sexta-feira, março 29, 2013

Jantar surinamês

2° jantar em casa de colegas, um feito histórico encontrar colegas locais (Holandeses com ascendência do Suriname, talvez seja por isso) do trabalho fora do escritório.
Comida caseira... com 6 opções!!
No sentido dos ponteiros do relógio, temos:
- “telo”, cassava (mandioca) que é descascada, cozida e depois frita, um snack a fazer lembrar a batata, mas diferente, muito saborosa.
- “kouseband” com camarões, em português... feijão-chicote!! Um feijão verde comprido e fino, muito popular para os Surinameses, compro às vezes no mercado ou “toko”, as lojas deles.
- frango no forno, com molho “ketjap”, variedade de molho de soja.
- “dahl” de ervilhas amarelas, não encontrei tradução, no wikipedia Inglês já não aparecem as variedades todas e no Português ainda tem menos. As ervilhas são cozidas, com cebola e alho, junta-se caril e depois reduz-se a puré como quem faz puré de batata, não é na varinha mágica. É uma delícia!!!
- arroz, era basmati
- bacalhau! Pois, as minhas colegas também me pedem bacalhau de Portugal, comum no Suriname, também lá andámos nas Descobertas. Demolham menos tempo e comem-no mais salgado. Neste caso na frigideira com um tomate normal e um bocadinho concentrado, cebola e muito pouco azeite, para ficar bem seco.
Combinei em 2 pratos diferentes para experimentar e depois repeti já tudo misturado... que delícia! Já percebi quando contam que alguém faz anos que passam o dia a cozinhar e a comer... Somos povos parecidos, gostar de comer e ter gosto em cozinhar é uma maravilha!


A próxima ronda será na minha casa, tinha pensado fazer bacalhau à bras (com bacalhau e batata palha trazidos na mala de porão, pois). Mas depois disto... quantos mais pratos devo fazer para tentar impressionar as minhas colegas?...

2 comentários:

Pec disse...

Eu acho que qualquer comida típica portuguesa impressiona os teus colegas. ;)

Mafi disse...

Acho que menos de 3 pratos não os vai impressionar! :P