segunda-feira, abril 15, 2019

Neve nos Alpes Italianos - Siusi

2a viagem à neve! Depois de 1 fds em Janeiro, agora foi 1 semana inteira... e é giro!
Vale Gardena, Alpes de Siusi, Itália, mas a parecer Alemanha pela 1a língua falada e menus com muito porquinho sempre presente.
De carro, foram 12h à ida e 12h30 no regresso, cansativo, mas muito mais barato que avião ou comboio e pode-se levar tudo e mais alguma coisa no carro...
Já em fim de época, tivemos sorte por mudar para época baixa e baixar o preço do passe de ski. E no entretanto as lojas estavam em saldos e comprei capacete e óculos, casaco na decathlon e as calças já tinha comprado antes.
O resto serve +- o que se tem de roupa de inverno desportiva. Aluguei skis e botas e siga!
Não pesquisei a zona antecipadamente, mas o mapa das pistas era gigante, cerca de 500km de pistas em redor das Dolomites, património mundial protegido da Unesco.
Também explorámos a zona de carro e fomos 2 dias para Plan de Gralba, onde tinha ainda mais pistas, mais pretas, e com possibilidade de ligação a outras zonas, entre elevadores e pistas cruzadas.
Dá para se perder durante o dia e só voltar a encontrar muitas horas depois, sem aborrecimento e com vistas lindíssimas de montanha, branco, silêncio, sol e céu azul, uma maravilha!
Dava para fazer 2 percursos à volta do grupo Sella, as montanhas particulares desta zona, um no sentido do relógio e contrário, um mais difícil que outro. Ainda não estou nesse nível, iria demorar demasiado tempo a percorrer, mas quem sabe noutro ano...
Tive uma aula muito útil em que fomos logo para a pista vermelha treinar... aprendi a técnica e melhorei. No último dia fiz mais vermelhas, embora sempre com cuidado e alguma lentidão, mas a gostar!
E há pistas com túneis, slalom, espaço para saltos e afins, descidas íngremes com medição da velocidade atingida, animação para todos os gostos e níveis de experiência.
2 pizzas fantásticas, uma com o azeite picante na mesa e outra cozinhada com orégãos, não sei qual é o mais tradicional mas gosto de ambas as versões! Um tiramisú no meio da montanha de chorar por mais... E experimentei os knödels, que são umas bolas tipo almôndegas, mas com queijo no meio, vegetais ou carne, bastante pesadas, comida de Inverno!
Pista vermelha, devagarinho mas se cair! :D

Sem comentários: