sexta-feira, janeiro 29, 2016

Musée D’Orsay

À terceira foi de vez!! Há muitos anos, numa das viagens a Paris com a família, queria ter visitado o museu D’Orsay, mas o meu pai não quis e já tínhamos visto o Louvre, havia outras prioridades. Ficou-me marcado e quis voltar.
Tentei em 2009, no dia dos meus anos, de propósito, mas Paris estava em greve…
Tentei em Novembro do ano passado, mas no dia seguinte aos atentados terroristas com o ambiente inseguro e de incerteza, estava tudo fechado…
Na semana passada… 5f quando o museu (que já foi gare de comboios) fecha mais tarde, a seguir ao trabalho, apanhei o uber e consegui cumprir a visita!!
Foi uma noite mágica, cheia de sorte com o museu em festa, orquestra e cantores de ópera ao vivo… que dão um ambiente espectacular enquanto se visita o museu.
Muita admiração pelo escultor no trabalho do cabelo da senhora… Denys Puech, L'Aurore. A iluminação do museu é muito agradável e bem conseguida, parece ser de dia.
Adorei, tem muito para ver, quadros, escultura, decoração, peças de joalharia... Muitos Van Gogh, Renoir, Pissarro, Sysley, Manet, Monet, Gaugin… entre outros. Obras  conhecidas e familiares (fiquei a saber que “tenho” um Renoir na sala em PT). Ao fundo a igreja de Sacré-Coeur.
Um sofá muito peculiar que dava para descansar um bocadinho. E depois caminhei até à praça de Concorde que tinha uma roda gigante iluminada com as cores nacionais, e a torre Eiffel ao fundo.
A ver se consigo o museu Rodin… e um dia o palácio de Versailles (já visitei os jardins 2xs) e a Ópera e… Paris nunca é aborrecida!

4 comentários:

Presépio no Canal disse...

Um dos museus que mais gostei em Paris.
A cafetaria ainda é lá em cima, junto ao relógio? Há muitos anos que não vou lá.
Na Ópera Garnier, o tecto é um espectáculo.

Tiago Tavares disse...

É o meu museu favorito pelas épocas de pintura que tem. E viva o Uber, tb usei pela primeira vez há dias no Porto e o motorista pediu-me para ir ter outro sítio para "fintar" os taxistas que andam violentos.

JoanaM disse...

Tinha um restaurante e a cafetaria lá em cima mas estava já a fehcar quando passei por lá.
Tenho de visitar a Ópera :)

JoanaM disse...

Hoje de manhã usei um táxi e é bastante mais caro que o Uber, e com menos simpatia e conforto... ainda estão também em conflito com os Ubers :(