Nesta empresa tenho vários colegas do Suriname, já conseguimos combinar jantar e começo a conhecer algumas iguarias culinárias. Sai mais um post de comidaaaaa!
O país já foi uma colónia da Holanda, mas tem uma mistura e influência de muitas outras nações, escravos, de África, Criolo, Índia, China, Indonésia, Médio Oriente, Caraíbas, Brasil... Língua, cultura e culinária (geralmente picante) totalmente mistos.
Bara simples, a companhar com um chutney muito picante.
Bara com bacalhau, como o nosso, salgado!
Bara caseira pela tia da minha colega, com chutney de papaia (picante qb), ela trouxe pelo aniversário. Acabou mais depressa que o bolo!
Telo – pedaços de cassava frita, com bacalhau salgado, um snack diferente e muito bom!
Bakabana – banana frita com molho de amendoim. Chamo-lhe sobremesa, embora não seja demasiado doce, mas eles comem como entrada.
Roti com borrego, às vezes vem com ovo cozido/frito
Kip saté, galinha com molho de amendoimGado gado, prato vegetariano
Saoto – sopa com... batata frita palha! E arroz, ovo, rebentos de soja, galinha desfiada. Pode-se adicionar um bocadinho de molho de soja.
Sempre a descobrir e a gostar das culinárias alheias...
3 comentários:
Brutaal!
Tenho-me debruçado sobre a culinária do Suriname, não tida tido as melhores experiências até entao. Depois de experimentar um restaurante em AMS, resolvi dar uma segunda oportunidade. Difícil mesmo vai ser encontrar produtos do Suriname em Lisvoa, para reproduzir. A batata palha isso temos em monte.😂
olha a culinaria de suriname e uma bosta
Discordo, uma bara acabada de fazer e um telo acabado de fritar são uma delícia! E o bacalhau que eles comem é influência nossa Portuguesa.
Há gostos para tudo!
Enviar um comentário