quinta-feira, agosto 30, 2018

Mosselen & Gin

Tal como o nome indica, no Mosselen & Gin há muitos mexilhões e G&Ts, dos bons J  comecei com o Opihr gin Fever-tree indian tonic, lemongrass, ginger (bom aperitivo) e emparelhei com o Infused gin with strawberry, lime and ginger Fever-tree ginger beer, strawberry, lime (já na categoria dos doces).
Em ambiente de celebração de aniversário, partilhámos quase o menu todo das entradas, tudo bom:
grilled octopus, antiboise, lemonmayo
lobster croquettes and shrimp bitterballs
ceviche sea bass, shrimps, popcorn, leche de tigre
smoked mackerel apple, tomato jam
Na parede das escadas explica a importância e valor nutricional dos mexilhões, saudável!
soft shell crab avocado, grapefruit, fish sauce, coriander
Nos pratos principais, também partilhei e provei quase todos:
mussels thai / fries spicy coconut curry, lime leaf, sereh, coriander
mussels mustard / fries mustard, cream, gin, shallot
shrimp burger / fries spicy shrimps, avocado, tomato, lemonmayo           
Para acompanhar as batatas fritas vêm para a mesa as doses individuais de maionese, mas também uma bisnaga da maionese da casa, que tem… gin! Pode-se comprar para levar para casa, é boazinha sim senhora!

fish n’ chips haddock, homemade piccallily
grilled vegetables / fries fennel, asparagus, garlic, carrot, egg, orange dressing
As gulodices pediram uma sobremesa de cada e muitas colheres…
panna cotta mango, coconut
choco creme raspberry
Um sítio giro para jantar e para copos, com esplanada simpática, serviço rápido e não muito caro (dependendo do número de G&T…).

quarta-feira, agosto 29, 2018

Droog

Com uma colega Holandesa, depois de umas horas de compras nos saldos, fomos descansar e petiscar no Droog, que eu desconhecia. Para além do café quase escondido, tem loja, galeria, um jardim muito curioso e espaços para outras actividades artísticas. As escadas indicam as calorias gastas nos degraus subidos, olha que boa ideia!
 A decoração do café é muito agradável, moderna, com objectos desenhados por estudantes artistas que podem ser comprados. 
Salada de lentilhas com tomate cherry grelhado, mirtilos e pistachios, com molho de manjericão.
Salada de vegetais grelhados com queijo feta, menta e manjericão – era muito saborosa e completa.

Cheirava muito bem a bolo no forno e tinha também scones, prometo voltar para provar! Apesar de estar no centro da cidade onde passam muitos turistas, como o café não está ao nível da rua, passa despercebido e é mais frequentado por locais, que conhecem alguns tesouros da cidade…

terça-feira, agosto 28, 2018

Razmataz

Em jantar de trabalho, um colega conhecia um dos chefes no Razmataz e levámos a equipa Americana a provar um dos mais de 50 gins que lá têm à escolha.
Do menu tivemos um ceviche de solha, com pimentos, manga, cebola roxa, abacate e coentros – fresco e agradável.
Depois uma segunda entrada curiosa e deliciosa com mozzarella de Groningen, feijões borlotti, molho de tomate fumado, chili, pérolas de balsâmico e migalhas crocantes.
Para a maioria, costoleta de porco Ibérico com ameixas, puré de abóbora, cenoura e laranja. Para mim um peixinho haddock (primo do bacalhau) com couscous, romã, molho harissa e nozes, que era muito saboroso!
A sra mais simpática estava lá há pouco tempo, e o único senão foi ter demorado muito, mas a conversa era agradável, por isso passou-se bem...

segunda-feira, agosto 20, 2018

Prinz Wolf


Desde que tínhamos provado o Wolf Atelier, que estava na lista o Prinz Wolf, dedicado aos tártaros.
Tem mais pinta de sítio para jantar e copos, mas fomos abrir o sítio para brunch, apesar de não ter menu dedicado, só o facto de as ostras serem mais baratas aos domingos.
Veio o tártaro classic com cebola agridoce, maionese de mostarda e caviar de arenque que era muito bom. Um ovo panado com presunto pata negra e molho hollandaise. E um ceviche de camarões Argentinos com rabanete. Tudo teve boa recepção!

sexta-feira, agosto 10, 2018

Café Chris


Digo sempre que todas as visitas são diferentes, e continua a ser verdade, têm sempre sugestões ou pedidos distintos e acabo sempre por conhecer novos locais. O “brown café”/ Dutch pub mais velho da cidade? Olha, não faço ideia!
Lá encontrámos o Café Chris de… 1624! :O
Pedimos uma jola e sentámo-nos lá fora ao lado de Dutchies locais, que não se importaram e até meteram conversa. Apesar de estar no centro da Jordaan, acaba por estar meio escondido e mais frequentado por locais, que passam e se conhecem e juntam-se à mesa, cães incluídos… agradável!

quinta-feira, agosto 09, 2018

Bolacha no Lanskroon


Cirandando pela cidade, por vezes apetece descansar e beber um chá. E notei que o Lanskroon tinha recomendações de publicações estrangeiras à bolacha caseira stroopwaffel. Olha, esta não conhecia, queria uma sff! Hiperdoce e mais crocante que o costume, não é coisa de comer mais que uma, já sendo difícil comer uma inteira, sugiro partilhar e acompanhar com um café ou chá sem açúcar…
Tem muitas outras bolachas/ biscoitos caseiros que se adivinham ser bons, provámos uma com framboesas e era docinha e crocante, com ar de "caseira".

quarta-feira, agosto 08, 2018

Bonés personalizados


Tive visita de uma amiga francesa e fomos ao mercado do costume (Albert Cuyp) provar as iguarias locais. Demos com a banca do Sergio com os seus bonés personalizados e a Alice quis encomendar um. Escolhe-se o tipo de boné, o estilo da fonte (criações originais), cor e depois a máquina faz o resto!
Demora um bocadinho mas seguimos o nosso roteiro e voltamos ao fim da tarde. De qualquer modo ele ia estar no mercado de Nieuwmarkt no Domingo e podíamos ir lá também buscar o boné. Cliente satisfeita!

terça-feira, agosto 07, 2018

Praga – Café Savoy


Para lanche no dia seguinte, fomos ao café “hiper fancy” Savoy, onde estava recomendado experimentar o “fruit curd cheese dumplings”que está na lista de pratos principais (não é entrada nem sobremesa). Dissémos que queríamos partilhar, por isso veio já dividido em 2 pratos. E realmente seria demasiado para comer sozinha, ou para lanchar, é muito! É ok, não é muito doce, curioso com a fruta por dentro (caroço incluído), pode-se regar com a manteiga derretida (mas não precisa…) e salpicar de migalhas de “gingerbread”, que dá um toque agradável.
Muitas sras a tomar o seu chá, a ir comprar o seu pão ou croissants para o lanche. A montra da pastelaria dava para salivar com alguma rapidez, e dava para ver os pasteleiros em ação no piso de baixo, sem segredos.
O tecto maravilhoso neo-renascentista de 1893 resistiu à 2a Guerra mundial porque o taparam e assim passou despercebido...

segunda-feira, agosto 06, 2018

Praga – U Veverky


Para jantar, tentámos encontrar algo “típico” e relativamente perto do hotel, fora da zona central turística.
Demos com o U Veverky que é um pub local com decoração engraçada de rádios muito antigos. Tivémos alguma sorte em arranjar mesa sem reserva, tinha vários jantares de grupos e muitos locais a degustar a sua jola ao final do dia.
Veio a schnitzel gigante com batata e um goulash com muito molho e umas fatias de “pão tipo bao”. Eram porções gigantes… de preço acessível, serviço simpático e com sorte de ter o menu em ingles. Ninguém sai dali com fome!

sexta-feira, agosto 03, 2018

Praga – Home Kitchen


Para almoço tardio, fomos ao HomeKitchen, moderno e convidativo para uma leitura e dois dedos de conversa.
Uma salada de perú com quinoa, abacate, tomate seco e amendoins - fresca e saudável. 
Um risotto de trigo sarraceno com leite de coco, cogumelos shitake, cenoura, alho francês, coentros e lima - nunca tinha comido trigo sarraceno assim, é bom! 
Serviço simpático e despachado, com sorriso e eficiência, o que se quer!

quinta-feira, agosto 02, 2018

Praga – Trdelník


No avião para Praga vimos algumas sugestões de sítios par air e fomos descobrir e provar o trdelník na U Kajetána, um bolo “chaminé” como o dos Húngaros, em rolo e com um cheirinho irresistível… canela incluída. 
O sugerido era o Royal Kiss com framboesas. Era uma coisa maravilhosa e ainda bem que foi dividida por 2, porque era um desafio comer aquilo tudo… muito, muito bom! Devia era haver uma versão mini para poder provar outros sabores…

quarta-feira, agosto 01, 2018

Praga – vistas p2

No 2o dia caminhámos pelo parque com muito verde e arvoredo bonito em direção ao centro. Tem um “elevador/teleférico”, mas como fizémos a descer, não foi necessário usar. 
Visitámos o museu de arte moderna Kampa que tinha uma exposição de fotografia de Cecil Beaton, fotógrafo da casa real Inglesa e de muitos actores famosos como Audrey Hepburn, Marilyn Monroe ou Greta Garbo (expo até fim de Outubro).
Depois fomos procurer o mural “John Lennon”, cheio de mensagens coloridas, de paz, de activismo, e de turistas que não dão espaço par aver a coisa, mais uma selfie, mais uma foto assim e assado… adiante…
Comprámos bilhetes de 24h para os transportes e andámos de tram, bus e metro. Mesmo assim andámos mais de 15km e 10km nos 2 dias… achei que a decoração da paragem do metro me fazia lembrar uma loja da nespresso com a parede forrada a cápsulas coloridas… a imaginação tem destas coisas… descemos a avenida Wenceslau que tem o Museu Nacional no cimo, edifício muito imponente.

Na zona do bairro Judeu, vimos a Sinagoga“velha nova”, mais antiga em funcionamento na Europa, e espreitámos o cemitérioJudaico com milhares de lápides… foi sorte, vimos uma fila de pessoas a espreitar por um buraquinho no muro, e achámos por bem ir para a fila e ver o que era…