segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Dia cansativo e gelado

Curta viagem para formação e exame .
De manhã, a caminho do sítio da formação com a mala, os buses terminam antes do destino por causa desconhecida. Pronto, apanho o metro, consegui chegar a horas.
Antes do almoço ja estava grogue sem energia ou capacidade para pensar, estava meio doente e com tosse. Fui ao supermercado e vi donuts... Preciso de açúcar, venha ele com geleia de morango!
1a dentada, hmm fofinho...
2a dentada, hmm... ploc. A geleia caiu toda (uma boa parte) para a minha
camisola... Cheia de sorte!
Entretanto chegam notícias, “Olha, está a nevar em Ams, tudo branquinho!”.

O exame correu mal, até um colega, inglês, se queixou da maneira como as perguntas estavam formadas, do vocabulário usado. Enfim.
Afinal podia ter marcado voo mais cedo, agora tenho de esperar umas 5h!
Os 2 voos anteriores para Ams tinham sido cancelados. O meu.. Atrasa 10m. 30m. 1h. Quase 2h. Que fome! Venha lá a sandes de queijo...
Ah aterramos... Não deslizamos na neve, está tudo branquinho sim sr...
Pista do polder. Mais 15min de taxiway até a gate, o piloto diz que tem de ir mais devagar por causa do gelo. No caminho vêem-se limpa neves a trabalhar e os outros carros/máquinas a tirar gelo das asas dos aviões. Há atrasos e cancelamentos.
Pronto estacionamos na gate... Mas... não estamos a sair?
Ah, a gate está com dificuldades em ligar ao avião, que é pequeno.
Ah, afinal não funciona bem porque está gelado... boa...
O piloto anuncia que vamos sair pela escada tradicional.
Srs passageiros, cuidado porque... (está gelo e podemos escorregar?) ... a gate está posicionada e quando saírem têm de se baixar para não bater com a cabeça... (Não me posso rir senão desato a tossir). 2h depois do previsto já saí do aviao!

Bus? Nah, só daqui a 45min.
Comboio! Sim, atrasado mas a horas de o apanhar.
Já sem trams na estação central, vou apanhar táxi, tem de ser, com este frio e gelo e mala, não vou a pé...
Táxis? A fila de 50+ pessoas eu vejo, agora veículos com motorista...
Esperar pacientemente ao frio, o BB diz feels like -17. Confirmo que está frio!
Os turistas bêbedos riem, escorregam e caem no chão. Levantam-se, brincam mais um bocado, repete o ciclo.
Lá vem o táxi! Sem taxímetro... 12.5eur, que chulos... Odeio andar de táxi nesta cidade, so mesmo em dias como este... Cheguei a casa quase às 2 da manhã... irra!
Mas o dia foi difícil para todos, foi o 4° dia com maior trânsito de sempre na história da Holanda, quase 1000km de fila (eles totalizam os km de fila em todas as estradas), acidentes na estrada, comboios atrasados e cancelados, um caos generalizado.
Dia seguinte, confirma-se, Amesterdão está coberta de neve! Ontem já se patinava nos canais, Keizers e Prinsen, em certas partes. O feels like chega a -25 de manhã, as temperaturas continuam negativas esta semana. A neve é bonita de se ver mas para andar sem escorregar e manter os pés e mãos quentes... tarefa difícil!

Sem comentários: