quinta-feira, janeiro 02, 2014

Kapsalon - Dutch fast food

Antes do Natal experimentei pela primeira vez o famoso kapsalon. fast food Holandês no seu melhor... Vai-se a um sítio onde vendem pizza turca e "doner" e haja coragem de pedir o dito prato.
O saudável começa com as batatas fritas, umas lascas de carne, daquelas que anda a rodar no espeto e não disfarça o nível de processamento da carne (geralmente de borrego), queijo Gouda derretido e salada. Mas todos adicionam molhos, maionese e sambal (molho picante), para complementar as calorias. A maravilha culinária foi criada por um sr cabeleireiro de origem Cabo Verdiana, em Roterdão.
É +- bife com batatas fritas e salada, mais queijo. Mas com molhos, é um desafio comer tudo. E pelas calorias, basta uma refeição destas para o dia todo!

Bom ano!
(Como previsto, nas notícias houve uns 100 olhos perdidos na passagem do ano, pelo manuseamento descuidado do fogo de artifício. Escapei por um triz a um enquanto pedalava de bicicleta, miúdos estúpidos. Deve haver um chip avariado na cabeça deles, não se lembram dos anos anteriores, não lêem as notícias? Não têm cuidado? Isso e os escaldões no Verão, que irresponsáveis!!!)

6 comentários:

Anónimo disse...

Comentário aos parênteses:
A passagem de ano na Holanda é um risco. Há a valentia alternativa de enfrentar os doces cá na terra e o bolo rei, etc :)

Anónimo disse...

Olá!Estou a viver há pouco tempo na Holanda e ainda não encontrei um restaurante onde se coma bem!! Será q me poderias sugerir algo? Inês

JoanaM disse...

Olá Inês, bem vinda!
Estás em Amesterdão ou noutra cidade? No blog tenho muitos restaurantes, com fotos e opinião mas claro que depende das tuas preferências, o que gostas de comer e quanto queres pagar. Aqui escolhe-se por país, cozinha, há de tudo, do snack bar à cozinha Michelin. Como não sei onde estás, só posso sugerir cadeias que há pelo país, como o La Place dentro dos V&D ou o Bagels & beans por exemplo.

JoanaM disse...

Visita o site da Expatica para mais dicas e o yelp. Para encomendar para casa, pesquisa no thuisbezorgd.nl com o teu código postal, podes ver menus e estrelas dadas pelas pessoas. Boa sorte!

Anónimo disse...

Deixei aqui um comentário mas desta vez c aa minha conta do Google e fiquei sem perceber se o comentário te será sido enviado...Portanto vou me repetir ou n lol...

Estou a viver em Utrecht mas vou p vezes almocar ou jantar a Amesterdão!Tenho estado a ler os teus posts e há restaurantes que tenciono experimentar!obrigada :)

Outra questão importante...Em Lisboa eu utilizava frequentemente a Time Out Lisboa p estar a par dos eventos e fazer programas giros! A expatica tem algumas sugestões mas há alguma espécie de agenda cultural que recomendes?

Obrigada!

Inês

JoanaM disse...

Olá Inês, recebi o comentário que está publicado e respondi no post porque não tenho o teu email.
Havia um guia semanal em inglês e houve a timeout mas faliu (com parte da minha subscrição por converter em revistas...)
O site do Iamsterdam também tem muita informação, mais os moopies e publicidade de rua. De resto só em Dutch...