quarta-feira, agosto 30, 2017

Turn it

Num restaurante, quando estávamos à espera que reparassem em nós, reparei eu nesta coisa. Não é uma vela, é de dia e não é preciso luz… diz para virar ao contrário… ahhhh, ora muito bem! 
E não é que resulta? Vermelhinho e vinha logo o sr à mesa perguntar o que era e virar aquilo ao contrário, devia haver mais disto por aí!

sexta-feira, agosto 25, 2017

Amsterdam pride parade 2017

A pride é sempre uma festa colorida e alegre, mais que nos dias do Rei. Desta vez houve pinturas, corações, estrelas, cabelos rosa e o carimbo das riscas arco-íris para todos!
#you are you / “proud to be your friend” do barco da Polícia / “I’ll grab you with my pussy” de uma sra que fez a tshirt / “No Hate” / “Celebrate Diversity”

quarta-feira, agosto 23, 2017

Pr1mi

Queríamos ir às pizzas em Ams Norte, mas estava a chover. Quis ir ao frango tuga piripiri mas estava fechado... vimos o Pr1mi e entrámos, já havia muita fome para andar a cirandar à chuva por mais sítios.
Partilhámos um Homemade Tagliatelle Lamb ragu, toasted almonds and Goat cheese (tenrinho e massa fresca) e um Risotto prawns, bisque, calamari and cream peas (picante mas muito saboroso).
Depois partilhámos um tiramisú (pequenito mas bonzito de consistência e sabor) e um cheesecake de limão e ricotta, ambos caseiros.
Tivémos um limoncello de cortesia e muitos sorrisos simpáticos dos empregados. Sítio pequeno mas acolhedor e de boa qualidade, com requintes na decoração (incluindo da wc) e um menu agradável com escolha variada, também nos vinhos (maioritariamente Italianos, pois claro).

segunda-feira, agosto 21, 2017

As 7 casas tradicionais

Ando por Ams há quase 10 anos e nunca tinha ouvido falar nas 7 casas tradicionais da Roemer Visscherstraat... 
Ora então o sr arquitecto Dutchie Tjeerd Kuipers projectou 7 casas em estilos Europeus distintos:
20 – Alemanha, romântica
22 – França ao estilo de um castelo do Loire
24 – Espanha, do tempo dos Mouros/ Granada
26 – Itália, um palazzo
28 – Rússia (estilo Europeu?) uma catedral com a cúpula no topo e tudo
30 – Holanda, estilo renascentista (mais comum por cá)
30A – Inglaterra, uma casinha de campo

Giro de passar e ver, acho que só se nota se soubermos ao que vamos, não é uma rua comum de passar, embora pertinho do centro!

quinta-feira, agosto 17, 2017

Avocado Show

Da primeira vez que tentei ir Avocado Show, a um Domingo para brunch, estava fila de 1h30... Portanto a solução foi ir mais cedo, quase pequeno-almoço. A sra da porta tem uma personalidade muito peculiar, mais tatuagens que pele natural, aponta os nomes e faz piadas que nem sempre são muito acolhedoras para quem está interessado em experimentar. Não precisa de cativar clientes, está sempre cheio desde que abriu.

Tudo tem abacate, incluindo os copos, o brownie que vem com as bebidas e os autocolantes que dão na conta. Ovos benedict com o tradicional molho holandaise, com extra de salmão (ou chouriço, bacon ou espinafres). Avo Rose, muito bonito, com flores, e pedi salmão a acompanhar.

Na mesa grande partilhada, uma das raparigas viajantes pediu o Avo Garden, com hummus e uma tosta integral.Partilhámos sobremesa e não conseguimos acabar tudo. Blind Date com tâmaras, abacate (pois claro), limão e sementes de anis. Achámos demasiado doce e impossível de comer a solo. The Very Berry Waffle, bonito, crocate, quentinho, com amoras e mirtilos, abacate, chocolate e menta.
É bom, os ingredientes são frescos, apresentação bonita, abacates saudáveis. Mas enquanto não acabar a hype, não fico na fila... nesse dia só almoçamos lá para as 4 da tarde!

sexta-feira, agosto 11, 2017

Parque Toverland

Passar um dia num parque temático agrada a miúdos e graúdos. O centerparc tinha desconto nos bilhetes para o Toverland, com excepção do bilhete de maior de 55 anos que pedia identificação e teve de ser na bilheteira.
Há 2 zonas muito grandes cobertas, tipo estádio de futebol, que facilita nos dias de chuva e até quando está muito sol (não acontece muito...). Montanhas russas, carrocéis, escorregas com barcos de borracha tipo tobogã, insufláveis, labirintos de todos os tipos...
Menos “agressivo”/adulto que o Walibi, ainda assim dá para gritar, ficar tonta e ter bastante emoção em várias voltas, como no Troy e no Dwervelwind (páaaaaara de rodaaaaaar!).
Gostava de ter estes parques infantis gigantes para adultos! Bem, um deles era tão grande e cansativo, cordas em todo o lado, que tive de ir resgatar um pequenito, salvo seja, carregá-lo às cavalitas porque estava com medo a meio da subida. E o escorrega para baixo foi bem divertido!
Gostei particularmente to Booster Bike em que a posição de andamento era como se estivéssemos numa mota de corrida, sem ser o tradicional sentado com a proteção à frente. Simulava muito bem! O Backstroke e o Djengu River molhavas qb, mas faz parte da diversão!

quarta-feira, agosto 09, 2017

Mirtilos

No caminho para o Toverland (post seguinte) passamos pela terra dos mirtilos, a blauwebessenland tem 42 hectares de arbustos de bagas azuis. Durante Julho e Agosto, basta encostar o carro e levar uns baldes (a sra tem para emprestar) para ir apanhar. Há parque para os miúdos com caixa de areia e trampolim, mas é uma experiência em que eles também devem, e gostam, de participar.
Havia quem levasse baldes bem grandes e banquinhos. E não tinha dificuldade nenhuma, era mesmo só apanhar as mais azuis escuras, e havia muitas e muitas e muitas. Por piada, um baldinho a cada um, depois a pessoa entusiasma-se... e enchem-se todos... 2.8kg de mirtilos! E ainda trouxemos um “espumante” para o Verão e umas compotas.

Mirtilos apanhados por nós a 2.5eur o quilo. Já apanhados, 5eur o quilo. Muito barato e uma actividade muito gira! E a família toda saudável com mirtilos suficientes para muitos iogurtes, batidos, cereais, bolos...

segunda-feira, agosto 07, 2017

Centerparc Limburgse Peel

Os Dutchies gostam muito de ir passer férias aos centerparcs, que são como uns parques de campismo com casinhas e costuma ter um centro recreativo com actividades, nomeadamente piscinas, parques infantis, aluguer de bikes, mini-golf etc.
Em Julho, o pico das férias escolares, muitos estavam esgotados, fomos passar 2 noites no Limburgse Peel. A casita tem tudo, a pensar nos mais novos com a cadeira de bebé para comer, o banquinho na casa de banho para chegarem ao lavatório e o adaptador da sanita. Tv com muitos canais internacionais (os miúdos vêm desenhos animados em Holandês e não se queixam). Paga-se internet, não muito barato, pode-se pagar pelas toalhas (ou levar de casa) e a cozinha está bem equipada com o básico.
Na zona central com os restaurantes e supermercado, tinha um lago com peixes, patos e tartarugas (ou cágados?), e outra zona com pássaros.
Recentemente tinham aberto uma quinta de animais para os miúdos brincarem, porquinhos, cabras, galinhas...
O complexo das piscinas impressionou bastante pela positiva! O Aqua Mundo tem uma área muito grande, coberta, à prova do tempo (de Verão) Holandês, água quentinha (especialmente no jacuzzi), piscinas de 10cm até cerca de 1.5m de profundidade, para bebés e crescidos, escorregas de vários níveis, piscina exterior, “cadeiras” de descanso incorporadas na piscina, repuxos e brincadeiras várias para entreter a família toda. Claramente o “highlight” do parque, mas também é giro alugar uma bike para os 5 e pedalar a descobrir outros recantos do parque, e perdermo-nos no labirinto de “ruas” até voltar ao ponto inicial...

Requer carro (alugado) para lá chegar e não fica assim tão barato, mas atendendo que tem todas as comodidades, é uma boa opção para um descanso de fds alargado.

sexta-feira, agosto 04, 2017

Vaya Madrid!

Depois do trabalho, cirandei pelas ruas, também porque uma linha central do metro estava fechada para obras e não tive muita opção senão caminhar e apreciar ruas e bairros. Bom tempo, sol, céu azul, que maravilha, ruas largas e modernas a lembrar NY, altos e baixos em ruas estreitas com lojas do século passado a lembrar Lisboa (do antigamente?...). Um Colombo a apontar o horizonte, uma bandeira nacional gigante na Biblioteca Nacional/ Museu Arqueológico, porta de Alcalá e praça de toros Las Ventas. Registos soltos de deambulações pela cidade, fiquei encantada.

A minha colega espanhola pedia sempre um Calimocho, coca-cola (light, por causa das calorias) e vinho tinto… e na “cantina” (o que eu sofria de só ir almoçar às 14:30!) relembrava: no se trata de dónde estés, sino dónde quieres llegar. Ora aí está!

quarta-feira, agosto 02, 2017

Tapas na Lateral

Espanha = tapas… as da Lateral tinham sido recomendadas e tive sorte em arranjar mesa na esplanada, a última disponível e não parava de chegar gente a pedir mesa…
Enquanto os meus colegas não chegavam, pedi uma croqueta de boletus e pan cristal con ajo y tomate. Não tenho a certeza se tinha alho, mas mais uma vez a torradinha com azeite e tomatinho fica bem. Uma travessa de jamón ibérico e umas patatas dos salsas (bravo y alioli). Um tartar de aguacate, salmón ahumado y salsa de limón. E pedimos a degustación de pinchos, com pincho Lateral, solomillo con cebolla confitada, queso de cabra con pimento del piquillo, rollito de salmón relleno de jamón York, crema de queso y manzana caramelizada, croqueta de jamón y croqueta de boletus.

Barriguinhas muito contentes! Tem vários pela cidade, fui à da Calle Fuencarral, rua cheia de lojas (em saldos, que perdição!).