terça-feira, setembro 24, 2019

Restaurante Kaagman & Kortekaas

Jantar com uma amiga, onde ir? Experimentar um sítio novo, com muito boas recomendações, mas na gama do "caro". E fomos doidas, venha lá o menu de 5 pratos!
É sempre uma descrição prolongada e difícil de captar, e depois temos de ir ao wikipedia tentar perceber o que é que estamos a comer :P
Uma bolacha crocate com tomate, pimento jalapeño e placton, com mais qualquer coisa... Milho em 4 variedades, incluindo versão pipoca, vermelho, em creme e com maionese. Crocante e engraçado para abrir o apetite, tema milho.
Couve flor assada, couscous agridoce, chips salgados de vegetais, gema de ovo numa textura gelatinosa interessante, maionese "vadouvan", macadamia com "lavanda do mar". O que eles inventam e descobrem :)

Vieira grelhada, "roulade" de coelho, chip de café, folha de girassol, semente de girassol, óleo de girassol e couve rábano. Mega mistura, mas vai tudo bem... tema girassol.

Ostra frita, fígado de vitela, couve chicória vermelha, balsâmico doce, raiz de chicória, e um caldo de chicória com redução de ostra... qualquer coisas assim, tema chicória :)

No prato principal, a minha amiga teve o tema pato, em 3 versões, peito, língua e confitado, estufado de tomate, creme de salsa e molho de pimenta Sechuan, picantinho.
Eu comi um tentáculo generoso de polvo, com salsa, cenoura branca, tomate cherry e molho de açafrão. Polvo não é fácil de cozinhar nem comum de ver nos restaurantes, uma surpresa agradável como alternativa ao patinho.

Para terminar, figos vermelhos cozinhados em vinho (tipo pêra bêbeda), queijo de cabra, crumble de hibiscus, gelado de rosé. Os figos eram óptimos, o queijo de cabra era forte, geladinho fresco.

Talvez pareçam pratos de quantidades pequenas, mas tudo junto, ninguém passa fome, nem se sai a rebolar de mal disposto...
Serviço 5 estrelas, impecável, simpatica, atenção, paciência (a repetir os pratos e a tentar traduzir para inglês quando nem a amiga Dutch percebe os ingredientes...).
É daqueles sítios a recomendar em jantares especiais e estava cheio, com muitos Dutchies e menos turistas. Não havia barriga para a mesa de queijos mas tinha muito bom aspecto.
E em tempos foi o Azul, restaurante Português fancy, em post de há uns 7 anos...

Nunca faltam alternativas para comer fora nesta cidade, o difícil é escolher...

Sem comentários: