segunda-feira, setembro 18, 2023

Factory girl


Estou muito desactualizada com restauração em Amesterdão, pós-covid, muito fechou e abriu e mudou de dono/nome.
Sugeriram o Factory Girl e consegui ir experimentar com os ex-vizinhos da casa do canal.

Muito perto do mercado Albert Cuyp mas numa rua secundária, por isso só sabendo é que se vai lá.
Espaço simples e simpático, menu interessante e actual, com muitas opções veggie e vegan.

"Filthy good shakshuka"
Three sunny-side-up eggs, pot-cooked mixed paprika, tomatoes, garlic, fresh herbs & olive oil comes w/ salad, dark sourdough bread, red roasted African paprika & hummus

"Turk's dad"
2 poached eggs, sauteed spinach w/ onions, vegan minced meat, hummus, comes w/ fresh herbs, coriander, salad, sourdough bread, dried red chilli pepper & mint-infused butter sauce
Em vez dos ovos, o meu amigo preferiu cogumelos e abacate.

"Turk's mum"
2 poached eggs, sauteed spinach w/ onions, plant-based yoghurt sauce, comes w/ fresh herbs, salad, sourdough bread,  dried red chilli pepper & mint-infused butter sauce

No caminho para a wc passava-se pela cozinha e viam-se os tabuleiros de coisas boas, nomeadamente o pãozinho de canela... teve de ser!
Servido com cobertura de "coco anjéla", molho (vegan) quentinho de baunilha de lamber a colher!
Uma maravilha para todos os sentidos!

quinta-feira, setembro 14, 2023

De Dakkas


A aproveitar ter tempo durante a semana, encontrei uma amiga e fomos ao terraço do parque de estacionamento onde fica o De Dakkas.
Não se vê nada indicado ao nível térreo nem no elevador, por isso só sabendo...

Vista bonita sobre Haarlem, um galinheiro no cantinho (e um sr estava a abraçar as galinhas... weird).

Bebi um "molina masala chai", comemos uma sopa de alcachofras com avelã muito boa e partilhámos uma omelete no forno com nori, flaguette (flat baguette), pakchoi, chalota, couve chinesa e sésamo, um toque oriental original e muito saboroso! 

Durante o fds costuma estar cheio mas continua a ser boa opção, tem muito espaço, interior e exterior.


terça-feira, setembro 05, 2023

In den Gevulde Broodmand


Num grupo de mamãs internacionais de Haarlem, conheci os compatriotas L & C, e tinhamos bebés a nascer quase à mesma altura.
Quando andei a lavar e organizar as roupinhas da miúda, achei que não ia precisar das de tamanho prematuro, por isso perguntei se alguma mamã as queria.
Quando a V nasceu, era muito pequenina e precisou das roupinhas, o C passou a buscar, foi um olá muito rápido com coração apertado.

Depois quando a F nasceu, outro bebé pequenino, lá veio o C devolver as roupinhas com outro olá cheio de pressa. Depois dos primeiros tempos atribulados, pudemos finalmente encontrar e conhecermo-nos.

Fomos ao In den Gevulde Broodmand, muito Dutch, mas vivemos cá e não somos esquisitos :)
É uma padaria e café engraçado, onde tudo o que vemos exposto é para venda, seja bolachinhas, paninhos, decoração... incluindo na wc! E com os pratos e copos/canecas todos "cada um de sua nação", coloridos e alegres.
Na altura ainda havia sopa de espargos e partilhámos várias sandochas e folhados quentinhos. Serviço simples e simpático, é o que se quer!