sexta-feira, outubro 31, 2014

Bri – Jamie’s Italian

Depois de alguns km e pernas já cansadas, vê-se uma montra com comida apetitosa (em pratos alheios) e os olhos querem comer…
Olha, é um Jamie!
Um tagliatelle bolognese e um squid and mussel spaghetti.

Serviço simpático mas tivémos de esperar enquanto arranjavam mesa, embora se vissem muitas vazias. Depois demorou para pedir, a mesa do lado foi mais rápida. A comida era boa e de preços acessíveis. Tudo tem bom aspecto, decoração, pratos e podem-se comprar alguns acessórios, tábuas, panos etc. Nesse caso os preços são algo inflacionados pela marca do Jamie Oliver, mas podem ser boas ideias para presentes de Natal.  

quinta-feira, outubro 30, 2014

Bri – Cabot Tower

Descer as colinas de Clifton, para depois voltar a subir as de Brandon e ver a torre Cabot. Desta vez consegui captar 2 esquilos, com as suas enormes caudas a saltitar pelo parque.
Vamos lá voltar a subir degraus, em escadas minúsculas onde mal cabem os que cruzam a subir e descer ao mesmo tempo.
Vistas bonitas da cidade a 360 graus.

Lisboa a 975m/1569km, Porto a 855m/1376km, Amesterdão a 350m/563km.

quarta-feira, outubro 29, 2014

Bri – Ponte suspensa Clifton

Depois de muito subir, avistámos o hotel Avon Gorge que tem um terraço com vista bonita sobre o rio Avon. Mas estava a chover e não era hora de ir tomar chá nem cocktails.
A ponte Clifton é imponente, também obra do sr Brunel, tem 412m.
Pode-se passar a pé e de carro, que pagam portagem. 
Mais uma subida ao observatório e descansa-se um bocadinho da longa caminhada.

A vila de Clifton tem umas ruas catitas, com lojas giras, bom aspecto, locais, com bom gosto. 

terça-feira, outubro 28, 2014

Bristol mix 2

Os mercados de S. Nicolau estão dispersos em várias ruas e pracetas interiores. Comércio tradicional, pequenos vendedores, artesanato.
Para as lojas do costume, encontram-se as enchentes de gente de fds em Cabot Circus.
A igreja de S. Pedro está abandonada e meio em ruína.
Apesar de altos e baixos, uma lufada de ar fresco para alternar com a imensa planície Holandesa, percorre-se bem a cidade a pé. Não é a cidade mais bonita de Inglaterra, mas tem várias atrações curiosas para ficar a conhecer. 

segunda-feira, outubro 27, 2014

Bristol mix 1

Um fds diferente em Inglaterra, conhecer Bristol e Bath, ver as paisagens do countryside no Outono.
Carro alugado, mudanças automáticas facilita a condução do lado esquerdo, mas é sempre bom ter a ajuda da co-piloto para distâncias da berma, rotundas, estacionamento e confirmação de que estamos no lado errado da estrada… Opel no continente, Vauxhall no Reino Unido. Hotel relativamente perto do centro e vamos lá descobrir a cidade de Bristol!
Do lado direito o Temple garden e a Temple church.
Ao centro em cima a igreja de St Mary Redcliffe.
Harbourside e o At-BristolScience Centre com a bola de espelhos. 
 Catedral, City Hall e biblioteca central.
Por falta de pontes para o outro lado do The Harbour, só vimos o Brunel’s SS Great Britain do outro lado.
O cais do Porto!
Edifício da universidade, Wills Memorial.
Christmas Steps, uma rua íngreme onde fica a loja da Cidra, cheia de variedades. Ia haver um concurso de lançamento/rolamento de maçãs pela rua abaixo, em que não podia rolar para fora do risco desenhado no chão com giz. Pena não poder trazer cidra para experimentar, nunca mais acabam com a restrição de líquidos na mala de cabine!

quarta-feira, outubro 15, 2014

Bola de maçã

O Outono já se instalou, as árvores começam a ficar laranja-rosa-vermelho-amarelo torrado. Já não se sai de casa sem écharpe, collants, meias, e já abri a "época" das botas, as bailarinas já nem sempre são suficientes.
Para acompanhar o chá de menta fresca, que há na maioria dos cafés, desta vez uma bola de maçã, no La Place.
Para além das tartes, donuts e bolas de óleo (cuja época também já abriu com os estaminés instalados, mais os chocolates para o Sinterklaas e os pepernoten nas prateleiras dos supermercados), este "dumpling" de maçã foi uma agradável surpresa.
Uma camada crocante de massa por fora, maçã às tiras com canela por dentro, quentinha. Sabe bem nos dias frios... dizem que é fácil de preparar, receita em Dutch.

quinta-feira, outubro 09, 2014

Restaurante Golden Bull

Não sou muito fã de “steakhouses” por cá porque as acho caras e maioritariamente para turistas. Quando é recomendado… experimenta-se! Neste caso em Haarlem, o Golden Bull.
Entrar num restaurante antes das 18h e jantar… mesmo sendo a um Domingo…
Ainda faz confusão mas melhor assim para digerir os 200gr de carne antes de dormir!
Ora então bifes, refeição muito carnívora. Na dúvida, nada como experimentar um bocadinho de todos!
Wagyu de Kobe, Scottish Aberdeen Angus, Argentine Angus e New Zealand Hereford beef.
E pode-se escolher um de 5 modos de preparação do bife, do mais mal passado ao bem, com indicação de temperatura e tudo.
Não há dúvida, é unânime que o bife Wagyu é uma maravilha, fácil de cortar como manteiga a derreter e de um sabor fantástico. Pena o preço alto mas dá para provar!
O NZ foi o 2º melhor e depois entre o Scottish e o Argentine… já estávamos meio baralhadas, cortado ao meio e sem bandeirinha… mas dá para ver a diferença, sabor, textura, gordura… tudo diferente!
Gelado e tarte de chocolate para complementar a refeição já de si suficiente, mas gulodice reina e há que experimentar para poder comentar :P


Ainda assim, tenho saudades de ter uma cervejeira perto, estou mais habituada aos bifes fininhos e compridos, que altos e pequenos. A quantidade será a mesma, mas o sabor familiar tem outro valor…

terça-feira, outubro 07, 2014

Café Papeneiland

Um café de esquina sempre cheio de gente à porta, típico Dutch, “bar castanho” Papeneiland. Este data de 1642, já lá vão uns anos a servir cerveja aos locais. Decoração engraçada com muitas peças antigas, nas paredes e tecto.
O que atraiu a visita foi a tarte de maçã, anunciada como muito boa. Faz concorrência à da Winkel, que costuma ser conhecida por ser “a melhor”, a 5min de distância desta. Mas gostei mais desta! Uma dose enorme de chantilly, que costuma acompanhar as tartes neste país, e que acham estranho se recusamos. Por acaso era bom, parecia caseiro, fofinho e não demasiado doce como os das latas. Muita maçã e algumas passas. E a fatia em si dava luta para acabar. O preço é compatível, mais cara do que na Winkel (por acaso nunca fiz post mas já lá comi algumas vezes) mas também maior quantidade.

E a curiosidade do café é que o sr William Jefferson Clinton (aka Bill) esteve lá de visita e a comer a dita tarte. Com direito a fotos, artigos de jornal e uma carta enviada por ele a agradecer o acolhimento aquando da sua visita. Giro!

quarta-feira, outubro 01, 2014

Ice Bakery by Nutella

Alguém não gosta de Nutella? Então não vão à Ice Bakery. Agora que já passou a febre da abertura com filas à porta e há menos turistas, o tempo de espera para o waffle tostado ou crepe com nutella é menor :D

Ouvi dizer que o gelado era decepcionante, mas tenho de provar, talvez depois de uns donuts…