quinta-feira, novembro 22, 2018

Ice Skating De Meent

No ano passado tinha ido até Alkmaar ao complexo desportivo De Meent para patinar na pista de gelo com uma amiga, mas atrasámo-nos e a sra disse que estava quase a fechar e não dava... tinhamos 45min mas “Dutch style says no...”.
Deu para ver que a pista interior tinha uns miúdos a praticar hóquei no gelo, e desta vez tinha umas miúdas a praticar patinagem artística, com piruetas etc... E também tem uma sala com ginástica artística, saltos, acrobacias... E ao lado tem squash, ginásio, yoga... 
Também tem uma câmara e dá para ver ao vivo...
Este ano voltei lá! Mas sendo uma pista profissional... é muito mais lisa que o normal, ou seja, escorrega, bastante mais difícil de conseguir começar a patinar e continuar... e o carro vinha de hora a hora alisar a parte de dentro, onde os mais profissionais patinam rápido e em grupos. Na parte de fora da pista tinha algumas aulas com miúdos e graúdos, mas tinha espaço suficiente para patinar com segurança e sem medo de chocar com alguém...
Nas outras pistas recreativas é mais fácil por ser menos liso :P Mas pronto, não caí e progredi, foi giro na mesma J

terça-feira, novembro 20, 2018

Mr Sam - asian bistro

Jantar de gajas, fomos experimentar o Mr Sam. Cheguei, a S. já tinha um G&T e também pedi um. 5min depois chegou o resto do grupo e mais de meia hora depois ainda ninguém tinha vindo à mesa perguntar se queriam bebidas ou dar o menu... hmmm... oh senhor, então? Concerteza, não me esqueço de si! Nunca mais veio à mesa a noite toda...
Muitos pratos para partilhar, de tamanho de entradas mas a 12.5eur e vários com preço extra.
Pedimos guiozas, dim sum mix, rolinhos de pato, lemon chicken, panquecas de pato (a la Pequim)...
... ostras ao vapor molho de feijão preto, estufado de beringela da avó, caril vermelho thai de bacalhau, vieiras ao vapor, batata doce frita, noodles de arroz à moda de Singapura, crackling pork (não teve muito sucesso), arroz chao-chao da casa.
A primeira ronda dde pratos veio rápido, tudo bom e bem feito. A 2a ronda demorou um bocado, mas havia conversa suficiente para o compasso de espera. E quando vinham à mesa explicavam tudo e eram simpáticos.
Mas de resto... abandonadas na mesa... às tantas até fiquei com dor no pescoço de me virar para os 2 lados a tentar chamar a atenção de alguém, durante mais de 10min... bebidas, sobremesas, qualquer coisa, hello??
O rapaz até foi simpático e disse que ia pedir a nossa sobremesa (leite creme de côco) no tamanho maior que tinha... era bom sim sra!
E depois, levantei-me para pedir a conta, porque senão... já estavam a limpar tudo, já eramos as últimas mas nada...
O sr disse que não nos queria incomodar... ah... nós temos uma opinião diferente, boa conversa mas também temos fome e sede, mas enfim.
Comida boa, preço médio-alto, serviço não foi dos melhores, talvez tenha sido azar...

quarta-feira, novembro 14, 2018

Burger no Happy Bull

Ora um sítio novo para um hamburger... e até diz que é o melhor da cidade, os votos estão sempre a mudar...
Sem reserva, se não fosse cedo (19h num sábado à noite) não tinha lugar no Happy Bull, e tive sorte em arranjar - rapidamente encheu todas as mesas.
Menu simpático, 2 cervejas à pressão e outras curiosas em garrafa.
O "El Chicano Burger" tinha alface, tomare, guacamole caseiro, queijo cheddar Irlandês, do vermelho, fatias de chouriço, pimentos japapeños e molho de crème fraîche. Carninha suculenta e boa, como um verdadeiro hamburger. Os pãezinhos ok, impossível de comer à dentada pois. Só não percebemos se era normal ou se tinha caído o frasco da pimenta no hamburger, que estava demasiado apimentado (tipo pimenta branca). Não era picante dos jalapeños, era mesmo pimenta a mais, estranho... perguntei, não tive resposta.
O serviço foi rápido, até demais, ainda não tínhamos acabado as batatas e a sra veio levantar os pratos... hmm ok pronto...
Foi ok, não sei se é o melhor da cidade mas era bom sim sra!

sexta-feira, novembro 09, 2018

Surinamês Uitvlugt

Voltei a encontrar as ex-colegas com origens do Suriname para um almoço delicioso, desta vez no Uitvlugt, aberto desde Junho.
Tem óptimo ar, com esplanada, bar, música ao vivo às 6f, espaço agradável e serviço simpático. E é mix/fusion de Surinamês/Asiático.
De entrada partilhámos roti e baras com babaganoush, humus de abóbora e molho de iogurte.
Oso Njang - prato surinamês no forno com “pom”, legumes salteados, arroz e banana

“Tjauw min” - massa chinoca com pakchoy, feijões verdes compridos e uma salsicha típica deles, de frango
Her Heri - mandioca/ cassava frita, batata-doce e banana, ovo cozido, bacalhau e antroewa agridoce

De sobremesa:
O típico Bojo (bolo de mandioca e côco com passas e rum Borgoe (tenho em casa, hehe) e gelado de côco) – diz que estava menos bom que nas vezes anteriores, vai variando...
Brownie com gengibre e picante “madame-jeanette”, com gelado de baunilha
Panna Cotta de côco com calda de manga e crosta de canela e açúcar
Bom, tudo muito bom... até parecia almoço tuga, ficámos na conversa até às 5 da tarde!

quarta-feira, novembro 07, 2018

Panquecas Japonesas


Passei n vezes pelo restaurante e pensava... isto deve ser uma ideia palerma, panquecas Dutch, panquecas Japonesas... deve ser para turistas!
Até que um dia um colega me disse que tinha ido ao Japão e ficado maravilhado com as tais panquecas, okonomiyaki.
Então bora lá provar...
Provei as de Osaka, com uma “montanha de puré de batata”, e a recomendada pelo chefe, shogayaki special, com bife marinado, espinafres e cebola. A A. Comeu a butatama, com tiras de porquinho, queijo e cogumelos.
Dava para ver o sr Japonês a cozinhar, demora um bocado a fazer, quase meia hora. E vem com bastante molho, um “umami” e maionese nipónica.
A parte curiosa e meio “creepy” eram os "dancing" fish flakes, porque não estou habituada a que o prato esteja “vivo”, com coisas a mexer... senti-me no mundo do Harry Potter :D
Enche bastante... e não sei quem poderá querer adicionar mais molhos, já é bastante “molhengada”! Para a próxima provo a de Hiroshima...

quinta-feira, novembro 01, 2018

Corridas 2018

No ano passado fui apoiar uma amiga na meia maratona e fiquei com vontade de fazer novamente… este ano, voltei a repetir a Dam 2 Dam da noite, com melhor tempo que no ano anterior (46:47, apesar da chuva e frio) e treinei mais para a meia. Desta vez tinha o garmin no pulso que me diz em tempo real a passada e os km (para além de muitas outras coisas), mas é a companhia ideal para manter o ritmo e ter uma noção da distância mais acertada. Em anos anteriores tinha o extinto ipod e uma app no tm, que não dava jeito nenhum, nem sempre funcionava e não dava para consultar a passada ou os km percorridos.
Muita e muita gente, sol tímido mas sem chuva e até ameno, atirei-me ao asfalto e estava com uma passada mais rápida que nos treinos, que até me preocupava, mas fui mantendo… ajuda muito ter distrações como DJs, tambores, malta a dar high 5, bater palmas, chamar por nós, estação de água, um gel aos 10km, umas tâmara esmagadas e uns 2km à espera da água seguinte para despegar as mãos…
Aos 13km começou a mente a pregar partidas, oh caraças ainda faltam 8… aos 17 já queria que acabasse… entra-se em espaço muito familiar no Rijks e no Vondel, a R a dar apoio no início do parque, a S e o P no fim do parque, está quase! No último km de repente a passada de 5 e tal estava a 8 e tal, ui, vamos embora que o estádio está quase aí! E é sempre uma emoção e um sorriso dar a última curva e entrar no estádio olímpico, está quaseeeeee! Mais um apoio do G na última curva da pista interior e o speed final até à meta! Queria melhorar os tempos das 2 meias anteriores e fiquei super feliz com o tempo de 2h02m19s! Nada como manter a passada e não olhar para o tempo, só focar na corrida, na respiração, na postura… e se não fosse tanta gente, com abrandamentos e encontrões, acho que era capaz de ter rasado mais as 2h… DONE!!!

Próxima corrida no calendário, repetir a ugly sweater em Dezembro, desta vez queremos ir todos vestidos de motivos natalícios palermas iguais…