segunda-feira, abril 15, 2013

PNA – Joana Vasconcelos

1a visita a PT este ano, brindada com um sol como já há muito que não via, ele existe, eu sabia!!!
Fui visitar o Palácio Nacional da Ajuda, com a exposição de Joana Vasconcelos.
Sábado pela hora do almoço, fila zero, mas tinha gente qb lá dentro.
Que bonito o palácio, salas lindíssimas, ornamentos, paredes, tectos, pinturas, mobília, luz, grandiosidade... e peças coloridas de Joana em cada sala. (O “preto” não dava para captar na máquina, a sala escura com flores iluminadas em “jardim”)

Cada sala tinha a explicação do interior, propósito do espaço, legenda dos quadros, e explicação das obras de arte expostas, materiais utilizados, concepção... (O telefone não faz parte da exposição, mas já há tanto tempo que não via um destes...)

Cultura tradicional portuguesa presente nas rendas, objectos de Bordalo Pinheiro... brincos de plástico... J

A vista do tejo seria melhor com as janelas abertas, mas eu estava maravilhada com o sol e céu azul! Tachos, de todos os tamanhos para compôr o salto das sandálias gigantes, na sala do trono, e suas respectivas tampas. Muito original e engraçado!
Tenho um gosto especial por este coração, a forma elegante... mesmo que seja feito com talheres de plástico! E o candelabro... são aquelas coisinhas para poisar o sushi? Pensei eu, mas não, são tampões ob! Ahahaha...

Este helicóptero era estranho, como se transportam estes objectos?
E esta coisa enorme cujo nome não sei dar, tinha muitos tecidos bonitos, berloques, a lembrar cortinados. Mas +e um bocado grande demais para a minha sala, temos pena!

Adorei o Palácio e a exposição, devia fazer mais turismo em Lisboa!

Sem comentários: