segunda-feira, fevereiro 17, 2020

Bartack

O bartack é um café para encontrar com as amigas para 2 ou 5 dedos de conversa e o típico chá de menta fresca...
A comida é boa, do croissant crocante, aos ovos mexidos simples com salmão ou abacate, e as pitas com pedaços de frango no churrasco ou simples com queijo. Tem muitas opções vegetarianas e o serviço é simpático.
Bom ambiente com malta descontraída e alternativa, fora do centro com poucos ou nenhuns turistas. Às vezes é o que se quer, coisa simples mas boa :D

quinta-feira, fevereiro 13, 2020

Tony's Chocoloney

Os chocolates do Tony's Chocoloney são fair trade / slave free, há uns 12 anos e têm ganho notoriedade e popularidade internacional. Têm sempre muitos sabores com alguma combinações estranhas.
O formato é original, não é uma tablete com quadrados ou rectângulos, o que também torna difícil a tarefa de partir um bocadinho... pequeno.
Há 2 lojas na cidade, no Westerpark e perto da Dam. A da Wester é a original e será menos visitada (não fui à outra). Tudo muito colorido, com merchandise e informação educativa.
Já que estava frio e cinzento (coisa rara!!), até ia com ideia de um chocolate quente...
Dá para provar os vários sabores, alguns exclusivos da loja, não disponíveis no supermercado.
A sra muito simpática abriu uma tablete nova, da parede colorida, de um sabor que não tinha na mesa, só para eu provar :D
A prova é feita em pedaços gigantes, e só provei os que queria mesmo, mas foi suficiente para uma overdose de chocolate e desistir da bebida quentinha...
Prefiro o chocolate preto com mais % de cacau, mas até o normal de leite é bom!

terça-feira, fevereiro 11, 2020

Café Selma

Um colega Dinamarquesa tinha recomendado o Selma, por o rye bread ser muito bom.
Fui almoçar com uma amiga e comi a sopa do dia (batata doce e gengibre, se não me falha a memória).
Só havia um Gravlax (Homemade organic rye bread, horseradish cream, homemade gravlax, pickled red cabbage and mustard dill sauce), por isso escolhi o Sill (Homemade organic rye bread with horseradish cream, boiled egg and Swedish pickled herring, topped with chives, red onion, dill and radish).
Confirma-se, o rye bread é muito muito bom!
Não havia cinnamon bun, uma senhora tinha lá ido e comprado todos... hã? Bolas, quando assim é, parece que aumenta a vontade de provar a coisa...
...
2a visita, outro almoço com outra amiga. Dessa vez comi o Gravlax e ela comeu o Äggröra (ovos mexidos com os toppings que se escolher).
E outra vez não havia o pãozinho de canela... mas havia o Semla, que é da época (Janeiro) e diz que tem a mesma massa... ok, eu provo! Era bom sim sra, com recheio de pasta de amêndoa (mais suave que massapão).
...
3a visita, desta vez fui de manhã e enviei email antes a pedir para reservar o dito pãozinho de canela.
Mas a sra não sabia de email nenhum... como ainda era cedo, e fazem várias fornadas, ela fez o favor de nos servir 2 (que estavam reservados para outra pessoa...) e depois quando saiu outra fornada pude levar um 3o para casa.
Finalmente! Assim fresquinho quentinho acabado de fazer... um cheirinho a bolinho e a canela... nham nham!
E ainda um waffle (Våffla hazelnut, with homemade hazelnut spread, banana and berries), para dividir. Delicioso mas demasiado para comer sozinha, ainda bem que foi partilhado!

O serviço foi sempre muito simpático e atencioso, tudo o que comi nas 3 visitas era delicioso e sempre muito bem apresentado, com bom ambiente descontraído. Um bom sítio para café ou almoço!

quinta-feira, fevereiro 06, 2020

12 anos de NL

30 Jan 2008 - 30 Jan 2020 = 12 anos!
E 12 anos depois, 3o emprego e 3a casa, a vida de expat continua interessante e nada aborrecida, em boa companhia e mantendo a curiosidade por explorar novos espaços por Amesterdão e arredores.

E 12 anos depois, coincidência feliz, 2 amigos de longa data (com mais de 30 anos de amizade) vêm visitar e estamos juntos como no dia em que me despedi no aeroporto de Lisboa :)

Como são os Holandeses? Os estereótipos dizem que... por exemplo...
- 5 regras "não oficiais" da sociedade holandesa, aqui
- poupar nos saquinhos de chá... aqui
Confirmo!

E os Portugueses? Também há conclusões...
- 5 hábitos tugas, aqui
de facto... muita comida e mais comida...
- 15 hábitos que se apanham se vivermos em Portugal, aqui
não reconhecia o atraso admitido dos Portugueses, mas parece que sim...
muito tempo à mesa, a comer e a falar sobre comida...
muitos beijinhos a toda a gente, quem se encontra na rua, pessoas que acabamos de conhecer, até aos médicos...

Quem regressa a Portugal estranha certos hábitos, desespera com atrasos dos transportes, com os favorzinhos e as cunhas, e sente falta de algumas coisas que por aqui há muita fartura, por exemplo ingredientes variados de outras cozinhas, ou até do aquecimento central :)
Não fazia mal ter mais sol por cá, ou mais calor, mas em nenhum sítio tudo é perfeito e adaptamo-nos ao que temos e mediamos expectativas.
A vida segue por cá, feliz! :)