Os holandeses gostam muito de dizer heerlijk quando estão agradados com a comida, qualquer coisa como delicioso, “dos céus”.
Numa ocasião especial, tivemos o restaurante Heerlijk fechado para nós.
Entrada de boas vindas com tomatinhos e presunto com molho balsâmico.
Pão fresco e crocante (embora não seja feito no restaurante), para pipetar com azeite muito heerlijk e acompanhar com azeitonas mutantes, eram gigantes!
Escolhi a entrada de salada com vegetais grelhados, peito de pato, presunto Serrano, queijo parmesão, pinhões e molho balsâmico. Já era quase um prato, de bem servido que estava.
O dono e chef é Português, o sr Fernando, muito simpático. Também tem outro restaurante de comida italiana, a colocar na agenda para visitar em breve…
1º prato principal com filete de salmão, espargos verdes, batatas notas com notas de menta e pesto caseiro de agrião. Mais uma vez estava delicioso e a quantidade era mais que suficiente… E ainda vem outro prato?...
2º prato principal foi um desperdício… o bife com molho cremoso de cogumelos, batatas grelhadas e tomates cereja estava igualmente heerlijk, mas já não havia espaço, comi o que pude, que pena! Até os feijões verdes que geralmente cozo e ficam sem graça, estavam agradavelmente crocantes e saborosos!
De sobremesa... para essa há sempre espaço… uma pannacota caseira “dos céus”, consistência e nível de açúcar no ponto, com molho de vinho do Porto e amoras… mutantes também! Eram uma verdadeira delícia!!!
Foi realmente um jantar muito heerlijk, pena o preço ser menos em conta e o estômago não aguentar mais para degustar aquele bife tenro…