quarta-feira, junho 24, 2015

Restaurante Arlemein

Quando janto com uma amiga que mora em Haarlem, há sempre o desafio da bicicleta. Ela é mais nova e mais leve que eu, mas insiste em levar-me na bike, atrás, à Holandesa. O pior é conseguir saltar para a bicicleta em andamento, aguentar-me atrás e depois saltar para o chão antes de ela parar… aventuras, mas ainda não caímos…

Fomos experimentar o Arlemein, menu surpresa de 4 pratos. A sra sommelier sugeriu o Pinot Nero Italiano que era realmente agradável.
Começámos com uma salada com salmão, queijo de cabra, limão e ovo de codorniz. Era ok e saudável, mas nada de impressionante. Depois um gaspacho, que não fazia parte do menu de 4 pratos, com o inevitável aipo adorado pelos Holandeses.

O prato de peixe era cavala com couve branca marinada, molho de endro e lentilhas amarelas. Só percebi que não tirei foto quando preparava o post… oops! Era bom!
O prato de carne era rib eye que foi cozinhado lentamente no forno e ficou a descansar umas horas na travessa. Fatiada muito fina, com arroz de salsa, puré de cenouras, quiabos e molho béarnaise. A carne era deliciosa mas muita quantidade. Eu gosto de quiabos mas são estranhos e não agradam a todos.

Para terminar… e quando me lembrei da foto já tinha comido tudo… sorbet de ananás com molho de frutos vermelhos, ananás marinado, morango, crumble de maçã e cheesecake.

O serviço era simpático, ambiente agradável e encheu com muitas reservas. Para quem o conseguir encontrar no meio de Haarlem, de bike, é uma boa opção!

quarta-feira, junho 17, 2015

Finalmente Brasil

Um fds com sol, embora sem calor, o costume. Os 20 graus por cá são os 30 em Lisboa, faz-se a festa na mesma. Parques cheios, piqueniques e churrascos, gente de bikini a apanhar sol. Cheiro a carne grelhada… vamos ver se há picanha?
Já visitei a loja Brasileira várias vezes, mas já tinha “dado com a porta no nariz” algumas vezes quando tentei comer no restaurante.
“Aqui nóis bebe cerveja e come picanha”
Há vários sumos naturais das frutas menos comuns e mais tropicas, como açaí, cupuaçu e acerola. Fomos para a caipirinha… para o lado do forte, mas fresca e deliciosa.
Em Lisboa tinha enjoado de ir ao Chimarrão aos almoços, mas depois de muitos anos vêm as saudades e quando é difícil de encontrar…
Que boa que estava a picanha! E o arroz e o feijão e a farinha de mandioca!
A feijoada não é a minha praia, mas têm sempre.
De sobremesa, uma mousse (muito doce) de maracujá.

A senhora falava Português de PT e BR, engraçado. Simples e genuíno, barato, para preços de cá…

sexta-feira, junho 12, 2015

Restaurante Anna

Quando se faz a “tour” das visitas no Red Light, passa-se na janela do Anna que contrasta muito com os prédios e restaurantes redondantes. Um restaurante muito bom na zona “chunga” com vista para quem passa a ver as meninas nas janelas, na zona da igreja velha.
Menu de 4 pratos, com 2 amuses pelo meio e a entrada de cortesia. E a conta era tão simples quanto o número de menus e a garrafa da vinho (Português, Alvarinho!), sem contar as garrafas de água (normal e gaseificada) e o resto. Serviço muito atencioso, uma das convivas era muito sensível a frutos secos, foram impecáveis.
Entradas na mesa. Parecia sushi, tinha iogurte e sementes de sésamo. Papadums com molho de tomate. Umas bolachas crocantes de massa folhada com queijo e… figo, acho.
Pois, sem apontar, a memória apaga-se… courgette e… era muito bom.
Atum fresco, meloa, nabo (acho), romã, queijo de cabra e… gelado de… azeitonas pretas! Era muito confuso, sendo gelado o paladar espera doce, mas sabia a azeitonas e era um conceito difícil de habituar.
Raia, cenoura, laranja, côco e risotto de limão, uma maravilha!
O principal era perna de borrego, puré de batata, espargos brancos, pêssegos e lavanda.
Tenho vergonha, mas não me lembro do que era o 2º amuse, um gelado delicioso. É o que dá não anotar e escrever com dias de atraso!
De sobremesa, bavarois de morangos em várias texturas, umas gotas de menta e sorbet de champagne. Não sobrou de nenhum dos pratos!

Um sítio sem queixas e só com elogios! 

terça-feira, junho 09, 2015

Magnum Amsterdam

Há 2 meses abriu uma loja de Magnums e tem sido muito concorrida.
Têm umas “construções” giras com paus de gelado, que só vendo de frente se visualizam bem, ponte típica, moinho e casinhas Holandesas!
Por 4eur, que não é pouco, podemos fazer o nosso magnum, com escolha de chocolate branco, leite e preto e 3 toppings estranhos à escolha. Flores, “petas-zetas”, fudge de caramelo, merengue, pistachios. A senhora mistura os ingredientes num shaker como se fosse um cocktail, molha o gelado virgem no chocolade, espalha os toppings dos 2 lados, mais um bocadinho de chocolate a decorar e temos de esperar um bocadinho para comer, mas solidifica rápido.

É bom, mas não costuma estar calor e não tem muito sítio para sentar lá dentro. Uma experiência diferente...

quinta-feira, junho 04, 2015

Supermercado

Onde vamos jantar? “Vamos ao Supermercado.” (Pensava que íamos jantar fora, mas está bem). Ah, o sítio chama-se Supermercado… ok :P
Mediterrâneo com muitas opções Espanholas, tapas e etc.
Para começar a partilha, um Pretty Plateau misto, com salame, bife, tortilha, vegetais grelhados, bocadilhos com pasta de azeitonas, de atum, calamares, azeitonas e boquerones (anchovas pequeninas).
Salsichas merguez com couscous gigante, deliciosas. (Repetimos a dose já sem necessidade, por gulodice)
Misto grelhado de peixe, com camarão, atum, salmão e lulas, tudo muito fresco e de qualidade.
E um hamburger que ganha muitos pontos de tão suculento. O cozinheiro nesse dia era Italiano mas há outros que vão rodando. Deve haver um Espanhol…
2ª dose de gulodice sem necessidade, partilha de sobremesas, brownie, cheesecake, churro, mousse de chocolate, crema catalana e um doce da casa com pedaços de fruta e chantilly.

Tudo muito bom, genuíno, doses bem servidas, óptimo para partilhar e com ambiente muito descontraído, fora do centro e dos turistas, decoração gira e serviço muito simpático. Boa opção!

terça-feira, junho 02, 2015

Morgan & Mees

Com o passar dos anos, as lojas e restaurantes mudam, muitos posts ficam desactualizados, mas também mantém activa a lista de sítios a experimentar.
O Morgan & Mees já foi Shape n Dine, que depois foi ginásio…
Sítio a roçar o “posh” com os locais bem vestidos ou estranhamente vestidos “a la” hispter.
Serviço simpático, menu agradável. Neste dia era um menu especial de dia da mãe cá na terra.
Entrada de ostras com um “shot” de bloody mary.
Salada com espargo(s), bife grelhado, queijo parmesão e um ovo escalfado.
Uma espécie de fatia dourada com gelado de baunilha e puré de maçã.

Tivémos direito a um bloody mary em versão adulta, a confirmar a falta de jeito das senhoras que nos atendem e supostamente deviam ajudar/ aconselhar a receita, o normal. Estava tudo bom e tenho ouvido boas críticas de quem já lá foi mais vezes e experimentou outras opções!