segunda-feira, dezembro 31, 2018

A terminar 2018


Comecei o ano em PT e dei o mergulho de ano novo nas águas amenas da Costa da Caparica. 10-15 graus não custas nada se comparar com -5 da Holanda no ano anterior...
No 1º fds fui logo a Paris com a Poppy – cultura, passeio e boas paparocas é o que se quer! Ainda em Janeiro voltei a Paris em trabalho, nunca me custa viajar.
Visitei o P e a I na Cidade (gigante mas muito interessante) do México, visitei a Poppy no Luxemburgo, adorei conhecer (e comer em) Lyon, voltei a Dublin para visitar a J e o Z (e ficar com a música do Riverdance na cabeça), voltei a Viena para visitar o T e a M (e finalmente comi a verdadeira Sachertorte), voltei a Praga com a Drei (mas o relógio estava em obras...). Várias vezes ao UK e uma a Bruxelas no novo trabalho, com um fds em Londres para mais uma visita (nunca são demais!)
Teatros, ballets, cinemas e concertos (The Killers, Liam Gallagher, 30 sec to Mars, Noel Gallagher, Kensington... também conta Riverdance?).
Mudei de emprego!
No desporto, estreei-me em algumas aulas de box, voltei a correr “a sério” e fiz a 2ª Dam2Dam de noite, a 3ª meia Maratona (no melhor tempo orgulhoso de sempre!) e a 2ª Ugly Sweater Run (com feels like -5 graus...). 2ª experiência indoor em ski mas desta vez com “PT” e muito sucesso a descer as pistas, adorei!
E vários restaurantes novos, claro... sempre! J
Daqui a nada faço 11 anos de emigra e por cá continuo, ainda a descobrir coisas novas na cidade e no país, e o mesmo em PT e em Lisboa!


Be kind, be happy!
Que 2019 tenha muitos dias bonitos, com energia e saúde!

sexta-feira, dezembro 28, 2018

Ugly Sweater Run 2018

E a última corrida do ano foi a repetição da corrida de indumentária Natalícia, onde vale tudo e ganha a imaginação, com luzes, peduricalhos, cores… para todas as idades, incluindo crianças de carrinho a dormir! Só foi chato por estarem um feels like -5, com vento, em que não apetecia tirar o casaco para correr... 
Todos alegres e malucos a correr pelo Vondel fora, os 5km fizeram-se com facilidade. O chato foi ao fim do dia começar a doer a garganta e ainda estar com tosse e tal… mas ajudaram-se as crianças e foi divertido, vale sempre a pena!

sexta-feira, dezembro 21, 2018

Londres - The Monument

Voltando atrás ao post de Londres, antes e depois dos Kew gardens, houve tempo de passeio pela cidade. Coisas de turistas... visitar o urso Paddington na estação com o mesmo nome... e passar na de Kings Cross para visitar a plataforma 9 3/4 do Harry Potter! Mais uma viagem num bus vermelho double decker e sempre com cuidado no metro... "mind de gap"!
O metro tem sempre umas mensagens giras para animar as viagens.
A cidade já estava em modo festivo natalício, sempre bonito de ver.
E fomos ao The Monument, onde tinha ido na 1a viagem a Londres, se calhar há mais de 30 anos... séc XVII, para celebrar a reconstrução da cidade depois do grande incêndio que consumiu grande parte da cidade.
São 311 degraus bem estreitos nas escadas estonteantes com pouco espaço para descansar, se for preciso. Apesar de estar um dia tipicamente cinzento, não estraga a vista maravilhosa pela cidade, sempre em mudança com novos edifícios modernos e altos.
Londres tem sempre algo para (re-)visitar!

quarta-feira, dezembro 19, 2018

Amsterdam lookout – over the edge

Prenda de anos do ano passado das amigas, demorei 1 ano até ir finalmente ao Amsterdam Lookout, experimentar o baloiço mais alto da Europa, que está no topo do edifício “Amsterdam Toren/Tower”.
Uma vez tentei no Verão e tinha fila de espera de 1.5h... no dia dos meus anos, em que estava um tempo horrível com chuva e vento, e muito cinzento, não havia ninguém :P
A vista de 360º graus da cidade é muito bonita, seria melhor com sol mas não se pode ter tudo!

Há binóculos de uso gratuito e várias placas com fotos e legendas de alguns edifícios mais conhecidos, bairros, igrejas... é sempre giro ter outra perspectiva da cidade.
O baloiço é giro, seguro e balançamos para fora do edifício, no ar, a 100m de altura. Divertido, mas também curto... oh, não podemos ir outra vez?...
Eles tiram fotos e fazem um filme, que se depois se tem de pagar, mas com o cupão que nos dão, pode-se ver em casa e enviam para o email 2 fotos em tamanho real e uns frames do filme, por isso fica-se com uma recordação gira!

segunda-feira, dezembro 17, 2018

Kew gardens - Londres

Os jardins botânicos Kew estavam na "bucket list" há muitos anos, e pensei sempre em ir na Primavera, mas acabou por ser no Outono, já com cheirinho a Natal.
Terá a planta mais velha do mundo, "cycad", trazida da África do Sul em 1775, depois de 2 anos de viagem de barco... com o maior número e diversidade de espécies... 30.000 plantas, 7 milhões no herbário, a biblioteca tem mais de 750.000 volumes e mais de 175.000 ilustrações em arquivo.
São só 132 hectares de jardim para percorrer...
O mapa ajuda a determinar um percurso e visitar as estufas, com ambientes de todo o mundo, muito verde diverso.
É muito bonito para passear, admirar e aprender mais sobre o mundo botânico.
 Azevinho verdadeiro! Há um caminho a 18m de altura para admirar ao nível das árvores, giro!
Há sempre espaços para descansar, dentro ou fora, casa de chá, pausa para almoço, ou quentinho nas estufas.
As luzes de Natal começavam nesse dia, com bilhete à parte, mas já depois de vários km percorridos, não havia muito mais energia para ficar a ver mais. Deu para ter uma ideia.

Faz-se bem de metro desde o centro e caminha-se um bocadinho na vila pictoresca.
Um dia muito bem passado!

quinta-feira, dezembro 13, 2018

Restaurante Ali Ocakbaşi

Jantar com colegas, restaurante Turco, "dos verdadeiros".
O Ali Ocakbaşi tem uma boa variedade de entradas que podemos escolher para a mesa e partilhar com os pãezinhos quentinhos.
Depois umas mini pizzas turcas saborosas. E depois partilhámos um mix de grelhados com frango, borrego, vaca...
... que vem acompanhado de bulgur e salada. Um prato vegetariano com beringela estufada e molho de tomate.
E para sobremesa o típico Künefe, que tem queijo e é estranho ao início, mas já se entranhou há uns anos depois da 1a prova. Melhor partilhado, é grande e uma "bomba"...
Comida de qualidade, serviço simpático, nota-se diferença dos outros restaurantes mais "de rua", e sendo recomendado por um colega Turco, ganha sempre mais confiança!