quarta-feira, janeiro 29, 2014

Grutas de Mira D’Aire

No único dia “livre” das curtas férias de Natal fomos passear e conhecer as Grutas de MiraD’Aire, as maiores do país, 11km de extensão total! Descobertas em 1947, vemos um filme histórico sobre a altura e até à abertura ao público. As visitas são guiadas (com talvez falta de entusiasmo do sr), vemos a fenda original onde entraram os 1os espeleólogos e andamos (descemos) vários metros, pelas várias galerias, terminando depois no elevador de volta à luz do dia.
São impressionantes, enormes, muito bonitas, cheias de pequenos lagos (com muitas moedinhas) e muitas cores, estalactites e estalagmites com dezenas de anos (provavelmente centenas).
Vimos vários telefones, suponho que de segurança... mas já são “vintage”!! Em caso de perigo ou necessidade... quanto tempo demora a marcar o número? Por acaso... as luzes apagaram-se, acho que acharam que já tinhamos passado aquela zona e seria medida de poupança mas... o sr até pegou no telefone mas às escuras... acho que desistiu e ainda tínhamos uma luz ténue para prosseguir.
O site tem informação técnica do enquadramento, formação e historial, com algumas fotos ilustrativas.
Aberto todos os dias mas tinha muito poucos visitantes, uma pena. Talvez mais no Verão, com escolas e turistas. E no fim sai-se para a rua... no “meio do nada”, mas tem a risca azul (ténue) na estrada que nos leva de volta ao ponto de partida. Caso contrário a desorientação era total!
Acabámos por comer no restaurante local, com preços impressionantes e de boa qualidade, mas demorou demasiado a chegar a comida.
Vale a pena a visita, apoiar o turismo nacional!

Sem comentários: