segunda-feira, novembro 16, 2020

Passadiços do Paiva

As férias em PT são quase sempre passadas na margem sul ou no Algarve, mas este ano fomos até ao Norte (estradas de curvas e curvas...) e finalmente visitar os Passadiços do Paiva
Tinhamos de reservar e ficamos apreensivos porque a manhã estava cheia e tínhamos de ir de tarde. E dizia que tínhamos de ir entre as 14h-17h... mas depois de lá estar percebemos que essa era a hora de entrada, não que tínhamos de cumprir o passeio até às 17h... Porque às 14h e 15h ainda estava muito calor e era muito mau estar debaixo do sol, mesmo com muito creme e chapéus, a carregar água...
Mas no final achei que foi melhor assim, porque terminámos a visita ao fim do dia, com menos calor e boa luz, em vez de terminar na torreira do meio-dia...
E foi difícil estacionar porque o parque estava cheio e não há muitas opções à volta...
Fizémos o percurso dito mais fácil, entrando no Areinho e terminando em Espiunca. E até pensávamos que não era preciso ter reservado e pago porque não havia controlo, mas depois da fase inicial de muito subir escadas e colinas, houve controlo com termómetro e uso de máscara obrigatório.

É um percurso exigente, não é algo que se faça a cantarolar e sem momentos de descanso... mas a paisagem é fenomenal, muito bonita, que vale a pena apreciar com tempo - enquanto se descansa e bebe água. E há praias fluviais para refrescar, cascatas, "rápidos", riachos, pontes para apreciar.


Achei que tinha tirado mais fotos, mas depois... vamos andando e tentando encontrar os marcos dos km, para ver se "falta muito"... entre começar e terminar, são pelo menos 10km... no fim descansámos no café/parque de merendas ao lado da saída, mesmo já a fechar, enquanto os condutores foram buscar os carros ao início do percurso.

Não sei quem teve a ideia de construir e imagino o quão difícil foi em certos sítios de difícil acesso, mas ;e maravilhoso e gostava de voltar a fazer, talvez do percurso inverso para ser diferente... não adoro as curvas das estradas do Norte, mas a comida é muito boa, claro :)

segunda-feira, novembro 09, 2020

Praia no Douro - Areal de Espadanedo


Nas férias de Verão, deu para estar no sul e ir ao Norte, bastante desconhecido. Na margem sul do Douro, distrito de Viseu, entre curvas e contracurvas, a paisagem é muito bonita. Descobrimos a praia fluvial de Espadanedo, perto de  Tarouquela. Famílias inteiras em modo piquenique, lancheiras, pratos e tachos, nessa altura a jogar às cartas e a descansar à sombra. Ou grupos de amigos com música e a trocar bolas... Areia com pedras e vegetação "picante", água fresca com alguma algas, mas muito agradável, e limpinha. Deve dar para ver barcos de cruzeiro a passar de vez em quando... bonito!

segunda-feira, novembro 02, 2020

Praias de Lagos

Nunca o blog esteve tanto tempo parado... mais tempo em casa, menos visitas, férias, eventos... mas estive em modo de estudo durante 3 meses, incluindo período de férias e fins de semana. Exame passado, momentos de felicidade por não ter de estudar... dá-se sempre mais valor ao tempo livre quando não o podemos usufruir!

Depois de voos cancelados, vouchers sem efeito, dinheiro perdido, ainda deu para ir a PT nas férias de Verão, para um bocadinho de calor, cheirinho de praia e petiscos com a família. Nunca dá para tudo e passa sempre tudo a correr, mas valeu pela mudança de paisagem de estar sempre em casa, ver céu azul e, claro, a companhia da família!

Uma semana no Algarve, na zona de Lagos, fizémos o passeio a pé junto às praias, em cima das rochas. Um dia haveremos de fazer o passeio de barco pelas grutas, mas é algo de que falamos há uns 5 anos e ainda não foi desta...

Começa-se pela praia do Pinhão e Baía dos Segredos 
São praia pequeninas que enchem rapidamente e dependem muito da maré para ter areia ou rochas, e a sombra ao fim da tarde também afecta bastante, mas são muito bonitas!
Uma parte do caminho estava fechada, embora houvesse quem se aventurasse, fomos pela estrada e voltámos junto à praia da D. Ana, Praia do Camilo e depois há o "buraco", que dá um bocadinho de receio/ medo, mas com cuidado dá para olhar e evitar acidentes.

Pode-se seguir para a Ponta da Piedade, que é sempre um sítio bonito para ver o pôr do sol ao fim do dia...