quinta-feira, janeiro 19, 2006

Ainda ontem comi peixe cozido

Cada um tem o seu gosto, já se sabe. E eu sou da opinião de que se podem educar os gostos.
Considero que não sou esquista. Optei por não comer carne de porco. E sim, fiambre e chouriço também é porco, embora muitos me perguntem coisas do género "Ah mas salsichas comes!?...". Mas se tiver de comer, come-se.
Faz-me confusão (parece mal dizer que me irrita) aquelas ideias fixas que me parecem ridículas e tenho dificuldade em compreender. Mas não quero ofender ninguém.
Ai peixe não, bróculos que horror, grelos que nojo, comida chinesa odeio, sopa nem pensar...
O que me parece absolutamente estranho é quando me dizem que não gostam mas nunca experimentaram. Como raio sabem se gostam ou não? E porque optam por dizer que não gostam?
Sempre se comeu de tudo cá em casa, balanceado, sopa, carne, peixe, muita fruta e legumes. Adoro ir com a minha mãe à praça ou à feira comprar alfaces e nabiças e espinafres e maçãs e diospiros e laranjas e... Há tanta variedade por onde escolher...
Deve ser dos genes mas também me faz comichão quando as pessoas dizem que odeiam comida chinesa. É verdade que a comida dos restaurante chineses aqui é muito diferente do que comi em Macau. Também depende dos cozinheiros e da zona de onde vieram. Mas é muito ocidentalizada para tentar agradar os gostos exigentes. Mas e que tal experimentarem algo mais do que o mesmo de sempre? Comem sempre galinha com amêndoas e porco doce e vaca com molho de ostra. Diversifiquem!
Agora que trabalho e tenho de comer fora mais vezes, acabo por ter de comer pratos normais. Mas sempre associei o 'comer fora' à oportunidade de provar pratos diferentes. Tanta culinária para experimentar...
Também podem dizer que não gostam de comida portuguesa porque quase só comem o bife com batatas fritas. Qual é o mal do peixe? Entre o cheiro do peixe grelhado e das febras fritas acho que vou pelo peixe. Espinhas? Até é giro, parece um puzzle. E o frango também não é cheio de ossinhos?
E o estigma do peixe cozido. Eu como muitas vezes peixe cozido mas nem sempre é no modo tradicional. Quando era pequena fazia pudins com a minha irmã. Pisávamos o peixe, a batata, a cenoura, os bróculos e fazíamos um pudim colorido, depois era mais giro para comer. A minha mãe faz molhos e cozinha o peixe com o molho. Tipo pescada com cebola e limão, ou com molho de tomate. Imaginem os bifes de cebolada, agora em vez de bife, ponham pescada. E acompanha-se com arroz ou batata ou...
Eu gosto de favas e até gosto de nabo cozido...
Caviar, ovas de peixe, caríssimo! Miúdos, entre outros tem ovos de galinha, poucos gostam e oferecem no talho!
Alguém ficou com fome? Ou enjoado?

JM

Ps: A JH não come carne. Lá em casa vai ser uma ementa diferente... Muitos vegetais e frutas! E da nossa horta particular das traseiras!!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

ena, ena, casa nova!!!

parabéns e se fica para os lados de Alvalade... bem vinda ao bairro ;)