quinta-feira, janeiro 23, 2020

Japonês Raku

O Raku foi recomendado por uma amiga mas tinha a grande desvantagem de ser longe, acho que ninguém vai a Uithoorn passear (posso estar enganada).
E mesmo indo de carro, quase não se dá por aquilo!
Espaço pequeno com umas 6 mesas no máximo, mas mesmo a meio da semana com chuva, tinha outras pessoas e um dos srs entrou e pediu o do "costume" para ele e para a mulher.
Menu de almoço, com muita comida, tem os pickles Japoneses, taça de arroz, gyozas maravilhosas e o ramen à escolha, de base miso ou shoyu, que (infelizmente) leva sempre porquinho, mas é muito saboroso.
Muito rápido a servir, muito saboroso, muito simpáticos e todos Japoneses, diria eu que é autêntico!
Não fosse tão fora de mão, voltava mais vezes, sabe bem nestes dias frios e cinzentos... mas se fosse mais perto estava sempre cheio como o que acontece no centro de Amesterdão... não se pode ter tudo, né?...

terça-feira, janeiro 21, 2020

Radion

Não sei muito bem como se descobre o Radion se não for a passar na rua, olhar para a parede que diz "Radion" e ficar curioso para pesquisar online... numa zona pouco movimentada e com pouco mais à volta, o Radion surpreende com um espaço algo alternativo, café/ restaurante/ bar/ espaço de concertos e cultura, com jogos de tabuleiro e matraquilhos.
Num almoço simples a meio da semana, os ovos rancheiros estavam deliciosos e bem servidos. A sandocha com abacate e afins em pão de fermento (sourdough) também foi bem apreciada.
Pesquisando mais, no edifício ao lado, há uma residência de estudantes e artistas... ah, assim explica o ambiente!

quinta-feira, janeiro 16, 2020

Restaurante Johannes

Há mês e meio, por ocasião do meu aniversário, fui finalmente jantar ao Johannes, muito recomendado por uma amiga.
Menu de 5 pratos, sempre com os miminhos intermédios. Os srs eram muito rápidos a descrever os pratos, por isso devem faltar ingredientes e outros pormenores da confeção, mas fica o registado...
Amsterdam old cheese, bolacha com creme de mostarda, gel de cebolinhas
Presunto pata negra
Compota de tomate tipo boeuf, mozzarella, pinhões, creme de manjericão
Gelado de corvina, pepino, wasabi, maçã, rabanete, couve e crumble de kombu

Bacalhau, azeite, creme de alcachofra de Jerusalém, rúcula, crumble de pêra e avelã, rabanete agridoce e gel de maçã
Perdiz estufada, tempura de uvas vermelhas, cebola caramelisada, tarte de batata doce, manteiga, bitterball de peixe vermelho
Panacotta de lima, ananás e fruta calamansi
Lichias, água de rosas, gelado de framboesa, macaron guarnecido com côco e amoras

Tudo muito bem apresentado, mistura de sabores deliciosa, fresca, crocante, saborosa... apela a todos os sentidos, agrada ao paladar, enche os olhos... e a barriga!
Serviço muito profissional e simpático. Preço... médio alto, sem ser de Michelin mas melhor que alguns Michelin que já fui!


terça-feira, janeiro 07, 2020

A fechar 2019

O objectivo desportivo de 2019 era fazer um mini-triatlo, e fiz um curso de natação para treinar nadar 1km - foi bom rever algumas especificidades e aprender novas técnicas. A piscina Sloterparkbad é Olímpica, onde treina a seleção Holandesa. Tem o inconveniente de ter a água fria, bastante fria... cheguei a ir às aulas c tshirt/top para ter menos frio... mas depois tiver de cancelar a participação...
Estreei-me na neve "a sério", primeiro na Alemanha em Winterberg e depois em Itália em Siusi/ Dolomites. Gostei muito e consegui não partir nenhuma perna!
Um fds em Valência com bom passeio e bons petiscos, 3x a PT, trabalho no UK e uns dias num centerparc na Bélgica.
Cinemas, teatros, concertos (ASOT Armin van Buuren, Maroon 5), cultura e sempre muitos restaurantes :)
Juntaram-se os tachos e tupperwares, o T veio ao mundo e a vida muda...