitos molhos.

Conhecidos pediram vários petiscos por isso não sei bem o nome...
Onion pakoda, como se fossem os nossos "peixinhos da horta" mas com rodelas de cebola.
Camarões, frango com um molho verde e peixe "bombil", típico de Mumbai, levezinho e apetitoso.

Num restaurante the marisco e peixe, "Mahesh Lunch Home" tive pena de não ter 2 estômagos... foi absolutamente maravilhoso, um "fish biryani" e um "fish masala" acompanhado com "buttermilk with spices".
Das melhores memórias de Mumbai!

Na rua, para além das barraquinhas e comida ou fruta, também havia de bebida, cana de açúcar, mas não experimentei. Para além de água engarrafada e bebidas em restaurantes, era melhor não arriscar muito...

1 comentário:

Tiago Tavares disse...

Tão bom isso tudo!! Saudades da Índia...
Em nossa casa a Nayan cozinhava essa fritanga de cebola e várias vezes disparou o alarme de incêndio :) mas era mesmo bom!