segunda-feira, outubro 29, 2012

Foodware

É muito raro comprar comida feita para comer em casa, ou congelados pré-feitos para o micro-ondas. Mas nem sempre há vontade de cozinhar e é melhor ir descobrir sítios novos!
Já tinha passado à porta deste Foodware mas nunca tinha experimentado.
Pessoal simpático e jovem, bem disposto e... estranhamente despachado!
Pode-se levar para fora ou comer lá. Várias opções de carne, peixe e vegetariano, mais acompanhamentos fora do comum com muita variedade de legumes.
Dividimos bulgur e lentilhas, mais feijão verde ou legumes da época no forno. Almôndegas gigantescas de carne e muitos condimentos frescos. Um estufado de carne para aquecer a alma em dias frios. Muito bom! E com preços muito acessíveis, sem ser de "restaurante" de Amesterdão.

ps1: Sábado esteve -1, com a mudança da hora está escuro muito cedo, hoje choveu o dia todo. Bem vindo Inverno! Ah, ainda é Outono porque algumas árvores ainda têm folhas amarelas, pois.

ps2: Não tenho tido tempo de seleccionar fotos de entre as dezenas que tenho para preparar posts. Hão-de chegar!

quarta-feira, outubro 17, 2012

Uma tarde de golf

 Num evento do trabalho, decidiram levar-nos a um clube de golf. Os chefes gostam...
 Já tinha experimentado antes, mas confirmei que o jeito e o gosto não aumentaram...
 Há muitos tacos, muitas "manobras", requer treino... Quando se acerta com os movimentos (quase) certos, até é giro a bola ir longe... Mas a maioria das vezes não sai bem e começam as doer as mãos e até partes do braço :P
Os meus sapatos de "futebol com pitons" não eram os mais adequados para este piso... ups!
E estava frio, muito vento. Tivémos sorte que parou de chover antes de começarmos, embora só tenham aberto algumas partes porque estávamos lá, as condições não eram as melhores.
Quando fizémos um mini-torneio, até fiz algumas bolas boas, perto da bandeirinha/ buraco. Só mandei 2 para o lago... mas não acertei em nenhum pato!

quinta-feira, outubro 11, 2012

Café Flinders

Sai mais um groupon para descobrir sítios novos!

O Flinders é um sítio descontraído para pequenos almoços de fds, para encontrar amigos, beber um chá ou o que apetecer.
Cheio de bom aspecto, ou não fosse decorado com objectos de design, o perigoso é que se gosta das cadeiras, das lâmpadas, das almofadas e depois... 66eur uma almofada? L
Tem bebidas alternativas, biológicas. O menu é interessante, apesar de ser mais café que restaurante, convida a experimentar coisas novas.
O fraldário tem fraldas à disposição, têm leite de bebé, e menu para bebés...
Comemos um hamburger (tem de se realçar que é daqueles com carne picada verdadeira, coisa difícil de encontrar aqui) com umas batatas óptimas, pão torrado (sem ser o típido do hamburger) e muita salada.
Delicioso!

terça-feira, outubro 09, 2012

Pizzeria Mangiancora

Pizza Napolitana no Mangiancora, com a simpatia dos srs Italianos, cujo sotaque não dá margem para engano.

Não entregam em casa, mas dá para levar. Tem poucas mesas lá dentro, o espaço é pequeno, mas também é loja, vendem produtos Italianos.
O forno a lenha faz toda a diferença, mais a massa e os ingredientes frescos. E, como me lembro, depois de a tirar do forno, o sr deita um fio de azeite. Cada vez que faço isso ficam a olhar para mim como se fosse uma coisa rara, mas é assim que eles fazem!
Não consegui comer toda, mas mesmo no dia seguinte aquecida em micro-ondas, mais houvesse e mais comia!

Lasanha para o almoço do dia seguinte? Com certeza, quer caixa grande ou pequena? Era também muito boa, aquele molho de tomate é de lamber os talheres e raspar o prato!

sexta-feira, outubro 05, 2012

Torre da Westerkerk p2

As vistas! Chegamos ao patamar da varanda, onde a vista é espectacular. Talvez melhor num dia de sol mas já não estar a chover era suficientemente bom!
Vista “0h”, traseiras da igreja, estação central.
video
Filme!
Vista “9h e 7h”, Prinsen, igreja Noorder ao fundo e bairro Jordaan
video
Filme!

Vista “3h”, a minha casinha lá ao fundo. Pormenor da torre com o símbolo da cidade.
video
Filme!
Estive lá! Engraçado que os edifícios têm as fachadas +- lado a lado a contornar a rua e depois… as casas são todas na diagonal! Estranho! Entra-se e a casa está toda virada à esquerda??
video
Filme!

Um dia em que seja 3f pela hora do almoço e esteja na cidade… quero ouvir a música dos sinos! É a paragem semanal do modo automático, e parece que o sr Boudewijn toca a música que lhe apetecer, que pode ser da lady Gaga… E melhor, se o contactarmos é possível que nos leve até lá acima com ele junto ao carrilhão!
Adorei a visita! Falta agora ver o interior, noutro dia...
(Descer já não foi pêra doce, depois das 1as escadas, achei que era melhor descer de costas. Ao que a guia disse, "eu estava a estranhar, mas estavas a safar-te bem!" Medo!)

quarta-feira, outubro 03, 2012

Torre da Westerkerk p1

Numa 2f, vinha do trabalho por um caminho diferente e passei em frente à igreja Wester, estava aberta. Pensei, é desta que vou ver!
A igreja estava fechada, mas a torre estava aberta e uns turistas iam subir daí a 15mins… também posso? Claro! (7eur) (Desde o séc XVIII que as torres são separadas das igrejas, gestão diferente...)
Escadas íngremes? Check! E muito apertadinhas? Check! Não aconselho a quem possa ter medo de espaços fechados, escuros e apertados…
Não decorei tudo o que a senhora disse, uma simpatia e muito informada. Mas temos sinos originais e órgão original. E com um martelito podíamos tocar nestes sinos e fazê-los soar…
Mega martelo, órgão antiquíssimo, escadinhas que o senhor subia para ver quando a missa já tinha cabado e ia tocar o sino… nos tempos idos em que era manual!
Madeira de… (não me lembro) para absorver a vibração. Felizmente este sino não tocou ou saía de lá surda!
A Anne Frank sabia as horas pelos sinos desta igreja, lembro-me quando a vi pela 1a vez e me lembrei imediatamente dela, tinha lido o diário e o livro dos últimos sete meses há pouco tempo, na altura.

segunda-feira, outubro 01, 2012

Prova de vinhos em Haia

O T. organiza provas de vinho em Haia, gratuitas! Várias amostras de vinho Português, em boa companhia, com novos conhecimentos entre Tugas.

Começámos com um Cabriz Encruzado, Dão, branco.
Depois um Casa de Santar reserva, Dão, branco.
O branco que gostei mais (e comprei), Herdade do Esporão, branco Verdelho. Alentejanos e Esporão costuma ser uma combinação certeira!
Entre cada vinho podíamos beber água, petiscar salgadinhos, conversar e comentar.

Mudámos para os tintos, Frei João, Bairrada.
Montes Claros, reserva, Borba Alentejo (outra compra).
Esteva, casa Ferreirinha, conhecia de se beber lá em casa, mas esqueci-me de tirar a foto com o copo, por isso não se lhe vê a cor J
Quinta do Valado, Douro (3ª compra). 
Para “sobremesa”, um Porto Vintage, Quinta do Crasto… que maravilha de Porto! Adorei! Mas era caro… e contive-me… Prenda de anos, anyone? J
As provas vão continuar, irei repetir, mas é pena não serem em Amesterdão!
Encomendas aqui!
Ah e vi pela 1ª vez a nossa embaixada!