terça-feira, maio 31, 2011

Alegria no canal

A chegar a casa, há animação no canal...

video
Num dia cinzento de chuva, nada como o sr do barquinho com música para alegrar quem passa. Já não foi a 1ª vez que o ouvi, a música anterior era da banda sonora do Amélie.
De notar os patinhos… seguiam o barco do sr… depois correram para os outros e distraíram-se…

segunda-feira, maio 30, 2011

The Apprentice


Nunca vi a versao americana no Apprentice, mas sou fa da versao inglesa na BBC.
(Odeio escrever sem acentos!)
Achei que "quando fosse grande" iria querer fazer um MBA, mas nao me entusiasma nesta altura, nao quero ter o meu negocio ou empresa, falta o espirito empreendedor ou enterpreneur.
E' muito giro ver as equipas a organizarem-se (ou a tentar) para cumprir as tarefas semanais, surgem os inevitaveis conflitos de ideias, as faltas de comunicacao e aqueles que preferem ir avante com as suas ideias pessoais que nao foram acordadas em grupo. Todos tem backgrounds muito diferentes, mas todos profissionais, uns com negocio proprio, outros com especialidade de area de negocio. Da equipa que perde, ha' sempre um que e' "despedido".
Os episodios sao giros, os dialogos sao inteligentes e veem-se alguns "tipos" de colegas que encontramos no escritorio ou em empresas de consultores/fornecedores.
Depois da BBC1, muda-se para a BBC2 e ha' um talk-show pequeno com o despedido da semana, e' hilariante, com as imagens e opinioes em volta do desempenho do concorrente. Voltei a estar atenta 'a TV com horario fixo, coisa estranha.

Da ultima visita a Londres vi o livro de Sir/Lorde Alan Sugar na Waterstones, acabei ontem as 600 paginas de auto-biografia. Gostei de ler, menos a parte do futebol, mas com aspectos interessantes do crescimento como empresario, negocios nacionais e internacionais, da politicas envolvidas, das noticias dos media, que em Inglaterra sao muito sensacionalistas.

Ha' quem ache estranho que goste da serie, que tenha comprado o livro, e perguntam se quero ter o negocio ou se gostava de concorrer. Nao! Da mesma maneira que vibro com o MasterChef, tambem da BBC, nao aspiro ser cozinheira de estrela Michelin! Mas gosto de ver, tirar ideias, comparar com experiencias pessoais e aprender alguma coisa.

sexta-feira, maio 27, 2011

Bistrot Neuf


A ocasião era especial e o jantar era só de meninas, fomos ao Bistrot Neuf.

Mega mariscada com tudo e mais alguma coisa… A lagosta era muito tenra, os mexilhões sabiam estranhamente a anis. Tentei e insisti mas tive de desistir passadas muitas dezenas de camarões, já não cabia mais!

Tamboril com espargos, o legume da época, para as meninas em dieta.

Errr… um bocadinho de sobremesa cabe sempre… crème brûlée e algo de frutos vermelhos.

Claro que não ficou barato, mas o marisco era fresco e em grande quantidade, o ambiente era o adequado e o serviço… surpreendentemente positivo! Atenciosos, simpáticos e eficientes!

quinta-feira, maio 26, 2011

WPP 2011


A exposição que gosto de visitar todos os anos, infelizmente para ficar triste e deprimida… ano após ano, imagens incríveis captadas por quem estava lá no momento.

Não pode ser fácil fotografar a destruição, morte, violência, catástrofes etc sem ficar perturbado, para não falar dos perigos que também enfrentam.

Imagens chocantes, cruas, a realidade é muito diversificada e dura de se entender. Coloca sempre muitas questões do antes e depois da foto, o que acontece, como foram parar ali naquela situação e como se continua com o dia-a-dia?

quarta-feira, maio 25, 2011

Philips goLITE BLU


Aqui há “winter blues”, no Inverno há falta de sol, muitas nuvens e pouca luz. Para quem está habituado a mais energia solar, como em Portugal, faz muita falta e tem consequências…
Felizmente ainda estamos na fase crescente e os dias estão a ficar maiores, mas não é uma compra que “passe de prazo”, a "luz maravilha" vai ficar guardada até ser precisa.
Ainda na semana passada houve 4 dias sem ver o sol e tudo se torna mais cinzento, para além do céu.
Obg D. por trabalhares na Philips e permitires aos tugas comprar a preço interno, mega desconto!

terça-feira, maio 24, 2011

Art Amsterdam


A exposição de arte na RAI reune galerias e artistas individuais, com presença nacional e internacional.

Trabalho curioso, com outras variantes menos regulares. Molas da roupa! Também havia com cordéis enrolados em formas curiosas, mas o sr não deixou fotografar.


Esculturas beijoqueiras, elegante, bonito e romântico!


Recorte de um único bocado de papel... não sei como se faz, não é fácil, mas o efeito final é giro.


Como eu gosto de cores e riscas...
Muitas obras dão inspiração, vontade de criar, recriar...
Outras eram mesmo muito estranhas, a imaginação tem resultados por vezes muito difíceis de aceitar como “arte”. Havia cada coisa... não merecia fotografia nem descrição, desvairos artísticos...
E os preços? Vimos “coisas” a custar 80.000eur!!!

segunda-feira, maio 23, 2011

Barcos Ottenhome


Mais um arranjo do Groupon, passeio de barco à vela na Ottenhome.

Nenhum dos 8 tinha experiência séria em velejar... não conta ter andado a aprender nos Optimists quando tinha 9 anos, na Cova do Vapor... até ser picada pelo peixe aranha e nunca mais fui :P



Estando muito vento nesse dia, o sr desaconselhou que fossemos avante... ou a experiência iria ser tão má que nunca mais iríamos querer velejar...



Tirámos os coletes e alugámos um barco a motor e fomos dar uma volta... Ficou barato e é bom passear, mas estava frio e até choveu...



Tínhamos um mapa da zona, cc até era fácil perder... há bons locais para parar e fazer BBQ, com relva e mesas.



Vaquinhas, patinhos da Primavera!


sexta-feira, maio 20, 2011

Restaurante Aphrodite


Pela 3ª vez vim ao Aphrodite, restaurante grego numa das ruas de restaurantes em Leidseplein (Lange Leidsedwarsstraat 91). Geralmente são muito turísticos, com os srs à porta a angariar clientes. Este fica quase no fim da rua e é calmo, a sra é a dona e é uma simpatia, atenciosa e dedicada.

Nas paredes está o dizer “you are what you eat”, em Dutch.


Reserva para 5, acabámos por ser 7. Entradas mistas, daria para 4 (aqui é uma dose para 2), ainda sobrou. Não falta o tzaziki, azeitonas, queijo feta, embrulhados de folha de videira com carne picada lá dentro, pastas com beringela e outros ingredientes de sabor mediterrânico de lamber os dedos.


Prato principal misto, grelhados de carnes marinadas, borrego, frango, vitela... batatas fritas temperadas, salada e bulgur com molho de tomate. Dose para 4, ainda sobrou...


A comida é uma maravilha e em quantidade, por isso fica barato se for um grupo grande, mesmo com esfomeados!


O bolinho de chocolate guloso, o “baclava” e o iogurte grego (muito espesso) com mel e nozes.


Sai-se de lá a rebolar com o estômago e paladar felizes :)

quinta-feira, maio 19, 2011

Tot ziens Australian


É com muita pena que assistimos ao fim da cadeia de gelados e chocolates Australian
Quando a loja da Leidseplein fechou, foi o choque inicial. Então mas… e os gelados? E os waffels??? Estava sempre cheia de gente!
Depois foi a loja de Koningsplein… mau Maria!
No Domingo entrei na última resistente, na Spui e perguntei. Por acaso estávamos com um mega copo de gelado Frozz na mão, culpa do desconto Groupon… Concorrência… mas o produto é diferente, este é iogurte gelado com frutas ou toppings, o da Australian era genuíno e bem bom!
Pois, esta loja também vai fechar… o conceito mudou, há outras marcas…
Oh… :(

quarta-feira, maio 18, 2011

Cabeleireiro - Salon B


Numa compra na Etos recebi um voucher de cabeleireiro. Deixei marinar até que precisava de cortar e fui investigar. Dava direito a 20eur de desconto no Salon B, o “primo” dos Graduates, onde fui antes.
Piso de entrada, fiquei no "bar" até chegar a minha cabeleireira. Mini consulta, ah e tal vamos cortar assim e assado.
Agora vamos lá abaixo lavar. Ah, isto tem cave. Lavar o cabelo naquelas cadeiras desconfortáveis? Nah... deitada em cadeira almofadada anatómica!
Agora vamos lá acima cortar. Ah, isto também tem 1º andar!
Simpática, gostei, mas é um bocadinho caro. Não me posso queixar, tenho tido vários descontos e cortes de cabelo gratuitos nesta cidade :)

terça-feira, maio 17, 2011

Restaurante Tokyo


No Restaurante Tokyo funciona o "all you can eat sushi"… e eu estava cheia de fome! Pelos vistos as regras mudaram, parece que antes só se podiam encomendar 5 pratos de cada vez e só novo pedido depois de se comer tudo.

Pudémos escolher à vontade, fomos comendo e pedindo mais. E mais uma rodada. E porque não este e aquele?


Tem a vantagem de não ter de se pedir muitos do mesmo, ou seja, pode-se experimentar um de cada.


É bom, come-se bem, o serviço é rápido e fica-se de barriga cheia de sushi…
Os gelados também são bons!

segunda-feira, maio 16, 2011

Culinária Holandesa

Como presente de despedida da outra empresa recebi, entre outros items, um livro de culinária Holandesa e um guia-dicionário de comida. Em 3 anos eles perceberam que gosto de comer e cozinhar…

O vocabulário básico dos alimentos é fácil, mas não estava tão familiarizada com alguns ingredientes em inglês, quanto mais conseguir decifrar/pedir/explicar alguns legumes ou peixe no mercado em Holandês.
Kervel/Chervil… quem? Poon/Red gurnard, pela foto acho que é salmonete…
E as partes da vaca ou borrego para pedir no talho?
E a diferença entre o peixe Griet/Brill e o Tarbot/Turbot? Pelo livro o desenho parece muito semelhante, da família do Linguado e da Solha. Mas um é Scophthalmus rhombus e o outro é Scophthalmus maximus. Pois…

Agora tenho de experimentar algumas receitas… a culinária deles não é de todo famosa, mas tem algumas coisas, claro.
Acredito que muitos Holandeses nunca se tenham aventurado nestas receitas, que eles é mais abrir o pacote do supermercado e juntar os ingredientes. Um ex-colega de mais de 50 anos nunca fritou batatas sem ser pré-congeladas nem as sabe fazer… então, descascas as batatas, cortas aos palitos e fritas… ahhhhh… pois… isso dá muito trabalho! Ui... grande ciência, hein?

quinta-feira, maio 12, 2011

Pathé Unlimited


Gosto muito de cinema, mas pagar 10eur ou 11.5 por sessão custa… e cada vez mais são 3D e temos de pagar os óculos e taxa extra…
Finalmente rendi-me e fiz o cartão do cinema, são 18eur mensais e posso ir quantas vezes quiser. A partir de 2 visitas já compensa. Assim posso ver as rom-com, animações e filmes mais atractivos logo que estreiem.

E guardámos os óculos 3D para as próximas sessões, que finalmente são confortáveis e até quase fashion, ao estilo geek…
Estes eram para o dia da Rainha, de um lado laranja, do outro com as cores nacionais.

O filme Rio está muito bom, muito rico em pormenores da cidade e personagens, até dá vontade de lá ir no Carnaval!

quarta-feira, maio 11, 2011

Restaurante Iraniano


Vamos jantar fora? Qual? Este, está fechado, vamos ver do outro lado da rua... Iraniano? Bora...

Pedimos só tapas, já que a opção era grande e apelativa.
Abbasi Daarbaand Special: egg plant, paprika, minced-meat, cheese and Irian herbs
Albondiga: flavoured meatballs with onion and tomato sauce
Patates: spiced fried potato dices
Samoesa Daarband Special: minced-meat, patato, leek, parsley and Iranian herbs, each


Dolma’s: stuffed wine leaves (vegetarian)
Mini Chenjeh Daarbaand: lamb, paprika and Iranian herbs
Filled Kofte Berengi: beef of lamb, basmatirice, Iranian herbs, egg, love berries, raisin and walnuts


Fried gamba’s in hot garlic oil (4 pieces)
Iranian grilled flavoured minced lamb (koebide) : with bread



De sobremesa...
Iranian baghlava, three pieces (menos doce e oleosa que a turca, melhor assim!)
Iranian ice-cream with a touch of saffron and pistachio
Maglut (Iranian Ice-cream and Valude) (não sei o que é o Valude, mas parecia aletria, os gelados eram iguais entre si.

Gostámos muito, para a próxima experimentamos pratos do menu, tinham bom aspecto nas mesas vizinhas!

terça-feira, maio 10, 2011

Outlet Batavia


Há outlet aqui perto? Quero ir ao Batavia!
A S. tem carro e alinhou no dia de compras. Mas também dá para ir de comboio e apanhar autocarro, segundo o site.

O espaço é muito agradável (a lembrar o Campera) e tem muitas lojas por onde escolher, não só de roupa mas também artigos de decoração, cozinha, desporto, calçado, perfumaria…
Antes do almoço já estávamos cheias de sacos… incluindo frigideiras e até prendas de Natal!


Fomos ao carro libertar as mãos e, depois de um peixinho no La Place… perdemos o “mojo”!

Vimos practicamente as lojas todas, mas às tantas já só nos ríamos com alguns disparates que se encontram à venda, 5eur? Nem que fosse oferecido!
Vale a pena para um passeio e aproveitar oportunidades, os descontos variam mas a oferta é grande.

segunda-feira, maio 09, 2011

Restaurante Stork


A S. tinha a referência do restaurante Stork para comer peixe.

Ao estilo “Docas” de Lisboa, do outro lado do rio, Amesterdão Norte, em espaço de ex-armazém.


Ena, a carta tem vinho Português, queremos este, claro! Com nome estranho… “Vinho Verde 2009 Air casa di mouraz”, mas afinal era ALR, António Lopes Ribeiro. E azeite para molhar o pão de entrada.


KROKANT GEBAKKEN COQUILLES, gewikkeld in pancetta – doperwtencreme – kruidensalade (adoro vieiras).
PLATEAU FRUITS DE MER, halve kreeft – oesters – kokkels – gamba's – coquilles – scheermesjes E a entrada do dia com atum braseado.


Prato do dia com salmão
GEBAKKEN TARBOT OF GRIET, met Hollandaise saus – spinazie – krieltjes (peixe enorme, fresco, muito saboroso)
HEILBOT FILET, asperges – beurre blanc – amandin aardappel


A sobremesa do dia tinha uma tarte de ruibarbo com outros ingredientes e um gelado… com um sabor muito particular… bem disse a S. que lhe sabia a cerveja… gelado de cerveja branca??? Não foi consensual, só uma rapariga dos 8 da mesa é que gostou e comeu das doses dos outros!

O serviço é à Holandesa, demorado, meio caótico e sem grande qualidade. As raparigas até eram simpáticas, o sr do bar era português e deu-nos “minuins” enquanto esperávamos por mesa, porque esqueceram-se da actualização do número de convivas e não havia espaço para nós…
O peixe e marisco eram frescos e estavam bem confecionados, sai mais caro que o normal de Amesterdão mas sabe bem comer bem!