quinta-feira, março 27, 2014

Put!ces

Mas que raio deu na cabeça dos senhores criativos para incluirem na coleção actual (da loja Coolcat) estas camisolas? Sabem o que significa? É giro??

E há um café a relembrar o tema, à volta da igreja velha, onde há janelas/ montras com senhoras (grandes) à espera de negócio...

quarta-feira, março 26, 2014

Restaurante Sea Palace

O enorme barco chinês está atracado perto da biblioteca e estação central. Mas por ser tão típico, achei durante anos que o Sea Palace era mau, para turistas. Até que um dia fui com colegas, sugestão de um Chinês. E é bom, está cheio de Chineses, prova de autenticidade. Vale a pena!
O menu de dim sum é extenso e diferente do Oriental City. Preços semelhantes, atendimento geralmente rápido, só atrasa quando perdem o papel...

A comida vem e é logo “atacada”, as fotos não são espectaculares, é melhor ir lá e provar J

terça-feira, março 25, 2014

Museu Singer – Laren

Onde? Laren fica perto de Hilversum, faz parte das cidades “posh” da zona. Sem estação de comboio, os ricos passeiam-se nos carros caríssimos, as lojas têm bom aspecto e os restaurantes são bons.
Uma exposição de pintura interessante no museu Singer, embora pequena e com pouco de Mondriaan.
Não estando em Amesterdão ou numa cidade para turistas estrangeiros, nota-se a diferença nas legendas dos quadros. Não há tradução para Inglês... pergunta-se algum detalhe mais curioso, tenta-te perceber alguma coisa, dá para safar. As cores pastel das paredes eram giras J
Olá sr Rodin Pensador! E os Rolling Stones! 

O cartão dos museus é válido. Até 18 de Maio.

sexta-feira, março 21, 2014

Restaurante Chow

Um nome familiar, menu promissor, marcação feita!
Perguntei porque se chamava Chow, mas não é apelido dos donos, é por ser comida de fusão...
Wontons crocantes, dim sum com camarão a vapor. New style sashimi, salmão fininho, ovas de peixe e “salada verde”, muito saboroso.
Ostras com toque tailandês, muito frescas e já soltas. Pato à Pequim mas diferente do que já comi na Chinatown, segundo o meu colega Chinês, este é à moda Cantonesa. Era muito bom, embora se perca na consistência para enrolar nos crepes. Mousse de chocolate com uma consistência muito estranha, nada picante mas com um toque diferente. Gosto mais da minha, receita tuga é melhor ;) 
Um esqueleto de cobra pitão para assustar. 
Serviço simpático e jovial, comida deliciosa. Óptimo para jantar de amigas!

quarta-feira, março 19, 2014

Tln – Cidade

Uma cidade pequena e um fds deu para muitos posts... e sobram fotos aleatórias de recantos da cidade. Muito agradável para passear, edifícios catitas, ambiente pacato, muitas coisas para visitar. Mas um fds chega, incluindo compras e museus. Havia vários centros comerciais fora da zona histórica, mas o objectivo não era ver lojas que se encontram noutras cidades.
Com mais tempo daria para ir ver a torre da tv, o parque natural com os animais e vivências de época, talvez mais recantos. Mais de 25 posts para um fds de visita... Ufa, demorou mas já está!
Agora faltam os outros países vizinhos... Letónia e Lituânia, um dia.

terça-feira, março 18, 2014

Tln - Souvenirs

Há muitas lojas para turistas com a variação de preços esperada. Para além das coisas do costume, canecas, colheres, imans, postais, tshirts, há curiosidades locais a explorar. Chocolates Kalev, bombons de massapão, chama-lhe-caviar-de-supermercado, licor Vana Tallinn (obviamente muitíssimo mais barato no supermercado que nas lojas de souvenirs), roupa de lã, meias, cachecóis, luvas, barretes, casacos, palmilhas... muitos utensílios de madeira, facas de manteiga, tabuleiros, coça costas e... para que serve isto (canto superior direito)? Uma tábua que acaba em “fisga”. É para tirar as botas sem se baixar. Um pé numa ponta da tábua, encaixa o pé na “fisga” e sai a bota. Ahhh... deve ser útil.
Os preços eram no geral acessíveis, inflacionados em certas lojas, mas sem pressas encontram-se melhores opções.

segunda-feira, março 17, 2014

Tln - KGB

A sede do KGB está hoje transformada em edifícios renovados. Local de torturas e interrogatórios, opressão da antiga União Soviética aos inimigos do regime.
Pode-se fazer uma visita guiada no hotel Viru, onde todos os quartos estariam sob escuta, utensílios variados eram usados para espiar, tudo estava controlado em qualquer espaço social onde locais e estrangeiros pudessem estar.
Pergunta (óbvia?) de um turista ao guia, o que queria dizer KGB? E o sr não sabia!? O wikipedia sabe…
 A visita faz-se no andar 23, muitas fotografias, algumas histórias contadas, muitos objectos para explorar. Aqui não havia pobreza, só requinte, fartura e variedade.
Os exemplos dos microfones escondidos, câmaras nos quartos, porta-moedas deixados ao acaso para testar a honestidade dos empregados (se abrissem levavam com tinta que não saía e não dava para disfarçar).
 Outros tempos de espiões e política, guerra fria. Felizmente já passou… Ou não, agora tem outras formas mais modernas, internet, emails, grupos sociais. O big brother continua :S.

sexta-feira, março 14, 2014

Tln - Igreja do Espírito Santo

Igreja do Espírito Santo, século XIV, conhecida também pelo relógio no exterior. Interior em madeira e o púlpito mais antigo da cidade, do Renascimento.
Estava a haver missa e de repente partiram-se umas lâmpadas de candelabros. Sem alarmes, a celebração continuou.

quinta-feira, março 13, 2014

Tln – Massapão

O massapão tem origem... dizem que é por aqui.
No café mais antigo da cidade, ainda em funcionamento, Maiasmokk, há uma loja onde se podem comprar muitas figurinhas.
Mas também há o museu do massapão, que não se visitando lá dentro, dá para ter uma ideia na loja. Dá para fazer workshops, com miúdos, e depois levar (comer) o que se produziu. Dá para provar. E comprar muitos exemplos de todas as formas e feitios.
Até à data ainda não fui capaz de comer a joaninha… é tão gira e delicada! Também não a vou desperdiçar, o prazo de validade está lá impresso…

quarta-feira, março 12, 2014

Tln - Restaurante da avó

O turista quer sempre provar comida local, os guias sugeriam o Vanaema Juures, que ficava perto das panquecas e reservou-se logo para o jantar.
Rena estufada com molho de tomate e alho francês, batatas fritas e vegetais assados no forno
Filete de pato com molho cremoso de alho, bacon crocante e batatas fritas
Salada de cogumelos
Sobremesa estranha com centeio, aveia, cevada e leite azedo (?) era estranho, mas não era mau...

Maçã assada com passas, creme de baunilha e avelãs
Comida caseira, soube bem, mas havia pouco espaço depois das panquecas e chocolates...

terça-feira, março 11, 2014

Tln - Passagem de Santa Catarina

Ruela com galerias e pequenas lojas de artesanato de cada lado.

Pedras de túmulos que estavam no santuário da igreja de Santa Catarina.

segunda-feira, março 10, 2014

Tln – Torre Hellemann

Pode-se percorrer uma parte da muralha da cidade, cerca de 200m, espaço para sentar, escrever postais e apanhar um bocadinho de sol, enquanto se observam recantos das casas e edifícios vizinhos.
Já foi prisão e loja de armas, mas agora tem uma galeria de arte.

sexta-feira, março 07, 2014

Tln - Portões Viru

A entrada para a parte velha da cidade tinha uns portões, torres gémeas do séc. XIV onde outrora estariam portas da cidade, com muralhas, etc.

Logo ao lado, o mercado das flores, aberto 24h. Com velhotes a atender às 2 da manhã... mas porquê? Perguntei aos meus colegas Estónios e explicaram que as Estónias gostam muito de flores. E quando eles fazem algo menos correcto... têm a oportunidade de comprar flores no imediato e são logo desculpados... será? Coitados, com o frio de noite a vender flores, velhotes... se há quem as compre a horas estranhas... há negócio!

quinta-feira, março 06, 2014

Tln - Pierre chocolaterie

A chocolataria Pierre fica numa praceta e tinha lojas à volta mas já a fechar.

Um chocolate quente sabe sempre bem. Ainda sem fome das panquecas, provam-se dois bombons, bem bons!

quarta-feira, março 05, 2014

Tln – Ópera Nacional

A passear pela cidade, passa-se pela ópera que tem uma cancela muito original para o parque de estacionamento.

terça-feira, março 04, 2014

Tln - Praça da Liberdade

O monumento da liberdade, pilar e cruz de 26m, em honra dos que ajudaram a Estónia a ganhar a independência em 1920. Local de simbolismo nacional e orgulho cívico.
Bandeira nacional azul, preta e branca.

segunda-feira, março 03, 2014

Tln - Farmácia

A farmácia mais antiga da Europa ainda em funcionamento. Será mais antiga que 1422, de quando há registo do 3° dono.
Na parte menos funcional para atendimento ao público, estão expostos instrumentos médicos antigos, frascos e utensílios, curiosidades.