sexta-feira, dezembro 30, 2022

A terminar 2022

2022 ainda começou com muito covid, restrições, lockdown... apanhei em Março, sem saber onde, claro, mas também sem contagiar o resto da família - estranho mas melhor assim. Fiquei "chateada" por ter estado 4 dias de cama, a pensar que era saudável e 3 vacinas, que não me ia afectar assim tanto... mas foi mesmo diferente de "uma qualquer constipação" e demorou qb até voltar a sentir-me bem, com algumas dores musculares e dificuldades na respiração e energia. 

Mas foi-se tornando menos grave, menos reportado, menos drama, fronteiras a reabrir, vida "normal" a voltar... muitas saudades, mas o novo "normal" é diferente do antigamente. Praticamente deixámos de dar os 2-3 beijinhos, ainda parece estranho estar no meio de tanta gente (cinema, concertos), ainda temos 2os pensamentos quando vemos alguém a tossir (para o ar ou para as mãos) e que não lavam as mãos... enfim, seguir em frente e ter cuidados, que não é só o covid a ameaçar a nossa saúde física e mental.

Fizémos férias na neve 3x... quase que para compensar a pausa forçada em anos anteriores por causa do covid. Lá consegui recuperar algumas habilidades e aproveitar as vistas, mas no último dia caí 4x e foi um fecho doloroso... sem consequências mas a relembrar o quão perigoso pode ser. Em 2023 não devemos ir, outras prioridades... 

Graças ao covid e trabalho de casa, passámos um mês em PT a trabalhar, com a possibilidade de ir dar um saltinho à praia ao fim do dia e estar com amigos e família, foi bom!

Voltei a alguns concertos e cinema, que saudades!

Aventura numa viagem intercontinental até à India (um dia haverá posts), que saudades!

Li mais livros "de trabalho" que de lazer, mas o importante é mantermo-nos activos mentalmente... e fisicamente! Ainda não era capaz de voltar a fazer a 4a meia-maratona, deixo a recordação da 3a com o melhor tempo de sempre...

E para 2023 teremos novo desafio familiar, aumento Primaveril seguido de uma longa pausa na vida profissional. "Última" oportunidade de ter "tempo livre" (ahahaha que piadinha) com algum apoio da legislação local, por isso há que aproveitar.


O blog teve pouca atenção... em parte pela falta de vida social (obrigada covid!), em parte for falta de disponibilidade... prometo que vou colocar os posts em falta de 2022!

Desejos de boas entradas e que 2023 nos traga saúde (sempre o mais importante!) e paz (no mundo e na nossa vida pessoal). Também se acolhe com todo o gosto alguma sorte e oportunidades de continuar a conhecer e aproveitar o que a vida nos proporciona. O tempo não volta para trás, por isso cabe-nos selecionar actividades, momentos e companhia da nossa preferência para degustar, com calma e serenidade... 

Até já!

quinta-feira, dezembro 29, 2022

Visita às caves Sandeman - Porto

O blog continua na lista de To Do's, mas assim "de repente" estamos no fim do ano e não escrevi os posts em atraso :( Que depois de meses do acontecimento, inevitavelmente esquecem-se os pormenores, mas ficam as fotos.
Em Maio fizémos uma visita de "meio dia" ao Porto... visita "obrigatória" a uma das caves, muito mudou desde a última vez (há uns 20 anos ou mais...), agora com visitas agendadas e pagas, mantendo o profissionalismo e proporcionando umas horas agradáveis que terminam em boa companhia.
A Sandeman é muito conhecida e identifica-se facilment pelo "Homem da capa negra", o Don.
A prova incluiu um branco, LBV e Tawny, todos muito bem apreciados! E não há como não sentir o álcool depois... Levámos alguns para presente, incluindo um Madeira.

 Estava um daqueles dias de 40 graus, e terminámos com a típica francesinha num dos Cafés Santiago (que maravilha!). Tive pena de falhar a visita à livraria Lello porque só me lembrei depois e já estava fora de mão. Há sempre a próxima visita...

sexta-feira, agosto 05, 2022

Restaurante Trattoria Buoni Amici

 

Em Abril (que vergonha de atraso!) fomos experimentar a Trattoria Buoni Amici em Hoofddorp, sugestão de amiga. 

Pãozinho bom com azeite para petiscar, sopa do dia com espargos e trufa, um Parmigiana di melanzane (delicioso!) e um Linguine al limone, gamberi - granelle di pistacchio (divinal!). Serviço simpático e estava cheio a meio da semana. 

O tiramisú era sem álcool e notou-se, ou pelo menos tinha um sabor diferente do "normal", ficando aquém das expectativas. Acho que preciso de fazer um "all you can eat" de tiramisú para largar a gulodice... como quando fiz com os donuts, que queria sempre até reunir com amigos e provar todos os que havia na loja, enjoar e ficar curada :D

segunda-feira, junho 27, 2022

Restaurante Popocatepetl

Há 2 meses... fui jantar fora (yay!) e matei saudades de mexicano no Popocatepetl. Mas agora a olhar para as fotos, ia lá hoje outra vez!

Pedimos muita comida, mais olhos que barriga... calamares, quesadilla, torta de queso, enchiladas e burrito, variando nos recheios.

Serviço simpático e até despachado! Sentámos antes da hora reservada e saímos contentes ao nosso ritmo.
Saudades dos tempos de jantares fora com regularidade... 

quinta-feira, maio 12, 2022

Too Good to Go

Fiquei a conhecer o Too Good to Go (infelizmente só) há uns meses, apareceu no jornal local, e juntei-me logo. Óptima ideia contra o desperdício alimentar, e a maioria dos produtos aguenta mais do que o prazo rotulado... outros congelam-se e não se estraga nada, até dá ideias para os jantares/almoços seguintes!

Até agora experimentei de uma padaria local (Bakker van Maanen), do Marqt, Vomar e Deka. Nos supermercados costuma ter a "magic box" por 4.99eur que equivale a 14.99eur de comida, ou a "bread box" por 2.99eur que vale 8.99eur. Produtos a 1/3 do preço cujo prazo é no próprio dia, seguinte ou até dias depois, mas eles lá se organizam e nenhum saco é igual no mesmo dia ou dias seguidos, nem dá para escolher. Por isso também pode calhar comida que não gostamos ou não estamos habituados a consumir, mas tudo se arranja, nada se desperdiça!
A magix box do Deka foi um exagero de produtos! Para completar a "coleção de cromos" falta-me a magic box do Vomar e a bread box do Marqt (difícil de apanhar). E outras padarias que também nem sempre têm disponível ou esgota rápido. Mas todos os dias dá para ter várias boxes...

Adoro a ideia porque odeio desperdício, principalmente de comida. E ganhei a noção do impacto ambiental em termos de CO2... é muito!
Gestos pequenos e simples que ajudam a salvar/manter o ambiente. Comida boa com qualidade a preço de saldo!
A oferta varia por local, noutras cidades há outras lojas e supermercados que aderiram à iniciativa, mas o meu AH por exemplo não tem, pena... 

sexta-feira, março 04, 2022

Restaurante Maita

Outra mamã de Haarlem tinha uma noite livre e “escapámos” para uma “girls night”, antes de tudo fechar outra vez (Novembro 2021). 

O Maita tem cozinha Nikkei, do Perú e do Japão, portanto menu variado e difícil de escolher! Pelas fotos ainda dá para relembrar as iguarias: um pisco sour (que saudades!) e vieiras (que maravilha!) com molho de pimento rocoto, quase lambia a concha :P

Ce-vi-che, ce-vi-che... misto para de tudo um pouco, muito bom. Tequeños, os “crepes” recheados com frango e ají amarillo, deliciosos. Um polvo (uma pernoca) bem cozinhado, a que só aponto o preço vs quantidade, mas sei que não é algo fácil de arranjar ou confecionar. E um rib-eye (porque as meninas têm um estômago que estica e dá para muito petisco...) com chimichuri e o molho da casa (que era tão bom que comprámos um frasco para levar!). E no fim por curiosidade um tiramissu de matcha, que não faz jus ao original mas era interessante!

Saímos a rebolar mas muito felizes! 

quarta-feira, fevereiro 16, 2022

Café Brownies & Downies


No Brownies & Downies trabalham pessoas com algum tipo de deficiência, nomeadamente síndrome de Down (Trissomia 21). Muito “kids friendly”, tem espaço e brinquedos, menu e talheres para os miúdos, um critério importante a adquirir – para quando o covid deixar conhecer mais lugares e reencontrar mais amigos!

Venha a prova dos brownies e blondies! A verdadeira bomba de açúcar, com toppings ainda mais açucarados, mas o chá de menta fresca ajuda (que saudades!). As panquecas americanas eram fofinhas e em boa quantidade.

Serviço simpático e honesto, uma boa causa que nos faz sentir solidários e humanos, com sentimento de integração e entreajuda. 

(Novembro 2021)

sexta-feira, fevereiro 11, 2022

Da Vinci – gelados


Num dia de caminhada para conhecer a zona (Julho 2021), fomos até à Jan van Goyenstraat onde tem mais lojas, parque infantil e restaurantes para descobrir. Os gelados no Da Vinci são feitos todos os dias por isso os sabores vão mudando e a sra disse que tiramissú não era sempre pedido por isso não tinham sempre... ora bolas...

Dava para sentar lá dentro e tinha uma esplanada no pátio traseiro, muita variedade, simpatia e bom sabor, o que se quer!

Agora fechados até Março... também há em Amesterdão mas nunca fui lá, ou não havia na altura ou era por ser “fora de mão”, na zona do estádio Olímpico.

quarta-feira, janeiro 19, 2022

Restaurante Frenchie

1º jantar com amigas em muitos meses (Junho 2021), já na altura com máscara e antes do Verão, fomos ao Frenchie em Haarlem.
Passados tantos meses e estando “destreinada”, não tirei notas do menu surpresa e apreciei com todos os sentidos, cada prato, entre-pratos, o ansiado G&T...

Só me lembro que um dos mini pratos era uma versão adaptada de bacalhau à brás, engraçado e creativo!

Voltava já se estivesse aberto... (continuamos em lockdown, lojas re-abriram sábado passado, mas restauranção, museus, cinemas... continua tudo fechado :(


quarta-feira, janeiro 12, 2022

Van Dam – gelados e chocolates


 O jornal local apregoava sempre que os melhores gelados eram da Van Dam e fomos um dia experimentar (Junho 2021). Infelizmente não tinha tiramissú mas provámos o sabor local de Heemsteentjes que era bom (já não lembro, acho que tinha amêndoa e outros ingredientes...). O morango e chocolate também eram muito bons!

Passava diariamente e tinha quase sempre fila à porta, mesmo em dias frios ou de chuva...

Falta experimentar os chocolates, mas continuamos em lockdown por isso não sei quando abre...

quinta-feira, janeiro 06, 2022

Adeus Amesterdão, Hallo Heemstede!

Depois de 13h a viver em Amesterdão, depois de ano e meio de procura de casa (visita, proposta, perda, visita, visita...) aos 40 anos comprei a minha primeira casa 😊 Não queria sair de Amesterdão, tentámos várias zonas, mas o mercado, oferta e talvez falta de sorte, levou-nos a ver em Haarlem, Hoofddorp, até que encontrámos “the one” em Heemstede. Porque querem vender a casa? Vamos mudar para Portugal! Houve um click, tivemos sorte!

Adeus Amesterdão... Das últimas vezes que fui ao centro, foi para ir ao mercado das flores e ver se alguma banca estaria aberta, para o meu souvenir moinho em cor laranja Dutch para pôr no jardim. Por causa da pandemia a cidade já não era a mesma, e estava estranha, com outras gentes e muito menos movimento, fez pena ver.

Olá Heemstede! Cidade calma colada ao sul de Haarlem, chega-se facilmente de bike para mais lojas, mercados e cinema. Bus directo também para Hoofddorp, para quando um dia as estrelas se alinharem e pudermos voltar ao escritório... e também tem comboio directo para Ams CS. E perto da praia, de carro ou de bike, fomos no Verão algumas vezes. Parque natural perto para passear e correr, ver as vacas escocesas, a quinta dos animais... Pessoas simpáticas que sorriem na rua, a cruzar com cães ou miúdos, vizinhos prestáveis que tomam conta uns dos outros. E espaço para trabalhar em casa sem ser os 2 na mesa da cozinha ou no quarto. É bonito, gosto muito!

Faltam as pessoas, os amigos, os restaurantes preferidos, mas virá com o tempo, quando o covid deixar!

(Maio 2021)